Dio: 3ª parte de discografia comentada no Minuto HM

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alexandre Bside e Flávio Remote
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 27/01/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

ÁLBUM: LONG LIVE ROCK ‘N’ ROLL

Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio (https://whiplash.net/materias/news_844/144596-rainbow.html), o Rainbow começa o ano de 1977 com as saídas de Jimmy Bain e Tony Carey, conforme citado no capítulo anterior desta discografia. Mas, ao contrário dos primeiros dois álbuns, encontrar uma nova formação para a gravação do próximo trabalho não foi tão fácil e certamente dificultou e atrasou o lançamento do mesmo.

2113 acessosDio: Vivian Campbell gostaria de ter feito as pazes com cantor5000 acessosCretin: transexual rompe barreiras no metal extremo

Ritchie Blackmore a princípio chama o baixista Matt Clark (ex-Uriah Heep) ainda em Janeiro de 77, mas não encontra de imediato um substituto para Tony Carey. Com o agendamento das gravações para maio daquele ano, ele se vê obrigado a novamente trazer Carey para as sessões, que se dariam em Paris no Le Château d’Hérouville Studio, situado num castelo construído no século XVIII e que serviu para visitas como as do músico Chopin. O estúdio era famoso nos anos 70 por abrigar diversas gravações de álbuns de rock, como Obscured by Clouds do Pink Floyd em 1972 e Goodbye Yellow Brick Road de Elton John em 1973, cujo documentário da série Classic Albums de 2001 traz diversas cenas no castelo.

O novo baixista não agrada, fazendo o guitarrista novamente convidar Bain de volta, que não aceita. Matt é demitido, supostamente por falta de inspiração, e Blackmore acaba acumulando as gravações de guitarra e baixo. A coisa complica de vez quando Tony Carey resolve sair da banda, supostamente muito incomodado com os estudos de ocultismo de Ritchie durante as sessões de estúdio no castelo e como a banda já tinha shows marcados para setembro daquele ano, não há tempo hábil para terminar as gravações sendo o lançamento do álbum postergado. Em seu lugar é lançado o álbum ao vivo On Stage, brevemente citado no segundo capítulo desta discografia, que traz gravações efetuadas em 76 nos shows da Alemanha e Japão. Para o lugar de Carey, Blackmore faz audições com 4 tecladistas: Matthew Fisher, Eddie Jobson, David Stone e Mark Stein, optando por Stone.

Para o lugar de Bain, finalmente em agosto, Ritchie Blackmore traz Bob Daysley e a nova turnê praticamente se mantém com o setlist dos shows anteriores, apenas incluindo o novo single Long Live Rock ’n’ Roll.

Há problemas no início da turnê, quando a banda não consegue fazer o equipamento que sai da Inglaterra em caminhões chegar a tempo para os shows da Finlândia em 23/09/77. Todo o seu material é revistado à procura de drogas por três vezes no caminho, na Inglaterra, na Holanda e por fim na Suécia. Eles estavam a cem quilômetros distantes de Estocolmo quando a balsa parte para a Finlândia e o show de abertura da turnê teve de ser cancelado. Desta forma, a turnê inicia na Suécia em 25/09/77 e segue pela Europa em países como Noruega, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Áustria, França e Reino Unido até o fim de novembro. O show de Munique é gravado e transmitido via TV no programa Rockpalast Show e tem desde então diversas cópias piratas veiculadas no underground. Este show acaba sendo lançado em vídeo (DVD) e áudio (cd duplo) muito tempo depois, em 2006. A nova formação aprova, pois tanto Daysley quanto Stone conseguem manter o nível de seus antecessores.

Continue a leitura deste capítulo no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/08/22/discografia-homenagem-dio-par...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

DioDio
Vivian Campbell gostaria de ter feito as pazes com cantor

1411 acessosLoudwire: em vídeo, os 10 maiores riffs de metal dos 80's814 acessosRonnie James Dio: dois álbuns do ELF serão lançados no Brasil0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dio"

MetalMetal
E se as letras fossem posts motivacionais?

MetalMetal
As oito maiores tretas entre músicos do gênero

Ronnie James DioRonnie James Dio
"Não sou satanista", disse em entrevista a Sam Dunn

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Rainbow"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"

CretinCretin
Transexual rompe barreiras no metal extremo

VocalistasVocalistas
Três grandes erros na história de três grandes bandas

HistóricasHistóricas
Fotos de encontros inusitados entre rockstars

5000 acessosMomentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros5000 acessosMetal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais5000 acessosAbout.com: site elege os 5 melhores álbuns do Slayer5000 acessosThe James Gang - A gangue encrenqueira do rock5000 acessosJanaína Paschoal: "Prefiro Pink Floyd e Dire Straits a Iron Maiden"4605 acessosPunk: três exemplos de como tocar na batera também é difícil

Sobre Alexandre Bside e Flávio Remote

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online