Rolling Stones: Allen Klein e os malditos empresários do rock
Por Nino Lee Rocker
Fonte: garimpeirodasgalaxias.blogspot
Postado em 22 de maio de 2015
A morte de B.B. KING trouxe a tona questões muito comentadas no universo do rock e da vida dos artistas que fizeram sua história, o envolvimento deles com seus empresários e as nefastas consequências disso.
Jimi Hendrix, mesmo com toda sua fama, comeu o pão que o diabo amassou por um contrato assinado quando tocava, ainda desconhecido, por bares peçonhentos nos Estados Unidos, um contrato que assinou ingenuamente em troca de 1 dólar e que virou uma batalha judicial pelo resto de sua vida.
Tony Iommy é outro que teve de abdicar seu controle sobre o BLACK SABBATH, algo que fazia desde que OZZY abandonou a banda, por exigências contratuais impostas por Sharon Osbourne durante as negociações do retorno, provavelmente engoliu muito sapo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Um dos casos mais conhecidos de tretas entre empresários e bandas é o caso ROLLING STONES versus Allen Klein.
Allen descobriu que o rock era uma mina de ouro na década de 1960, como empresário audaz e agressivo nos negócios, e que durante uma época foi o mais bem sucedido e conhecido empresário musical do mundo, por ter, como contratados, algumas das maiores bandas de rock de todos os tempos , nada mais nada menos do que os THE BEATLES e os STONES.
Mick Jagger, que é formado em Economia, impressionado com o talento de Klein para o negócio e o resultado conseguido por ele com outros artistas, contratou-o para empresariar a banda e chegou a indicá-lo para Paul McCartney.
Entretanto, com o tempo, Jagger começou a duvidar da probidade de Klein e em 1968 o demitiu, levando os Stones a criar seu próprio selo e gerirem seu próprio trabalho a partir de 1970, não sem antes Klein conseguir os direitos da maioria das músicas gravadas pelo grupo antes de 1971.
Os direitos de vendagem de músicas como "Satisfaction (I Can't Get No)" e "Simpathy for the Devil", por exemplo, até hoje não pertencem a seus autores, Mick Jagger e Keith Richards.
No caso dos THE BEATLES, Klein aproveitou-se da vulnerabilidade da banda após a morte de Brian Epstein e impressionou Jonh Lennon, o problema maior era o fato de que Paul McCartney lutava para que a vaga fosse preenchida pelo pai de Linda Eastman, Klein não levou em conta as crises internas que a banda passava no momento e fez Lennon convencer Ringo e George a votarem por Allen Klein.
Com certeza foi mais um dos grandes motivos para o fim da mais bem sucedida banda de rock de todos os tempos.
Se fôssemos aqui contabilizar banda por banda nesse mundo, quantas histórias ruins teríamos para falar sobre a relação dos artistas que precisam focar em sua arte e o que gira em torno dela e seus famigerados empresários?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A falsa história de crime que tirou uma das músicas do Slipknot de circulação
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
Quando Michael Jackson traiu a amizade que tinha com Paul McCartney
A incrível música do Black Sabbath que Geezer Butler achou "comercial demais"
A sensata estratégia de James Hetfield para não deixar fama subir à cabeça


Rolling Stones e FIFA colaboram em edições limitadas do novo disco para a Copa do Mundo
A música dos Rolling Stones que precisou de 150 takes para virar um clássico
A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O "disco fraco" dos Rolling Stones que fãs estão redescobrindo em versão deluxe
Keith Richards, dos Rolling Stones, se torna bisavô aos 82 anos de idade
Brasil viajará para a Copa do Mundo no avião dos Rolling Stones
5 músicas dos Rolling Stones que Mick Jagger não suporta ouvir
John Bonham, Keith Moon ou Charlie Watts, quem era o melhor segundo Ginger Baker?
Guitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time



