John Petrucci: nossos fãs são muito apaixonados e nos apoiam
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 19 de setembro de 2013
Peter Hodgson do IHeartGuitarBlog.com, recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista John Petrucci do DREAM THEATER. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
IHeartGuitarBlog.com: O álbum anterior, parecia que vocês estavam tentando fazer um álbum que definisse tudo, e este parece ser um pouco mais relaxado, mais exploratório. Esta é uma avaliação correta?
Petrucci: Nós definitivamente abordamos "A Dramatic Turn Of Events" como se tivéssemos algo para provar com o que nós estávamos compondo, e nós queríamos ter certeza de que havíamos criado algo que passasse a segurança para os nossos fãs de que estamos aqui para ficar e que está tudo bem e que estamos avançando de uma forma positiva. Definitivamente a tonalidade do álbum veio dessa forma, com certeza. Agora, mais essa: depois que o álbum saiu, e felizmente foi tão bem recebido, tivemos uma turnê de sucesso, onde pudemos aprender mais sobre Mike Mangini como pessoa e como baterista, e nós conseguimos deixar as coisas fluírem com este álbum e seguir em frente com um novo som, uma nova abordagem, talvez mais experimental. Eu acho que a musicalidade deste álbum soa mais tempestuosa. Quando estávamos fazendo algumas das seções individuais, nós quisemos capturar a vibe de tocar ao vivo e improvisar e brincar com esse tipo de sentimento que acontece quando você toca com todo mundo junto na banda. É assim que foi composto e é assim que acho que está acontecendo. Com o último álbum, não houve um baterista na sala enquanto escrevíamos, então provavelmente o som tem mais controle, e é isso - eu usei esse termo antes de descrever Mangini - mais solto. Mais livre.
Dream Theater - Mais Novidades
IHeartGuitarBlog.com: Você fez alguma coisa em particular, como produtor, facilitando essa forma de trabalhar?
Petrucci: Sim, absolutamente. Desde o início, a fim de capturar isso, fizemos de forma totalmente diferente, não apenas no estúdio onde todo mundo toca ao vivo, mas tínhamos a certeza de que os sons que estávamos gravando, nessa fase muito precoce, eram sons que seriam úteis e que poderiam entrar no álbum. Então pegamos um tempo extra no início para pegar todos os sons de bateria, os sons de guitarra, baixo e tudo mais, de modo que pudéssemos compor, se éramos capazes de capturar esse momento enquanto escrevíamos, éramos capazes de realmente manter aquilo e integrá-lo, juntamente com todos os overdubs. E isso foi muito, muito útil. Como produtor, eu fui capaz de ouvir que o álbum estava ficando certo desde o início. Eu não precisei esperar até as mixagens para ouvir como a guitarra soaria. Tudo já estava soando dessa forma. Quando você ouvir o disco é daquela maneira que foi desde o primeiro dia.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
IHeartGuitarBlog.com: Deve ter sido um momento estranho antes do álbum sair, enquanto você ouvia os comentários das pessoas que já ouviram falar do registro, mas o público em geral ainda não pôde conferir.
Petrucci: Absolutamente! É como se você tivesse algo que te deixasse muito orgulhoso e você diz: "Olha isso! Ouça isso!". Tem essa sensação de excitação e antecipação, e um pouco de ansiedade, mas geralmente é orgulho. Você sente como se você tivesse trabalhado muito duro em algo e você simplesmente não pode esperar para compartilhá-lo. É disso que se trata: compartilhá-lo e ter essa experiência com os nossos fãs, que temos a sorte de ter.
IHeartGuitarBlog.com: Bem, só de olhar para as reações em "The Enemy Inside", quando foi lançado...
Petrucci: Pois é!
IHeartGuitarBlog.com: Eu acho que eu não vi nenhum comentário negativo!
Petrucci: Viu? Yeah! Isso foi tão incrível! Isso foi tão incrível de se ver. E isso só me deixa mais feliz. Eu amo os nossos fãs, porque eles são muito mais exigentes, mas eles são muito apaixonados e apoiam bastante o que fazemos, por isso, quando eu vi esse tipo de reação eu fiquei tipo, "Viu? Isso é incrível pra caramba". Porque, para jogar pra fora algo que você está orgulhoso e as pessoas reagirem da mesma forma que você espera, significa que estamos todos na mesma sintonia, e é apenas um grande começo para todo este processo.
Leia a entrevista completa (em inglês) no link abaixo:
http://iheartguitarblog.com/2013/09/petrucci.html
Fonte original desta matéria:
http://www.blabbermouth.net/news/dream-theater-guitarist-our-fans-are-very-passionate-and-really-supportive-of-what-we-do/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
A música que Lennon compôs durante seu "quase caso de amor" com um homem
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
Jared Leto: carta de amor e rato vivo para Margot Robbie
Mulheres: 10 músicas que ajudarão a conquistá-las
As 10 melhores músicas de metal do mundo, segundo inteligência artificial ChatGPT
Ricardo Confessori diz que aderir ao "Red Pill" fez sua versão ingênua morrer

Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
Mike Portnoy celebra os 34 anos de "Images and Words", clássico do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
Seis músicos que não fazem mais parte das bandas que fundaram

