SOMA: um exemplo de associativismo há um ano
Por Lu Sales
Fonte: SOMA
Postado em 02 de setembro de 2008
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O SOMA - Sociedade Organizada pela Música Alternativa - é um movimento cultural criado em julho de 2007, tendo como principais bandeiras o profissionalismo da chamada cena independente, a luta contra o jabá (especialmente o 'pagar para tocar'), a divulgação mútua entre os artistas e a união do cenário.
O Movimento sugere uma ação única, ao invés da fragmentação vigente, onde há várias propostas isoladas.
Entre os parceiros do SOMA estão músicos, produtores, atores, poetas e selos musicais, além do Circo Voador, onde são realizadas as reuniões do Movimento, que ocorrem quinzenalmente.
As reuniões e encontros são sempre feitos em forma de debates, sendo o objetivo maior a conscientização das pessoas envolvidas e profissionais do meio, a fim de procurar soluções que visem a auto-valorização e a defesa dos interesses da Cultura Alternativa.
O SOMA é aberto a todas as pessoas do Brasil e exterior que apoiarem os princípios que seguem aqueles envolvidos com o Movimento; as reuniões são sempre abertas ao público.
Como ações somadoras temos o zine 'Independente de Nós', que é impresso mensalmente e distribuído gratuitamente, o Arte na Rua, evento produzido periodicamente em praças e locais públicos, e a coletânea SOMA Apresenta, feita com bandas e artistas parceiros do Movimento, além de outras a serem implantadas.
O Movimento quer chamar atenção para a proteção e valorização da Cultura Alternativa Desvinculada, ou seja, aquela que não está pré-vinculada ao grande capital. É a produção cultural que se auto-gere.
Queremos mostrar que a produção desvinculada é possível e está ao nosso alcance, que há público, artistas e produtores engajados e interessados. Temos consciência da importância da atividade cultural para a formação do cidadão.
O SOMA aposta na Cultura como agente diminuidor da violência e que a sua ausência pode gerar atos violentos. Por isto é fundamental levar as diversas formas de Cultura ao alcance do povo; daí a importância de se fazer eventos gratuitos em praças e locais públicos.
O Arte na Rua é a tentativa das pessoas envolvidas com o SOMA de dar a sua contribuição social, promovendo a Cultura ao acesso de todos.
Não basta somente o Estado apertar a segurança pública e promover ações para reintegração da sociedade, é preciso que cada um se sinta parte do mesmo todo.
VAMOS SOMAR!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Malvada anuncia Cyz Mendes como nova vocalista
O grande defeito de Jimmy Page, segundo o saudoso Prince
A banda que Humberto Gessinger tinha pena mas acabou fazendo mais sucesso que o Engenheiros
Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os tempos


Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"
Robert Plant: "Quase saí do Led quando meu filho morreu"
O que significa "havia alguma coisa errada com o rei" no clássico "Rádio Pirata" do RPM?
Emo: gênero que todos amam odiar sem conhecer absolutamente nada
Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admira



