Metallica: agente explica queda nas vendas e Spotify
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 30 de janeiro de 2013
Cliff Burnstein, um dos sócios da Q Prime, uma companhia de agenciamento que dirige a carreira do METALLICA, entre outros grandes artistas, falou ao New York Times sobre as notícias de que as vendas do METALLICA foram impactadas negativamente pela decisão da banda de adentrar o Spotify, serviço de streaming, em 6 de dezembro.
De acordo com Burnstein, as taxas de royalities subirão juntamente com o número de assinantes do Spotify, um processo que previamente já foi visto todas as vezes que uma nova tecnologia é introduzida.
"Há um ponto em que poderia haver 100% de canibalização, e nós ainda faríamos mais dinheiro através destes serviços de assinatura." Disse o agente. "Nós calculamos este ponto com aproximadamente 20 milhões de assinaturas ao redor do mundo."
O Spotify anunciou ter alcançado os 20 milhões de usuários em 18 países, com um quarto destes sendo usuários pagantes.
O Billboard.biz reportou no final de dezembro que as vendas estiveram 15% abaixo da expectativa para o METALLICA na semana que os títulos foram adicionados ao Spotify, e 35% menos na semana seguinte.
O METALLICA disponibilizou todos seus 9 álbuns de estúdio, assim como vários materiais ao vivo, singles, remixes e colaborações no Spotify. Esta é uma ação significante, já que Sean Parker, co-fundador do Napster, também é um dos donos do Spotify. O Metallica travou uma batalha legal contra o Napster mais de uma década atrás sobre o compartilhamento ilegal de músicas da banda, que resultou em uma mancha na imagem do grupo.
Em uma conferência de impressa em Nova York, o baterista do METALLICA, Lars Ulrich e Parker apareceram juntos para enterrar todas as suas mágoas. Ulrich disse: "Quando Parker e eu nos vimos alguns meses atrás, nós podemos ver que deixamos nossas adversidades para trás [...]". "Nós éramos jovens, talvez mais ignorantes. Nós nos sentamos e conversamos verdadeiramente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps