Van Halen: metade de A Different Kind of Truth vem de 1977
Por Diogo Salles
Fonte: Jornal da Tarde
Postado em 14 de fevereiro de 2012
Seis das treze músicas do novo álbum do VAN HALEN vieram de gravações de 35 anos atrás, conforme atesta esta matéria do Jornal da Tarde, escrita e ilustrada por Diogo Salles:
"As sessões de gravação do novo álbum nos conduzem de volta ao ano de 1977, quando o VAN HALEN — ainda uma banda iniciante em busca de um contrato —, grava uma demo com 25 músicas nos estúdios da Warner. Conhecido como 'Van Halen Zero', este se tornaria o bootleg mais cultuado pelos fãs, pois suas músicas deram origem à maioria do material oficialmente lançado nos dois primeiros álbuns. Mas ainda havia mais joias a resgatar no fundo desse baú, e essa foi a motivação por trás das gravações de 'A Different Kind of Truth'. 'She’s the Woman' e 'Big River' são duas músicas dessa demo que ressurgem quase intactas. Já a veloz 'Outta Space' segue a mesma métrica de sua original, chamada 'Let’s Get Rockin'. Mesma coisa para 'Beats Workin', que refaz o rastro deixado em 'Put out the Lights', num clima de rock n’ roll festeiro que sempre caracterizou a banda. Havia mais: fragmentos do que se tornou o single 'Tattoo' foram pinçados de 'Down in Flames'. A história de 'Bullethead' é ainda mais curiosa, pois a música aparece nas primeiras apresentações ao vivo da banda em clubes de Los Angeles, mas nunca havia sido registrada em estúdio. Outra é 'Blood And Fire', que originalmente se chamava 'Ripley' e vem de uma verve mais pop, registrada em demos de 1984."
"Mas há músicas totalmente novas, como a explosiva 'China Town' e a esperta 'The Trouble With Never'. 'You And Your Blues' segue mais a linha mais pop-rock melódico, que a banda explorou muito nos anos 80. Já em 'Stay Frosty' eles fazem outro mergulho nos anos 70, recriando a dinâmica de 'Ice Cream Man', com a voz e o violão de Roth puxando uma locomotiva hard blues. E em 'Honeybabysweetiedoll' e 'As Is', Eddie Van Halen flerta com o metal e não economiza notas em seus solos."
A matéria também exalta a volta de Eddie Van Halen ("faminto como há muito tempo não se via") e a performance de Wolfgang Van Halen no baixo:
"A maior dúvida pairava em torno do jovem Wolfgang Van Halen. Herdeiro do clã, foi içado de forma discutível à condição de baixista da banda pelas mãos de seu pai Eddie Van Halen. Alguns fãs torceram o nariz e pediram a volta de Michael Anthony, mas o garoto de 20 anos mostrou personalidade, com linhas de baixo nervosas que deram um novo groove à banda."
Leia o texto completo no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Kid Abelha anuncia turnê de reunião "Eu Tive Um Sonho"
A melhor banda que Dave Grohl já viu: "Vontade de beber cem cervejas e quebrar janelas"
A camiseta que Richard Fortus criou pra zoar meme famoso do Guns N' Roses
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Alice Cooper canta versão de "Smells Like Teen Spirit", clássico do Nirvana; confira vídeo
O erro que o Slayer jamais cometeu, segundo Tom Araya
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos
Como Paulo Paulista virou membro da Legião Urbana e por que Renato Russo o demitiu
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista

David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Donn Landee, engenheiro que ajudou a moldar o som do Van Halen, morre aos 79 anos
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
O que faria Eddie Van Halen não ser tão legal assim, segundo Joe Bonamassa
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
O lendário guitarrista que Jeff Beck considerava "estagnado" por sua banda



