SOMA: um exemplo de associativismo há um ano
Por Lu Sales
Fonte: SOMA
Postado em 02 de setembro de 2008
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O SOMA - Sociedade Organizada pela Música Alternativa - é um movimento cultural criado em julho de 2007, tendo como principais bandeiras o profissionalismo da chamada cena independente, a luta contra o jabá (especialmente o 'pagar para tocar'), a divulgação mútua entre os artistas e a união do cenário.
O Movimento sugere uma ação única, ao invés da fragmentação vigente, onde há várias propostas isoladas.
Entre os parceiros do SOMA estão músicos, produtores, atores, poetas e selos musicais, além do Circo Voador, onde são realizadas as reuniões do Movimento, que ocorrem quinzenalmente.
As reuniões e encontros são sempre feitos em forma de debates, sendo o objetivo maior a conscientização das pessoas envolvidas e profissionais do meio, a fim de procurar soluções que visem a auto-valorização e a defesa dos interesses da Cultura Alternativa.
O SOMA é aberto a todas as pessoas do Brasil e exterior que apoiarem os princípios que seguem aqueles envolvidos com o Movimento; as reuniões são sempre abertas ao público.
Como ações somadoras temos o zine 'Independente de Nós', que é impresso mensalmente e distribuído gratuitamente, o Arte na Rua, evento produzido periodicamente em praças e locais públicos, e a coletânea SOMA Apresenta, feita com bandas e artistas parceiros do Movimento, além de outras a serem implantadas.
O Movimento quer chamar atenção para a proteção e valorização da Cultura Alternativa Desvinculada, ou seja, aquela que não está pré-vinculada ao grande capital. É a produção cultural que se auto-gere.
Queremos mostrar que a produção desvinculada é possível e está ao nosso alcance, que há público, artistas e produtores engajados e interessados. Temos consciência da importância da atividade cultural para a formação do cidadão.
O SOMA aposta na Cultura como agente diminuidor da violência e que a sua ausência pode gerar atos violentos. Por isto é fundamental levar as diversas formas de Cultura ao alcance do povo; daí a importância de se fazer eventos gratuitos em praças e locais públicos.
O Arte na Rua é a tentativa das pessoas envolvidas com o SOMA de dar a sua contribuição social, promovendo a Cultura ao acesso de todos.
Não basta somente o Estado apertar a segurança pública e promover ações para reintegração da sociedade, é preciso que cada um se sinta parte do mesmo todo.
VAMOS SOMAR!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci
O cantor famoso que ia entrar no Barão antes do Cazuza, mas achou que eles tocavam muito alto
Max Cavalera e o conselho dado por Ozzy Osbourne: "ambos nos sentimos traídos"
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden


Kiko Loureiro: Afastamento do Angra começou antes do Megadeth
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
James Hetfield: "Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, fala sobre vizinho zoófilo, cocaína e groupies
Metallica: músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça
A cena grotesca que Tarja Turunen viu na sauna na época do Nightwish que a fez chorar



