Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal
Por Igor Miranda
Postado em 18 de novembro de 2021
Não dá para negar que Bruce Dickinson, do Iron Maiden, é um dos grandes vocalistas da história do heavy metal. E é por isso que sua opinião deve ser levada a sério quando ele cita quais são os cantores que compõem a base do estilo.
Em entrevista ao Metal Rules, concedida no ano 2000 e resgatada recentemente pelo Rock and Roll Garage, ele listou os três vocalistas que ocupam tal definição. São eles: Robert Plant (Led Zeppelin), Ian Gillan (Deep Purple) e Paul Rodgers (Free, Bad Company).
O trio foi citado por Bruce quando ele foi convidado a dizer qual é o maior vocalista de heavy metal de todos os tempos. "Oh, Cristo, isso é tão difícil, pois há três bases para o estilo de cantar no metal. Se você combinar aspectos desses três cantores, você terá tudo: Robert Plant, Ian Gillan e Paul Rodgers. Se você os juntar em várias combinações, todos vão elogiar", afirmou.
Em seguida, ele deixou claro que o maior vocalista da história do heavy metal não seria exatamente uma combinação dos três. "Eles são o DNA do canto do heavy metal, mas há pessoas que são únicas, como Bon Scott (AC/DC). Por outro lado, se você ouvir a maior parte dos cantores de rock, todos são derivados dessas três vozes. O estilo de cada um deles, as notas que eles conduzem, os timbres, coisas assim... então, escolheria esses três", disse.
As menções a Robert Plant e Ian Gillan não surpreendem, visto que são dois dos vocalistas mais importantes da história do heavy metal - ainda que suas bandas tenham passado a ser consideradas como hard rock com o desenrolar dos anos. Bruce, claro, é um grande fã de ambos e já expressou sua admiração por eles em diversas ocasiões.
Porém, o destaque a Paul Rodgers pode soar inusitado para alguns mais desavisados, já que nem sempre o trabalho com o Free e o Bad Company é lembrado pelos fãs de bandas mais populares. Todavia, especialmente o Free teve papel importante no desenvolvimento do heavy metal enquanto gênero, ao trazer peso para o chamado blues rock.
Em entrevista à Metal Hammer, em 2016, Dickinson fez elogios a Rodgers enquanto cantor. "Paul Rodgers... eu simplesmente achava que Rodgers era simplesmente deslumbrante - e eu nem tentava de fato copiar seu estilo porque pensava que simplesmente não conseguiria. Ele é tão bom", disse, na ocasião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps