Da Morte ao Mito: 2012, o mundo prestes a virar um mito

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Cínthia Demaria, Fonte: Da Morte ao Mito
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 09/01/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O fim do mundo vai começar. É o que dizem os que acreditam na profecia do calendário maia: o solstício de 21/12/2012 marca o encerramento do 13º e último ciclo da medição feita pela extinta civilização mexicana. Ou seja, os nossos dias no planeta acabam aí.

5000 acessosCapas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história5000 acessosCuriosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas

Outros já dizem que o mundo passará por uma grande transformação natural e os homens serão obrigados a aprender a viver de maneira mais simples e mais amigável uns com os outros e com os animais.

De uma coisa eu tenho certeza: acabando ou não, o fim do mundo será notícia. A propósito, a imagem do mito já está sendo construída e nós fazemos isso o tempo todo.

Enquanto isso no mundo da música... O fim do mundo já está acontecendo, para vários artistas e fãs do bom som. É normal o ser humano achar que o que passado sempre é melhor que o presente. Muitas vezes nos pegamos dizendo coisas do tipo: "deveria ter nascido décadas antes, para ter vivido o boom de grandes bandas".

Muitas pessoas preferem acreditar que vários estilos morreram a pensar que ainda tem gente tentando replicar o som de grandes ícones. Afinal, é melhor manter a imagem do mito, com a aura do "estilo único" do que apostar em novas bandas. Esperar pelo sucesso hoje é muito mais demorado, embora vivemos na era da democratização da informação e a divulgação de novas músicas é muito mais rápida. É melhor venerar os mortos do que acreditar que os novos serão capazes de chegar aos pés dos deuses que criamos no rock, principalmente nas décadas de 70 a 90.

De certa forma, o fim do mundo do rock (pelo menos brasileiro) parece mais próximo do que a gente imagina. Não que eu não acredite em bandas novas. Pelo contrário. Acredito que tem muita coisa boa nascendo por aí e não consegue sair do anonimato pela mentalidade do que "o que acabou é sempre melhor".

E para você, qual banda já representa o fim do mundo previsto para 2012?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

Capas de álbunsCapas de álbuns
As mais obscuras e marcantes da história

CuriosidadeCuriosidade
Artistas que odeiam suas próprias músicas

Zakk Wylde e Dave GrohlZakk Wylde e Dave Grohl
A treta por causa de canções para Ozzy

5000 acessosBin Laden: possível sucessor era músico de Death Metal5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal5000 acessosVinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?5000 acessosOzzy Osbourne: volta de Zakk Wylde une útil ao agradável5000 acessosAngra: uma sincera homenagem aos mestres Chimbinha e Joelma5000 acessosSlayer: É difícil ser um pai responsável enquanto canta sobre morte?

Sobre Cínthia Demaria

Jornalista, especialista em imagens e culturas midiáticas e aspirante a psicóloga. Estuda a influência dos ídolos do rock que se tornam mitos depois que morrem, no blog damorteaomito.blogspot.com.

Mais matérias de Cínthia Demaria no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online