Problemas e riscos para o público nos shows do Black Sabbath
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Rock em Geral
Postado em 23 de outubro de 2013
Em janeiro de 2013, o Brasil viu, impotente e estupefato, mais de duzentas famílias perderem membros amados e jovens. Por estupidez de um lado e ganância de outro, o desastre de Santa Maria trouxe a tona uma verdade que muitos produtores, artistas e frequentadores de casas de show ignoravam (ou fingiam ignorar): nem sempre a segurança das pessoas estava garantida. Conseguimos falar com um dos sobreviventes daquela fatídica noite, Valterson Pimenta, vocalista da banda de heavy metal EXCELLENCE e da banda PIMENTA E SEUS COMPARSAS, que tinha se apresentado na boite KISS alguns minutos antes do incêndio. Infelizmente, devido às circunstâncias, não falamos só de música.
Black Sabbath - Mais Novidades
A partir do trágico episódio, o país inteiro se viu carregado de extrema comoção e atitudes foram tomadas em várias cidades e locais de apresentação, desde casas pequenas para cinquenta pessoas a grandes ambientes que concentram um número que pode chegar a milhares. No entanto, conforme alertou o colunista Marcos Bragatto em seu blog, Rock em Geral, um dos maiores shows de música que aconteceram no país em 2013 (talvez um dos maiores shows da segunda década deste século), as pessoas presentes ainda correram risco de se ferir ou até mesmo perder a vida. Segundo o colunista "acessos estreitados por grades, gradis externos tapados por tapumes de alumínio, portões de acesso/saída trancados com cadeados e banheiros químicos instalados no meio da passagem foram alguns dos problemas que dificultaram o escoamento do público, sobretudo na saída".
Ele ainda completa: "O acesso à Pista Premium, já estreito, espremido entre a escola que funciona sob as arquibancadas e a grade externa, sofria um estreitamento ainda maior por conta de uma grade pintada de azul, que parece ter sido instalada recentemente no local. Assim, o espaço para a saída só permitia a passagem de duas ou três pessoas de uma vez".
E, finaliza: "Na saída, os portões laterais que permitem a saída ao acesso do Túnel Santa Bárbara e à Rua Frei Caneca estavam todos trancados à chave. Um senhor aparentemente responsável pelo local, ao ser perguntado por este repórter, alegou que se tratava 'de ordens superiores', de forma debochada. Assim, todo o público da Pista Premium teve que sair pelo único portão disponível, no início da Passarela do Samba, junto à Rua Benedito Hipólito, por onde também saía todo o restante do público".
Em São Paulo, uma grande dificuldade para sair do Campo de Marte também foi registrada. A grande quantidade de pessoas inviabilizava até mesmo ver a saída até que finalmente pudéssemos nos ver na rua. Quem conseguiu seguir a recomendação dos vídeos de segurança e seguiu para a Estação Santana pode voltar tranquilamente para casa, mas, parte do público que procurou se dirigiu à Estação Carandiru do Metrô (por azar ou qualquer outro motivo) encontrou grande dificuldade.
Se tudo isso acontece num show com a magnitude do show mais falado no ano inteiro, imagine em shows menores. Até quando?
Leia a matéria do Rock em Geral no link abaixo.
http://www.rockemgeral.com.br/2013/10/14/black-sabbath-publico-correu-riscos-na-apoteose/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Askmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana
Censura: 53 nomes que você não pode dizer em uma rádio
A banda de hard rock mais antiga do Brasil que existe até hoje e já teve 200 formações

Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
Gibson TV lança o primeiro episódio da série "Tony Iommi: The Godfather Of Heavy Metal"
Sucesso de público, exposição de Ozzy Osbourne é estendida até setembro
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
O dia que Ozzy achou que estava contando segredo sobre Black Sabbath para brasileiro
O riff que foi criado "do nada" e se tornou um dos mais famosos de todos os tempos
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward



