Dio: 3ª parte de discografia comentada no Minuto HM

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Alexandre Bside e Flávio Remote
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 27/01/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

ÁLBUM: LONG LIVE ROCK ‘N’ ROLL

Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio (https://whiplash.net/materias/news_844/144596-rainbow.html), o Rainbow começa o ano de 1977 com as saídas de Jimmy Bain e Tony Carey, conforme citado no capítulo anterior desta discografia. Mas, ao contrário dos primeiros dois álbuns, encontrar uma nova formação para a gravação do próximo trabalho não foi tão fácil e certamente dificultou e atrasou o lançamento do mesmo.

0 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands5000 acessosIron Maiden: quinze canções que definem a banda

Ritchie Blackmore a princípio chama o baixista Matt Clark (ex-Uriah Heep) ainda em Janeiro de 77, mas não encontra de imediato um substituto para Tony Carey. Com o agendamento das gravações para maio daquele ano, ele se vê obrigado a novamente trazer Carey para as sessões, que se dariam em Paris no Le Château d’Hérouville Studio, situado num castelo construído no século XVIII e que serviu para visitas como as do músico Chopin. O estúdio era famoso nos anos 70 por abrigar diversas gravações de álbuns de rock, como Obscured by Clouds do Pink Floyd em 1972 e Goodbye Yellow Brick Road de Elton John em 1973, cujo documentário da série Classic Albums de 2001 traz diversas cenas no castelo.

O novo baixista não agrada, fazendo o guitarrista novamente convidar Bain de volta, que não aceita. Matt é demitido, supostamente por falta de inspiração, e Blackmore acaba acumulando as gravações de guitarra e baixo. A coisa complica de vez quando Tony Carey resolve sair da banda, supostamente muito incomodado com os estudos de ocultismo de Ritchie durante as sessões de estúdio no castelo e como a banda já tinha shows marcados para setembro daquele ano, não há tempo hábil para terminar as gravações sendo o lançamento do álbum postergado. Em seu lugar é lançado o álbum ao vivo On Stage, brevemente citado no segundo capítulo desta discografia, que traz gravações efetuadas em 76 nos shows da Alemanha e Japão. Para o lugar de Carey, Blackmore faz audições com 4 tecladistas: Matthew Fisher, Eddie Jobson, David Stone e Mark Stein, optando por Stone.

Para o lugar de Bain, finalmente em agosto, Ritchie Blackmore traz Bob Daysley e a nova turnê praticamente se mantém com o setlist dos shows anteriores, apenas incluindo o novo single Long Live Rock ’n’ Roll.

Há problemas no início da turnê, quando a banda não consegue fazer o equipamento que sai da Inglaterra em caminhões chegar a tempo para os shows da Finlândia em 23/09/77. Todo o seu material é revistado à procura de drogas por três vezes no caminho, na Inglaterra, na Holanda e por fim na Suécia. Eles estavam a cem quilômetros distantes de Estocolmo quando a balsa parte para a Finlândia e o show de abertura da turnê teve de ser cancelado. Desta forma, a turnê inicia na Suécia em 25/09/77 e segue pela Europa em países como Noruega, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Áustria, França e Reino Unido até o fim de novembro. O show de Munique é gravado e transmitido via TV no programa Rockpalast Show e tem desde então diversas cópias piratas veiculadas no underground. Este show acaba sendo lançado em vídeo (DVD) e áudio (cd duplo) muito tempo depois, em 2006. A nova formação aprova, pois tanto Daysley quanto Stone conseguem manter o nível de seus antecessores.

Continue a leitura deste capítulo no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/08/22/discografia-homenagem-dio-par...

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

0 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands1197 acessosDio: Gloriosa despedida do Mago da Voz em seu último full-length2428 acessosDio: Os Estranhos Caminhos dos Anos 901355 acessosDio: Wendy Dio sai em defesa de holograma e diz que é "o futuro"1228 acessosDio: Mais um ítem obrigatório na história da música1727 acessosDio: "Sacred Heart", outra obra-prima feita pelo mestre da voz0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dio"

Black SabbathBlack Sabbath
Ronnie James Dio e Ozzy Osbourne juntos

UCRUCR
Top 10 músicas de Dio

Bill WardBill Ward
Eu preferia Ozzy a Dio no Black Sabbath

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Rainbow"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"

Iron MaidenIron Maiden
Quinze canções que definem a banda

MotörheadMotörhead
"Sharon equivale a três Iron Maidens. É como um homem!"

Capas clássicasCapas clássicas
Os locais onde foram feitas nos dias de hoje

5000 acessosLed Zeppelin: Page surtado com bateria de dois bumbos de Bonham5000 acessosSlipknot: Root responde qual foi o álbum que lhe deixou viciado em Metal5000 acessosMarty Friedman: "Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi Hendrix"5000 acessosCradle Of Filth: camisa blasfêmica é um pesadelo para a banda5000 acessosAnthrax: Scott Ian diz que acabaria com a Internet5000 acessosGuns N' Roses: arrecadariam 100 milhões de dólares com reunião

Sobre Alexandre Bside e Flávio Remote

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online