Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal
Por Igor Miranda
Postado em 18 de novembro de 2021
Não dá para negar que Bruce Dickinson, do Iron Maiden, é um dos grandes vocalistas da história do heavy metal. E é por isso que sua opinião deve ser levada a sério quando ele cita quais são os cantores que compõem a base do estilo.
Iron Maiden - Mais Novidades
Em entrevista ao Metal Rules, concedida no ano 2000 e resgatada recentemente pelo Rock and Roll Garage, ele listou os três vocalistas que ocupam tal definição. São eles: Robert Plant (Led Zeppelin), Ian Gillan (Deep Purple) e Paul Rodgers (Free, Bad Company).
O trio foi citado por Bruce quando ele foi convidado a dizer qual é o maior vocalista de heavy metal de todos os tempos. "Oh, Cristo, isso é tão difícil, pois há três bases para o estilo de cantar no metal. Se você combinar aspectos desses três cantores, você terá tudo: Robert Plant, Ian Gillan e Paul Rodgers. Se você os juntar em várias combinações, todos vão elogiar", afirmou.
Em seguida, ele deixou claro que o maior vocalista da história do heavy metal não seria exatamente uma combinação dos três. "Eles são o DNA do canto do heavy metal, mas há pessoas que são únicas, como Bon Scott (AC/DC). Por outro lado, se você ouvir a maior parte dos cantores de rock, todos são derivados dessas três vozes. O estilo de cada um deles, as notas que eles conduzem, os timbres, coisas assim... então, escolheria esses três", disse.
As menções a Robert Plant e Ian Gillan não surpreendem, visto que são dois dos vocalistas mais importantes da história do heavy metal - ainda que suas bandas tenham passado a ser consideradas como hard rock com o desenrolar dos anos. Bruce, claro, é um grande fã de ambos e já expressou sua admiração por eles em diversas ocasiões.
Porém, o destaque a Paul Rodgers pode soar inusitado para alguns mais desavisados, já que nem sempre o trabalho com o Free e o Bad Company é lembrado pelos fãs de bandas mais populares. Todavia, especialmente o Free teve papel importante no desenvolvimento do heavy metal enquanto gênero, ao trazer peso para o chamado blues rock.
Em entrevista à Metal Hammer, em 2016, Dickinson fez elogios a Rodgers enquanto cantor. "Paul Rodgers... eu simplesmente achava que Rodgers era simplesmente deslumbrante - e eu nem tentava de fato copiar seu estilo porque pensava que simplesmente não conseguiria. Ele é tão bom", disse, na ocasião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar
Bruce Dickinson: vocalista revela o seu "Deus do rock" e qual música o iniciou no metal
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Empresário do Iron Maiden comenta inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
A curiosa semelhança entre a carreira do Iron Maiden e Edu Falaschi, segundo o próprio
A pior faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth
A arte da capa de álbum do Iron Maiden com suposta figura de Paul Di' Anno escondida


