RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Offspring
Stamp

Financiamento coletivo: onda conquista veteranos do rock

Postado em 14 de julho de 2011

Para sair da garagem e do anonimato, muitas bandas estão entrando na dança do crowdfunding ou financiamento coletivo. Pela internet, elas pedem contribuições dos fãs para por o pé na estrada das casas de espetáculo ou gravar os primeiros CDs e clipes. Em troca, oferecem recompensas várias, entre entradas para shows, camisetas exclusivas e CDs e DVDs autografados.

O crowdfunding, no entanto, está deixando de ser exclusividade das bandas surgidas neste início de século, nascidas e criadas na internet. Essa modalidade de financiamento também vem caindo no gosto de quem está na ativa desde os tempos em que se ouvia música apenas por rádio, toca-discos ou walkman.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

O consagrado e rodado quinteto Marillion é uma referência no assunto. Os tiozões têm praticado o financiamento coletivo para realizar shows e gravar CDs desde 1997, quando o termo crowdfunding sequer existia. Apenas para as pré-encomendas de seu último álbum, o duplo Happiness on the Road, veio do bolso dos fãs a bagatela de US$ 725 mil. Outro caso de sucesso no crowdfunding foi a recente aterrissagem dos Misfits no Brasil. O badalado show de abril, no Rio, aconteceu graças a 250 cidadãos, que contribuíram com R$ 200 cada.

Velhas Virgens, novos costumes

Veteranos nacionais seguem a mesma trilha de seus pares gringos, puxados pela sempre surpreendente Velhas Virgens. A banda está pedindo ao respeitável público contribuições para a produção do DVD em comemoração aos seus 25 anos de rock independente. O projeto, hospedado no recém-fundado ComeçAki, já recebeu um trocado de mais de 130 adeptos, atingindo quase R$ 10 mil dos R$ 25 mil de que precisa – e isso a mais de 50 dias do fim do prazo de arrecadação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Entre os mimos para os colaboradores, está uma verdadeira peça de colecionador: uma música que vai ser gravada especialmente para quem colaborou, com seu nome incluído na letra. O atrativo desse prêmio, que é o "top de linha", se reflete na arrecadação: a maior parte das contribuições feitas pelo ComeçAki está na faixa máxima (de R$ 80 para cima).

Novas gerações, velhas dificuldades

É engraçado notar que no mesmo ComeçAki figura, pertinho do Velhas, uma banda caloura, a Sersônica. Esse ainda desconhecido trio curitibano está pedindo uma força dos fãs para gravar seu primeiro clipe. No texto de apresentação do projeto, um discurso que ninguém pode contestar: "fazer um videoclipe, ou montar um CD não é algo muito fácil para uma banda independente. Os custos são muito altos e o meio é bastante fechado."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Ciente disso, o site hospedeiro da Sersônica e das Velhas dá uma forcinha extra para os artistas, usando uma tecnologia recente para um antigo recurso: o patrocínio por empresas, que podem exibir suas marcas num espaço de destaque, em cada página de projeto – seja este da área artística/musical, social, ambiental ou de qualquer outra das oito categorias que o ComeçAki abriga. Também traz uma espécie de FAQ que mostra o caminho das pedras para quem quiser montar o seu próprio projeto.

A liberdade nunca é tardia

A experiência de Marillion e Velhas Virgens mostra que o financiamento coletivo é uma alternativa consistente para bandas e cantores experientes seguirem firmes e fortes, num mercado em que novos talentos surgem praticamente da noite para o dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

O crowdfunding contribui para que cada vez mais músicos proclamem a independência de gravadoras e produtores e possam imprimir um tom mais autoral aos seus trabalhos. Do lado dos fãs, facilita o acesso a música de qualidade, nova e mais barata, além de fazer acontecer shows que nenhum peixe grande da área de eventos teria interesse em promover.

Por todos esses aspectos, o financiamento coletivo soa, enfim, como música para os ouvidos de músicos e admiradores – e como um desafiador grito de independência, para aquela que ainda insiste em se posicionar como a todo-poderosa indústria fonográfica.

http://www.comecaki.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Kaledonia


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS