Paice, Ashton & Lord: matéria no Consultoria do Rock
Por Mairon Machado
Fonte: Consultoria do Rock
Postado em 01 de maio de 2011
Após o fim do DEEP PURPLE, em 1976, cada integrante partiu para um projeto diferente. Daquele time, formado por Glenn Hughes (baixo, voz), David Coverdale (voz), Tommy Bolin (guitarra, voz), Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria), os três primeiros partiram para uma carreira solo de diferentes proporções, com Bolin sendo levado pelas drogas em 4 de dezembro de 1976, Hughes lançando "Play Me Out" (1977), ficando um bom tempo no ostracismo, e Coverdale fundando o WHITESNAKE, onde posteriormente Lord e Paice trabalhariam.
Antes, esses dois últimos participaram de um projeto que durou apenas alguns meses, mas suficientes para gravar um álbum, fazer uma turnê e deixar os fãs do DEEP PURPLE alvoroçados com o estilo swingado e dançante deste novo grupo, batizado de PAICE, ASHTON & LORD.
Apesar do nome ser de um trio, com Ashton referindo-se ao tecladista/vocalista Tony Ashton, o PAICE, ASHTON & LORD na verdade era um quinteto, contando ainda com Bernie Marsden nas guitarras e vocais, e Paul Martinez no baixo. A sonoridade funkeada, puxada para o estilo Motown (antológica gravadora norte-americana especializada em soul music), agregava ao currículo de Paice e Lord estilos bem diferentes do que a dupla praticava quando participando no DEEP PURPLE, até mesmo no álbum "Come Taste the Band" (1975), que talvez seja um pouco mais próximo ao trabalho do quinteto.
O primeiro encontro de Lord com Ashton ocorreu em 1970, durante um show do DEEP PURPLE em Londres. Naquela época, Ashton pertencia ao trio ASHTON, GARDNER & DYKE, com quem gravou dois álbuns: "Ashton, Gardner and Dyke" (1969) e "The Worst of Ashton, Gardner and Dyke" (1970). A partir do encontro com Lord, Ashton acabou sendo convidado para participar da trilha do filme "The Last Rebel", a qual foi composta por Lord e teve na performance o trio ASHTON, GARDNER & DYKE, juntos de Lord e da Royal Liverpool Orchestra.
Ashton lançou o terceiro disco com o trio, "What a Bloody Lona Day It's Been" (1972), indo parar no FAMILY, com quem registrou o álbum "It's Only a Movie" (1973). No ano seguinte, voltou a se encontrar com Lord, participando do projeto FIRST OF THE BIG BANDS, que foi lançado em vinil com o mesmo título. Antes, ele já havia participado de dois álbuns solo de Lord: "Gemini Suite" (1971) e "Windows" (1974). Em março de 1976, Lord reativou seu contato com Ashton, agora com a finalidade de montar um grupo na linha da fase soul de JEFF BECK.
Ashton concordou, desde que o baterista fosse Ian Paice, o que não foi difícil de conseguir. O próximo passo foi achar um guitarrista e um baixista. Através de um anúncio em jornais ingleses, o qual continha a seguinte mensagem: "Banda britânica procura baixista e guitarrista britânico para formar um novo grupo de rock junto de três músicos bem estabelecidos...", surgiram os nomes de Paul Martinez e Bernie Marsden.
Continue lendo no blog Consultoria do Rock (link abaixo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Max Cavalera escreveu música para atacar o Sepultura, mas produtor o fez mudar de ideia
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
A formação bem-sucedida do Dimmu Borgir que era "uma bomba-relógio"
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
Treta: Zakk Wylde cuspiu cerveja em James Hetfield?
David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda
Milhões: Os eventos com maior público da história da música



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Eddie Van Halen e sua técnica de tapping
O dia que Eddie Van Halen foi visitar David Coverdale e deu de cara com Jimmy Page



