Regis Tadeu: "Dia Mundial Do Rock não tem importância!"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 13 de julho de 2009
Regis Tadeu, editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera, Teclado & Piano e Studio, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito do Dia Mundial Do Rock.
Confira um trecho do artigo:
"Em 2009, o rock brasileiro está em uma encruzilhada de um único caminho
Hoje comemora-se o Dia do Rock, uma data sem qualquer significado prático, que tem o mesmo valor que o Dia do Quiroprático e o Dia do Pasteleiro. E a data não tem a menor importância justamente porque não há motivo para comemoração, principalmente se levarmos em conta o que anda acontecendo no rock brasileiro.
E não escrevo isso por conta de uma hipotética ausência de bons nomes dentro do cenário nacional - pelo contrário, algumas bandas andam fazendo trabalhos muito interessantes -, mas por causa do absoluto desinteresse das pessoas em saber o que anda acontecendo no rock brasileiro.
É isso mesmo o que você acabou de ler. A grande maioria das pessoas acha que bandas razoavelmente antigas - Titãs, Paralamas, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaíi - ainda servem de parâmetro para o cenário nacional. Infelizmente, não servem mais, principalmente pelo fato de que estas mesmas bandas não conseguiram renovar o seu público - o único dos grupos remanescentes do chamado 'BRock' dos anos 80 que conseguiu tal proeza foi o Capital Inicial, muito menos por sua música e muito mais por conta do apelo do vocalista Dinho Ouro Preto com a mulherada adolescente, que transborda progesterona. Também é estarrecedor perceber que essa massa de pessoas pensa que o rock brasileiro atual resume-se a meia dúzia de bandas emos, com 'destaque' para os pavorosos NxZero, Fresno, o sumido CPM 22 e outros menos votados.
O mais incrível é que o desinteresse das pessoas por aquilo que rola hoje em dia acontece no momento em que toda e qualquer informação musical está disponível a todos na Internet. Não há mais desculpa para alguém dizer que não teve a oportunidade de conhecer um determinado disco de uma banda brasileira. Tudo está à disposição. Mesmo assim, bandas nacionais novas e bacanas ainda tem que penar, se submetendo a tocar em condições precárias nas pouquíssimas casa de shows existentes nas grandes metróples, o que também é um contrasenso inacreditável. Além disso, não há mais o apoio '$incero' das rádios, já que as gravadoras não têm mais 'verba de divulgação' para seus artistas, e nem mesmo a MTV tem hoje o importante papel que desempenhou no passado.
O que resta às bandas? Divulgar os seus trabalhos como puder, tocando em festivais de qualidade sofrível, disponibilizando imagens de shows e clipes no YouTube, rezando para serem notados, e contar com o interesse de uma molecada cada vez mais ávida pela quantidade e não pela qualidade. Hoje, tudo envelhece muito rápido. Uma banda relevante do mês passado já é considerada ultrapassada no mês seguinte.
É claro que tem muita gente fazendo porcaria, mas isso acontece em qualquer segmento musical, seja ele brasileiro ou internacional. Mas isso não pode ser usado como desculpa para alimentar o desinteresse por um cenário que cada vez mais se transforma em uma 'operação de guerrilha', em que bandas bacanas tentam conquistar corações e mentes de modo lento e gradual.
Sabe a tal 'encruzilhada' que cito no título deste artigo? Ela se refere às duas opções que o rock brasileiro em geral têm nos dias atuais: sair de sua 'zona de conforto' e buscar novas alternativas de divulgação na internet ou cativar novos públicos com shows incessantes. Só que a tal 'encruzilhada', na verdade, é um caminho único, pois uma coisa depende e, ao mesmo tempo, complementa a outra. E isso vale tanto para bandas já estabelecidas como para aquelas que ainda estão restritas às garagens e estúdios cheirando a mofo."
A matéria completa pode ser conferida no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
O músico que George Harrison considerava superior a qualquer guitarrista do mundo
Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
Casagrande diz que roqueiro velho que vira reaça nunca foi roqueiro em primeiro lugar
Raul Seixas - O significado de "faça como fez Sinatra, compre um carro e vá embora"


A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Uma resposta às críticas que Regis Tadeu fez aos Engenheiros do Hawaii
A banda de thrash cujo baterista original foi contratado como assalariado, segundo Regis Tadeu



