Rolling Stones: Allen Klein e os malditos empresários do rock
Por Nino Lee Rocker
Fonte: garimpeirodasgalaxias.blogspot
Postado em 22 de maio de 2015
A morte de B.B. KING trouxe a tona questões muito comentadas no universo do rock e da vida dos artistas que fizeram sua história, o envolvimento deles com seus empresários e as nefastas consequências disso.
Jimi Hendrix, mesmo com toda sua fama, comeu o pão que o diabo amassou por um contrato assinado quando tocava, ainda desconhecido, por bares peçonhentos nos Estados Unidos, um contrato que assinou ingenuamente em troca de 1 dólar e que virou uma batalha judicial pelo resto de sua vida.
Tony Iommy é outro que teve de abdicar seu controle sobre o BLACK SABBATH, algo que fazia desde que OZZY abandonou a banda, por exigências contratuais impostas por Sharon Osbourne durante as negociações do retorno, provavelmente engoliu muito sapo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Um dos casos mais conhecidos de tretas entre empresários e bandas é o caso ROLLING STONES versus Allen Klein.
Allen descobriu que o rock era uma mina de ouro na década de 1960, como empresário audaz e agressivo nos negócios, e que durante uma época foi o mais bem sucedido e conhecido empresário musical do mundo, por ter, como contratados, algumas das maiores bandas de rock de todos os tempos , nada mais nada menos do que os THE BEATLES e os STONES.
Mick Jagger, que é formado em Economia, impressionado com o talento de Klein para o negócio e o resultado conseguido por ele com outros artistas, contratou-o para empresariar a banda e chegou a indicá-lo para Paul McCartney.
Entretanto, com o tempo, Jagger começou a duvidar da probidade de Klein e em 1968 o demitiu, levando os Stones a criar seu próprio selo e gerirem seu próprio trabalho a partir de 1970, não sem antes Klein conseguir os direitos da maioria das músicas gravadas pelo grupo antes de 1971.
Os direitos de vendagem de músicas como "Satisfaction (I Can't Get No)" e "Simpathy for the Devil", por exemplo, até hoje não pertencem a seus autores, Mick Jagger e Keith Richards.
No caso dos THE BEATLES, Klein aproveitou-se da vulnerabilidade da banda após a morte de Brian Epstein e impressionou Jonh Lennon, o problema maior era o fato de que Paul McCartney lutava para que a vaga fosse preenchida pelo pai de Linda Eastman, Klein não levou em conta as crises internas que a banda passava no momento e fez Lennon convencer Ringo e George a votarem por Allen Klein.
Com certeza foi mais um dos grandes motivos para o fim da mais bem sucedida banda de rock de todos os tempos.
Se fôssemos aqui contabilizar banda por banda nesse mundo, quantas histórias ruins teríamos para falar sobre a relação dos artistas que precisam focar em sua arte e o que gira em torno dela e seus famigerados empresários?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Membros do Nightwish se manifestam após saída de Floor Jansen: "Vida dá e vida tira"
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
Glenn Hughes passa por cirurgia cardíaca de 10 horas de duração
Em 2021, Tuomas disse que o Nightwish acabaria se Floor Jansen saísse
Tuomas Holopainen cogitou parar com o Nightwish quando Marko Hietala saiu da banda
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
A incrível resposta de Van Halen quando Gene Simmons questionou afinação de guitarra
As 10 melhores músicas do Nirvana segundo o Loudwire
Os 15 maiores shows de rock da história segundo a Loudwire (Inclui um no Brasil)

Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
O lendário músico que Keith Richards lamenta nunca ter conseguido ver ao vivo
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A "banda de merda" com quem Mick Jagger odiava ser comparado, e que o tempo sepultou
Tina Turner revela o rockstar pelo qual ela "sempre teve um crush"



