RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O vocalista em que Robert Plant teria se inspirado para criar seu visual e atitude no palco

Ao ouvir Beatles, Caetano Veloso achou "bobinho"; coube a Gilberto Gil mostrar o caminho

Saxon quebra silêncio e explica por que deveria estar no último show do Black Sabbath

O dia que Phil Collins partiu para cima após criticarem seu baterista: "Pegou pelo colarinho"

A atração do Bangers Open Air cujo vocalista recusou o Metallica nos anos 80

O álbum do Metallica com as melhores guitarras de todos os tempos, segundo Kirk Hammett

O significado de "se hoje sou estrela, amanhã já se apagou" em "Metamorfose Ambulante"

O single do Queen que fez seus integrantes brigarem por causa de dinheiro; "Uma injustiça"

A forte mensagem passada por Kai Hansen em um dos maiores clássicos do Helloween

Vocalista do Saxon relembra o pior show de sua carreira; "não tinha ninguém"

Dave Mustaine entrando em briga para defender Lars Ulrich? Acredite, isso já aconteceu

Após ter sido pai aos 73 anos, Mick Jagger está noivo aos 81

Kirk Hammett revela quais foram os álbuns do Metallica em que sua guitarra soa melhor

A curiosa opinião de Kerry King a respeito dos fãs de heavy metal

AC/DC faz primeiro show de 2025; confira setlist e vídeo de "If You Want Blood (You've Got It)"


Bangers Open Air
Linkin Park

Consultoria do Rock: análise do álbum "Hotel California"

Por Diogo Bizotto
Fonte: Consultoria do Rock
Postado em 27 de março de 2011

Houve uma época na qual os álbuns ganharam muito mais importância em relação aos singles. Se for necessário situar esse tempo mais especificamente, diria que a década de 70 foi a mais prolífica em se tratando de voltar as atenções do público para um trabalho como um todo ao invés de canções em separado. Discos como "Rumours" (FLEETWOOD MAC), "IV" (LED ZEPPELIN) "Boston" (BOSTON), "The Dark Side of the Moon" (PINK FLOYD) e "Bat Out of Hell" (MEAT LOAF) venderam dezenas de milhões de cópias e ajudaram a solidificar esse status. Mesmo os singles ou músicas de mais sucesso extraídas desses álbuns fugiam de formatos mais convencionais. Não raro eram longas, e mesmo assim eram muitas vezes executadas sem edição nas rádios. Entre esses artistas também estava o grupo norte-americano EAGLES, que, em se tratando de seu país de origem, foram os soberanos da década.

Eagles - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1976 a situação do EAGLES não poderia ser melhor. A banda vinha de uma sequência de álbuns de sucesso, sendo que seus dois últimos lançamentos, "One of These Nights" (1975) e a recente coletânea "Their Greatest Hits (1971-1975)" (que se tornaria o segundo álbum mais vendido da história nos EUA) haviam ocupado o posto mais elevado da Billboard. De seus quatro últimos singles, dois haviam chegado à primeira posição nas paradas norte-americanas ("Best of My Love" e "One of These Nights"), um havia alcançado a segunda colocação ("Lyin' Eyes") e outro beliscou o quarto posto ("Take It to the Limit"). Além do gigantesco reconhecimento por parte do público, "Lyin' Eyes" havia conquistado o prêmio Grammy como melhor performance pop por uma dupla ou grupo com vocais. Por outro lado, o grupo havia acabado de sofrer a primeira baixa em sua formação. Mas até nisso o EAGLES não foi azarado, pois no lugar do vocalista e multiinstrumentista Bernie Leadon entrou um dos mais habilidosos guitarristas da época: Joe Walsh (ex-THE JAMES GANG), que também era multiinstrumentista e vocalista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo com tudo a seu favor, a banda adentrou o estúdio Criteria, em Miami, com a intenção de consolidar ainda mais seu nome como a atração número um dos Estados Unidos. Oito meses foram passados tanto no Criteria quanto no Record Plant, em Los Angeles, até que o grupo tivesse encerrado o processo de produção desse álbum que, durante as gravações, encaminhou-se para um rumo conceitual. O EAGLES já havia feito um disco semiconceitual em 1973 com o excelente "Desperado", que mesmo não seguindo uma narrativa linear, versa sobre histórias ambientadas no oeste norte-americano durante o século XIX, expressando as influências musicais que tinham suas mais profundas raízes fincadas nessa época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas em "Hotel California" a banda foi além. Ao invés de escrever letras de temática distante da realidade, resolveram olhar para seus próprios umbigos e retratar a realidade que rodeava aqueles cinco músicos, que saídos de diversas regiões do país, acabaram por se unir em busca de fama e fortuna na "terra prometida", a Califórnia. Talvez com exceção de "Pretty Maids All in a Row" e "Try And Love Again", o EAGLES buscou, através de diversas metáforas focadas no universo californiano de excessos que a banda vivenciava, apresentar as benesses e as agruras, a pujança e a decadência dos Estados Unidos como um todo. Não à toa as mais mirabolantes teorias surgiram a respeito da temática utilizada nas letras do álbum, especialmente em se tratando da faixa-título. O "hotel" em questão já foi tido como um hospital psiquiátrico, uma igreja tomada por satanistas e até mesmo a mansão de Aleister Crowley, entre outras coisas. As letras sugerem referências diversas, e esse é um dos pontos positivos de "Hotel California", colocar os ouvintes para refletir, ao mesmo tempo sugerindo interpretações diversas. Claro que, mesmo mais de 30 anos após o lançamento do disco, os membros da banda ainda são inquiridos constantemente a respeito do significado das letras, fato que já os irritou por diversas vezes, dada a grande insistência e a quantidade de questionamentos já respondidos em diversas oportunidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não foi apenas liricamente que o grupo deu um passo além nesse álbum. Musicalmente o EAGLES se mostrou ainda mais amadurecido do que no já sofisticado "One of These Nights". Rotulado por muitos como apenas um empacotador da fórmula criada anteriormente por grupos como THE BYRDS e THE FLYING BURRITO BROTHERS, polindo seu rock infectado de country até que esse se tornasse mais palatável para o ouvinte médio norte-americano, o EAGLES soa mais sólido do que nunca em "Hotel California". A adição de Joe Walsh no lugar de Bernie Leadon (que fez parte do THE FLYING BURRITO BROTHERS) trouxe um approach mais hard rock à banda, e a performance do baterista e vocalista Don Henley e do baixista e vocalista Randy Meisner é a mais roqueira de toda a discografia do grupo até então. O guitarrista e vocalista Glenn Frey se concentrou mais nas bases, enquanto Joe Walsh e Don Felder solaram com bom gosto, brilhando sem jamais deixar de jogar para o time.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro diferencial importantíssimo foi a ascensão de Don Henley como principal vocalista do grupo, cantando cinco das nove canções do álbum (uma é instrumental). Até então havia uma distribuição quase igualitária do número de faixas que cada um dos músicos cantaria, dependendo também da autoria das canções, geralmente equilibrada, com exceção do guitarrista Don Felder, que em sua carreira com o EAGLES cantou apenas a faixa "Visions", de "One of These Nights". Talvez essa tenha sido uma das razões para acirrar a guerra de egos que se reforçaria no grupo dali em diante, e que resultaria no final da banda em 1980 de maneira nada pacífica, culminando em um show ocorrido em Long Beach, onde Glenn Frey e Don Felder trocaram ameaças inclusive sobre o palco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lançado após meses de trabalho, e com o perfeccionismo de Don Henley chegando a raias quase intoleráveis pelos outros integrantes, "Hotel California" chegou às lojas no dia 8 de dezembro de 1976. Em apenas cinco dias, a 13 do mesmo mês, o álbum chegou a disco de ouro (500 mil cópias comercializadas), e dois dias depois alcançou a platina (1 milhão de cópias). O disco não apenas chegou à primeira posição na Billboard como permaneceu nesse posto por oito semanas, chegando à impressionante marca de 16 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. No futuro o álbum seria sempre um dos protagonistas de todo tipo de lista que se prestou a agregar os melhores e mais importantes discos já lançados na história da música moderna, tanto no rock quanto na música pop em geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas será que o conteúdo do disco é suficiente para justificar todo esse sucesso e reconhecimento conquistado pelo EAGLES, uma banda que, apesar de todo seu êxito comercial e da forte presença na cultura popular de seu país, não incutiu tanta influência musical a nível mundial?

Continue lendo no blog Consultoria do Rock.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS