Copa: cariocas se reúnem para ver jogo em van do Megadeth
Por Maria Clara Madureira
Fonte: Yahoo Sports
Postado em 21 de junho de 2014
Em Laranjeiras, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, uma van preta com o nome da banda de thrash metal MEGADETH gravado em cima de seu emblema da Volkswagen estacionou no acostamento da Praça São Salvador, abriu as portas e tiraram dela uma caixa de som, uma TV de tela plana, uma churrasqueira e um barril de cerveja. Formou-se uma festa generalizada.
Há poucos minutos do jogo entre Brasil e México, uma pequena equipe de caras com camisetas do Brasil corria para preparar as coisas. Enquanto um ligava a churrasqueira, outro preparava o barril para servir a cerveja. Depois, afixaram a caixa de som no lado da van e ergueram uma TV de quarenta polegadas em cima da van e prenderam-na no teto.
Na multidão havia homens, mulheres e crianças e quase todo mundo estava vestindo verde e amarelo. Eles comemoraram quando a TV apareceu e imediatamente reclamaram quando o gerador dentro do carro parou de funcionar e a TV desligou. Mas depois de algumas gambiarras, tudo passou com tranquilidade e a festa improvisada para assistir ao jogo estava à caminho.
Esse não era um evento qualquer.
A "metal kombi", como é chamada, já sondara este local e havia oferecido um pequeno encontro no jogo entre Brasil e Croácia, que juntou principalmente amigos e família. No entanto, desta vez, a aglomeração foi muito maior, porque a notícia de que havia um lugar "amigável/família" para se assistir ao jogo longe dos turistas da fan-fest em Copacabana começou a se espalhar pelo bairro de Laranjeiras.
"Aqui há menos pessoas, mas muito mais qualidade", disse Camille Micault, que é francesa, mas vive no Brasil há um ano. "Copacabana não é o Brasil. Estas são as pessoas do bairro. É mais local. Aqui tem churrasco. A TV é menor, mas as pessoas estão mais felizes, em família. Em Copacabana, eu não estou interessada em ir lá, porque está cheio de argentinos e os brasileiros não gostam deles. Brasileiros gostam de estar em família. O jeito de vida brasileiro é assistir futebol com a família. É importante. Copacabana está muito cheia para se levar crianças."
Este era Brasil. O Brasil real. O Brasil sobre que muitos não estão lendo na mídia ou vendo na TV. Eram pessoas se encontrando, aproveitando a companhia e o jogo.
Se as pessoas ficaram desapontadas pelo time ter conseguido um empate, eles demonstraram pouco. Quando o jogo acabou, desligaram a televisão e música rock norte-americana [provavelmente deve ter sido heavy metal] começou a tocar retumbante nas caixas de som. As crianças começaram a deixar a praça, mas a maioria dos adultos ficou, dançou, riu e aproveitou uma tarde na qual sua seleção ainda estava no primeiro lugar do grupo A e taça do mundo ainda poderia ser alcançada.
"Nós estamos bem servidos de jogadores", disse Ped Roseivalos, que ajudou a organizar a festa da metal kombi e estava cozinhando o que ele chama de 'porco da rua'. "Quando ganhamos a primeira partida, todos ficaram animados para a segunda. Eles só precisam de raça para irem e conseguirem as vitórias".
Copa do Mundo 2014
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
"Human", do Death, foi uma vingança a dois ex-integrantes da banda
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Power Quest anuncia saída de vocalista que entrou no Dragonforce
O episódio que fez Léo Jaime e Cazuza se afastarem por anos: "Ele me xingava"
Cinco fatos reais do mundo do rock que poderiam ser brincadeiras de 1º de abril
Sammy Hagar sobre seu álbum favorito do Pink Floyd: "Eu ouvia religiosamente"
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da banda Raimundos
Max: Ele não se sente em casa no Brasil e é a favor da Copa
Kiko Loureiro: "Alemanha, que sirva de exemplo para nós"
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
Para Dave Mustaine, mentir sobre autoria de obra criada com IA é "defeito de caráter"
O filme dos anos 90 que fez Dave Mustaine dar boas risadas
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Dirk Verbeuren, baterista do Megadeth, diz que deixar o Soilwork para trás foi ruim



