Black Sabbath: "eu posso cantar todas essa canções ao vivo"
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 20 de abril de 2013
O vocalista do BLACK SABBATH, Ozzy Osbourne, falou com Zane Lowe da Radio 1 da BBC, nesta quinta-feira, dia 18 de abril, sobre o novo álbum da banda, "13" - o primeiro em 35 anos a apresentar o baixista Geeezer Butler, o guitarrista Tony Iommi e Ozzy. Alguns trechos podem ser conferidos abaixo.
Black Sabbath - Mais Novidades
Sobre o processo de criação de "13":
Ozzy: "É muito angustiante, depois de tanto tempo, ir para um estúdio... Eu não entrava em um estúdio com os outros membros do Black Sabbath, havia 35 anos.
Quando começamos a escrever as coisas, foi relativamente fácil. Sem querer, tudo acontecia naturalmente. Na realidade, nós escrevemos e gravamos 16 músicas, então sobraram umas oito que poderão se usadas como bônus, e também poderíamos ter feito um álbum duplo pois todas elas são canções boas, todas elas poderiam estar no álbum, entende?
Rick Rubin fez um ótimo trabalho na produção... Ele queria ter certeza de que estávamos de volta, como quando fizemos no nosso primeiro álbum. Ele nos fazia perguntas do tipo: 'Quando vocês fizeram esta faixa, se você tinha isso ou aquilo?'.
Com a tecnologia de hoje, você pode ser como qualquer um. Mas o que Rick Rubin fez, ele não usou overdubs em tudo, ele não fez tudo por cima, ele apenas seguiu como se fosse um álbum ao vivo. Nós estávamos no estúdio e todos nós gravamos ao vivo. Gostaríamos de fazer uma faixa em um dia e ele sabia do que precisávamos para um bom take. Ele não quis nos dizer. ele apenas dizia: 'Tente novamente. Tente novamente'. No caso, não poderíamos ter ninguém melhor do que ele. E eu cantei junto com ele.
Você irá notar no álbum que eu não canto em um intervalo que eu não conseguiria cantar ao vivo, como nos velhos tempos, eu usei um pequeno artifício no estúdio. Eu fazia um verso e aí eu dava uma pausa, em seguida, fazia um refrão - e quando tudo foi mixado, eu vi que não poderia fazer aquilo ao vivo. E eu posso fazer cada uma dessas canções ao vivo no palco. Rubin me deu alguns intervalos para cantá-las, de modo que ficassem mais confortáveis para mim.
Quando eu estava gravando meu vocal, eu fiquei alguns dias cantando durante quatro ou cinco horas sem interrupção, e foi muito divertido. As pessoas diziam: 'E daí? Você é um vocalista'. Mas é como você ir a um jogo de futebol e ficar gritando por cinco horas, alguém ficaria rouco até o final do jogo. Mas eu estava bem, você sabe".
Sobre o porquê de agora ser o momento certo para o Black Sabbath gravar um novo álbum:
Ozzy: "As pessoas, ao longo dos anos, me perguntavam: 'Vai ter outro álbum do Sabbath?'. Quero dizer, nós tentamos antes, mas sem sucesso. Finalmente, estamos juntos. É realmente emocionante.
Nós tentamos, como há dez anos, mas por alguma razão, não deu muito certo. Tentamos ir aos mesmos lugares que costumávamos ir e escrever como nos velhos tempos. Mas não era o lugar; nossas cabeças que não estavam no mesmo lugar, no lugar certo para compor. Mas, desta vez, foi tudo como eu pensei, 'Bem, é agora ou nunca. temos uma boa chance para fazê-lo'. Sabíamos que não teríamos mais dez anos de espera, porque todos nós já passamos dos 60 agora, e se esperarmos mais dez anos, não poderemos voltar mais. Não só isso, Tony Iommi está lutando contra um câncer - ele tem linfoma - e eu pensei quando nos reunímos, 'Aqui vamos nós, o típico Black Sabbath'. Ele é um herói. Ele veio todos os dias. Ele não estava apenas se tratando, ele estava escrevendo coisas boas também. Foi inacreditável. Estamos todos chocados com seu esforço. Todos nós pensamos, 'É isso. ele se foi'. Mas ele ainda está na batalha.
Foi muito divertido. Estou muito animado para ver o que as pessoas irão pensar. As pessoas que ouviram o álbum estão falando a respeito dele. O que é realmente interessante, porque... finalmente fizemos, entende?
Sobre o primeiro single do álbum, "God Is Dead?":
Ozzy: "Cheguei a este título enquanto estava no escritório de alguém e havia uma revista na mesa que dizia, 'Deus está morto', e de repente eu pensei a respeito do 11 de setembro (atentado terrorista ocorrido nos EUA em 2001) e todas estas coisas sobre terroristas e religião e quantas pessoas morreram em nome da religião. Quando você pensa sobre a tragédia que aconteceu naquela época, foi exatamente o que veio em minha mente. Você acha que agora o seu Deus parou de deixar as pessoas morrerem em nome dele, então eu comecei a refletir no que as pessoas devem estar pensando: 'Onde está Deus? Deus está morto' e ele só me castiga. E eu comecei a cantar 'God is dead?' (quando eu estava deitado) com os vocais mais ásperos (no estúdio) e Geezer me deu a letra. Geezer é o compositor do Black Sabbath; escrevi alguns conjuntos de letras, mas ele é o compositor principal que vem com as idéias e preenche os espaços em branco. No final das contas, ainda há um pouco de esperança, porque nesta parte eu canto que eu não acredito que Deus esteja morto. É apenas uma questão de quando você vê tantas pessoas terríveis matando umas as outras com bombas, como aquilo que aconteceu com o World Trade Center, você acha que as pessoas devem acreditar que, 'Deus não existe'. Mas isso é uma carga que Black Sabbath tem que suportar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Guitarrista do Offspring continuou em seu emprego normal mesmo depois da fama
Como um erro de inglês ajudou a transformar os Beatles em fenômeno mundial
Heavy Metal: estressante, perturbador e faz mal ao coração?


Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath



