Copa: cariocas se reúnem para ver jogo em van do Megadeth
Por Maria Clara Madureira, Fonte: Yahoo Sports, Tradução
Enviar Correções
Em Laranjeiras, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, uma van preta com o nome da banda de thrash metal MEGADETH gravado em cima de seu emblema da Volkswagen estacionou no acostamento da Praça São Salvador, abriu as portas e tiraram dela uma caixa de som, uma TV de tela plana, uma churrasqueira e um barril de cerveja. Formou-se uma festa generalizada.

Há poucos minutos do jogo entre Brasil e México, uma pequena equipe de caras com camisetas do Brasil corria para preparar as coisas. Enquanto um ligava a churrasqueira, outro preparava o barril para servir a cerveja. Depois, afixaram a caixa de som no lado da van e ergueram uma TV de quarenta polegadas em cima da van e prenderam-na no teto.
Na multidão havia homens, mulheres e crianças e quase todo mundo estava vestindo verde e amarelo. Eles comemoraram quando a TV apareceu e imediatamente reclamaram quando o gerador dentro do carro parou de funcionar e a TV desligou. Mas depois de algumas gambiarras, tudo passou com tranquilidade e a festa improvisada para assistir ao jogo estava à caminho.
Esse não era um evento qualquer.

A "metal kombi", como é chamada, já sondara este local e havia oferecido um pequeno encontro no jogo entre Brasil e Croácia, que juntou principalmente amigos e família. No entanto, desta vez, a aglomeração foi muito maior, porque a notícia de que havia um lugar "amigável/família" para se assistir ao jogo longe dos turistas da fan-fest em Copacabana começou a se espalhar pelo bairro de Laranjeiras.

"Aqui há menos pessoas, mas muito mais qualidade", disse Camille Micault, que é francesa, mas vive no Brasil há um ano. "Copacabana não é o Brasil. Estas são as pessoas do bairro. É mais local. Aqui tem churrasco. A TV é menor, mas as pessoas estão mais felizes, em família. Em Copacabana, eu não estou interessada em ir lá, porque está cheio de argentinos e os brasileiros não gostam deles. Brasileiros gostam de estar em família. O jeito de vida brasileiro é assistir futebol com a família. É importante. Copacabana está muito cheia para se levar crianças."
Este era Brasil. O Brasil real. O Brasil sobre que muitos não estão lendo na mídia ou vendo na TV. Eram pessoas se encontrando, aproveitando a companhia e o jogo.
Se as pessoas ficaram desapontadas pelo time ter conseguido um empate, eles demonstraram pouco. Quando o jogo acabou, desligaram a televisão e música rock norte-americana [provavelmente deve ter sido heavy metal] começou a tocar retumbante nas caixas de som. As crianças começaram a deixar a praça, mas a maioria dos adultos ficou, dançou, riu e aproveitou uma tarde na qual sua seleção ainda estava no primeiro lugar do grupo A e taça do mundo ainda poderia ser alcançada.

"Nós estamos bem servidos de jogadores", disse Ped Roseivalos, que ajudou a organizar a festa da metal kombi e estava cozinhando o que ele chama de 'porco da rua'. "Quando ganhamos a primeira partida, todos ficaram animados para a segunda. Eles só precisam de raça para irem e conseguirem as vitórias".
Copa do Mundo 2014
Max
Ele não se sente em casa no Brasil e é a favor da Copa
Não vai ter Copa
Pelo menos não no Festival de Glastonbury
Glenn Hughes
Músico vêm ao Brasil para... assistir a Copa
Iron Maiden
Aproveitando para lucrar com a Copa do Mundo
Iron Maiden
Camisas em comemoração à Copa do Mundo
Max Cavalera
Músicas para a transmissão da Copa do Mundo
Motorhead e a copa
Confira as camisas oficiais da banda
Planno D
Homenagem Metal para campanha da Espanha na Copa
Inglaterra
O que há por trás do fraco desempenho na copa?
Black Sabbath
Geezer Butler está grudado na Copa
Glenn Hughes
Se divertindo na Copa e show particular no Rio
Mick Jagger
"A Itália vencerá a Copa do Mundo!"
Roadie Crew: jornalista assiste seu 1º jogo de Copa em um estádio
Derrick Green
A Copa não deveria estar sendo realizada no Brasil
Copa do Mundo: Le Monde entrevista Shadowside e Confronto
Kiko Loureiro: participando de tributo coreano à Copa no Brasil
Santana: guitarrista se apresenta no encerramento da Copa
Copa do Mundo
Como alguns rockstars estão torcendo?
A música do dia
Ouça "Don't Cry For Me, Argentina" em versão Punk
Copa do Mundo
Como alguns rockstars reagiram ao título
Motorhead
Camisa em homenagem à vitória da Alemanha
Scorpions
Felizes e orgulhosos com título da Alemanha