Rock Britânico: Contra proibição de violões em penitenciárias
Por Luiz Urbano Jr.
Fonte: Rolling Stone
Postado em 07 de maio de 2014
O jornal inglês The Guardian publicou uma carta aberta assinada por David Gilmour, do Pink Floyd, Johnny Marr, ex-Smiths, Ed O'Brien e Philip Selwaym, do Radiohead, solicitando que o governo britânico mantenha os instrumentos musicais nas penitenciarias.
Liderados por Billy Bragg, o cantor e compositor fundou uma "iniciativa independente" chamada Jail Guitar Doors em 2007 para fornecer instrumentos para a reabilitação dos reclusos. A carta protesta o ministro britânico justiça Chris Gayling, de banir violões nas prisões, A atitude faz parte das mudanças do governo para a política de privilégios para os presos, que entrou em vigor no ano passado.
"Como músicos, estamos preocupados em saber que o uso de violões está sendo proibido em prisões. Acreditamos que a música tem um papel importante para desempenhar no engajamento dos prisioneiros no processo de reabilitação. No entanto, essa capacidade será seriamente comprometida se os presos são incapazes de praticar."
Os músicos também acreditam que a retirada dos instrumentos tenha ligação com o número de suicídios e homicídios dentro das prisões, que aumentou desde que a nova regra entrou em vigor.
Além dos músicos citados acima, a carta foi assinada por Speech Debelle, Richard Hawley, Scroobius Pip, Guy Garvey vocalista do Elbow, Seasick Steve, The Farm e Sam Duckworth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps