Quer Ganhar $$$?: desista da carreira musical!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar Correções  

De vez em quando, um artista abre seus livros-caixa para o povo ver. Como o Uniform Motion, um grupo que acaba de divulgar uma descrição detalhada de seus dividendos provenientes de discos «não rendas absolutas» em formatos múltiplos. Na maioria dos casos, a melhor maneira de compensar um artista é comprar diretamente deles, ainda que o Uniform Motion tenha lançado uma estratégia arriscada ao dizer aos fãs que pagassem só o quanto quisessem em seu site. As discriminações abaixo medem um álbum executado na íntegra no Spotify, uma compra de LP, etc. «preços em Euros convertidos para o valor em dólar estadunidense».

publicidade

Há tantos detalhes e nuances que é preciso uma análise minuciosa. O fã que gosta mais de comprar um CD também gosta mais de ouvir a um álbum repetidamente no Spotify ou no Deezer, multiplicando assim a bolada. Um fã mais casual, entretanto, geralmente ouve e compra menos e significa menos financeiramente.

E, o Uniform também ressaltou que o Spotify oferece bem menos transparência que o iTunes ou a Amazon em seus repasses. Também há algumas considerações de volume e custo fixo em torno do vinil que valem a pena ser lidas.

publicidade

Eis a discriminação complete tal como blogado pelo artista «e reproduzido aqui com permissão».

Spotify

Com o Spotify, recebemos 0.003 Euros por execução.

Se você ouvir o disco inteiro, fazemos 0.029 Euros.

Se você ouvir a um álbum 10 vezes no Spotify, fazemos 0.29 Euros.

Se você ouvi-lo cem vezes, fazemos 2.94 Euros.

Se você ouvir ao álbum mil vezes «uma vez ao dia por 3 anos!», nós ganhamos 29.47 Euros!

publicidade

Se você usar a versão gratuita do Spotify, não vai custar nada a você. O Spotify fará dinheiro com a publicidade. Se você usar qualquer uma das versões pagas, nós não temos idéia de como eles fazem dinheiro. Eles só repassam esse tipo de informação para as grandes gravadoras…

Deezer

O Deezer parece pagar um pouco mais.

Nós temos recebido 0.006 Euros/play deles. Isso equivale a 0.052 por álbum inteiro. Se você ouvir ao álbum 10 vezes no Deezer, ganhamos 0.52 Euros. Se você ouvi-lo 100 vezes, ganhamos 5.2 Euros. Se você ouvir ao disco 1000 vezes «uma vez ao dia por 3 anos!», ganhamos fabulosos 52 Euros!

publicidade

Se você usar a versão gratuita do Deezer, não vai custar nada a você e o Deezer fará dinheiro com a publicidade. Se você usar qualquer uma das versões pagas, nós não temos idéia de como eles fazem dinheiro.

eMusic

O eMusic é um serviço de assinatura. O custo de um álbum irá depender do plano que você tem. Nós recebemos aproximadamente $0.29 por música ou $2.60 por disco «9 faixas»

publicidade

Amazon MP3

Você pagará 7.11 Euros para baixar as MP3s. Nós receberemos 4.97 Euros disso. É uma divisão 70%/30%.

iTunes

O álbum custará a você 8.91 Euros para comprá-lo da Apple.

Há uma divisão 70%/30% aqui também, então ficaremos com 6.28 Euros por disco.

Tendo dito isso, custa-nos 35 Euros ao ano para manter o álbum no iTunes, Spotify e na Amazon «105 Euros por ano para os nosso 3 álbuns!» então não ganhamos nada até que 24 pessoas tenham comprado uma cópia digital de nosso álbum no iTunes, ou 150 faixas individuais, ou se tivermos dezenas de milhares de execuções no Spotify! Na maioria dos casos, é economicamente mais viável não vender música de jeito nenhum.

publicidade

Mas e se você comprar a versão digital diretamente de nós?

Digital

Nós permitimos às pessoas que paguem o que elas querem pela versão digital. Se você escolher pagar 5 Euros, o Paypal fica com 0.37 Euros, o BandCamp fica com 0.75 Euros. Nós, a banda, ficamos com 3.88 Euros. Não nos custa nada ter uma página no Band Camp.

Se você decidir não pagar nada, bem, nós não recebemos nada, mas pelo menos você não deu dinheiro indiretamente para as grandes gravadoras, o que parece ser o caso com o Spotify!!

publicidade

CD

Se você comprar um CD, diretamente de nós por 10 Euros, o Paypal fica com 0.515 Euros, o Band Camp fica com 1.5 Euros. Então sobra um pouco menos de 8 euros para nós. Mas espera aí, custa um bocado para fabricar o CD.

O CD em si custa 1.2 Euros, o encarte custa em torno de 50 centavos, a embalagem custa 1.8 Euros e o adesivo na frente custa 35 centavos.

Isso dá um total de 3.65 Euros.

Então na realidade, sobram 4.34 Euros para nós.

Vinil

Se você comprar um vinil de 12 polegadas de nós a 15 Euros, o Band Camp fica com 2.25 Euros, o PayPal fica com 0.646 Euros então sobram 12.10 Euros. O custo do vinil em si é de 3.06 Euros.

Os selos centrais custam 1.3 Euros. Para um total de 4.36 Euros.

Então sobram 7.75 Euros para nós.

Entretanto, nós tivemos que prensar 250 deles «por que essa é a encomenda mínima», então é muito pouco provável que faremos qualquer dinheiro com eles.

Precisamos vender 72 cópias antes de equipararmos os custos com a edição em vinil. Vendemos 30 até agora.

Se nós conseguimos emparelhar, vamos baixar o preço um pouco.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Ghost: uma foto assustadora dos bastidores do Rock In RioGhost
Uma foto assustadora dos bastidores do Rock In Rio

Roadrunner: os dez melhores vídeo-clipes da gravadoraRoadrunner
Os dez melhores vídeo-clipes da gravadora


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin