Kurt Cobain sobre como "finalmente" conseguiu ouvir Black Sabbath quando garoto
Por André Garcia
Postado em 07 de março de 2024
Uma das coisas que deixa tiozões do rock (como este que vos escreve) saudosos em relação aos tempos pré-internet era o valor e o vínculo afetivo que se formava com bandas e álbuns. Afinal de contas, ao contrário de hoje em dia que tudo está disponível ao toque de uma tela, antigamente era muito difícil ter acesso a discos (principalmente para quem era pobre e do interior).
Até tinha as rádios (que ainda eram grandes), mas eram muito limitadas às paradas de sucesso — dedicadas ao rock como a Rádio Cidade eram poucas.
Tudo era tão difícil e escasso que a gente ficava ouvindo falar de uma banda e vendo fotos delas nas revistas, mas passava meses ou até anos até finalmente conseguir ouvir. Muitos, assim como eu, têm gravado na memória a primeira vez que ouvimos uma daquelas bandas que mudam vidas: Beatles, AC/DC, Black Sabbath…
Conforme publicado pela Far Out Magazine Kurt Cobain, que cresceu na pequena e pacata cidade madeireira Aberdeen, lembrava bem do dia em que pela primeira vez teve acesso a um vinil do Black Sabbath.
"Quando eu estava na quarta série, morava com meu pai e um de seus amigos — que tinha se divorciado recentemente, estava solteiro. Aí um amigo dele disse para ele fazer uma assinatura [para receber em casa uma seleção de discos]. Ele nem abria: metade deles estavam até no plástico ainda. Um dia eu peguei e abri todos, e tinha coisas excelentes. Finalmente, consegui ouvir Black Sabbath e as coisas mais pesadas que não tocavam em Aberdeen."
O vocalista do Nirvana despertou sua paixão pelo rock já na infância, mas não graças a seus pais, que não eram lá muito ligados em música. A música sempre entrava em sua vida pela janela, como algo que vinha de fora e o convidava a conhecer o mundo externo:
"Meus pais nunca foram amantes da música. Eu nem lembro da minha mãe ter nenhum disco além de uma coletânea de John Denver", relembrou ele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps