SOMA: um exemplo de associativismo há um ano
Por Lu Sales
Fonte: SOMA
Postado em 02 de setembro de 2008
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O SOMA - Sociedade Organizada pela Música Alternativa - é um movimento cultural criado em julho de 2007, tendo como principais bandeiras o profissionalismo da chamada cena independente, a luta contra o jabá (especialmente o 'pagar para tocar'), a divulgação mútua entre os artistas e a união do cenário.
O Movimento sugere uma ação única, ao invés da fragmentação vigente, onde há várias propostas isoladas.
Entre os parceiros do SOMA estão músicos, produtores, atores, poetas e selos musicais, além do Circo Voador, onde são realizadas as reuniões do Movimento, que ocorrem quinzenalmente.
As reuniões e encontros são sempre feitos em forma de debates, sendo o objetivo maior a conscientização das pessoas envolvidas e profissionais do meio, a fim de procurar soluções que visem a auto-valorização e a defesa dos interesses da Cultura Alternativa.
O SOMA é aberto a todas as pessoas do Brasil e exterior que apoiarem os princípios que seguem aqueles envolvidos com o Movimento; as reuniões são sempre abertas ao público.
Como ações somadoras temos o zine 'Independente de Nós', que é impresso mensalmente e distribuído gratuitamente, o Arte na Rua, evento produzido periodicamente em praças e locais públicos, e a coletânea SOMA Apresenta, feita com bandas e artistas parceiros do Movimento, além de outras a serem implantadas.
O Movimento quer chamar atenção para a proteção e valorização da Cultura Alternativa Desvinculada, ou seja, aquela que não está pré-vinculada ao grande capital. É a produção cultural que se auto-gere.
Queremos mostrar que a produção desvinculada é possível e está ao nosso alcance, que há público, artistas e produtores engajados e interessados. Temos consciência da importância da atividade cultural para a formação do cidadão.
O SOMA aposta na Cultura como agente diminuidor da violência e que a sua ausência pode gerar atos violentos. Por isto é fundamental levar as diversas formas de Cultura ao alcance do povo; daí a importância de se fazer eventos gratuitos em praças e locais públicos.
O Arte na Rua é a tentativa das pessoas envolvidas com o SOMA de dar a sua contribuição social, promovendo a Cultura ao acesso de todos.
Não basta somente o Estado apertar a segurança pública e promover ações para reintegração da sociedade, é preciso que cada um se sinta parte do mesmo todo.
VAMOS SOMAR!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps