Denthrash: colecionadores compartilham a mesma paixão do Rock
Por Francisco Ribeiro "Denthrash"
Fonte: Programa Zappeando
Postado em 20 de julho de 2015
Marco Antônio Ribeiro, Denthrash e Renato Henriques passaram pelo Programa Zappeando do Amazonas.
Fã de Beatles, Marco começou sua história com o rock na década de 70
Neste especial Dia do Rock, o Zappeando reuniu três caras que têm em comum o mesmo hobby: colecionar artigos de rock. Marco Antônio Ribeiro, Denthrash e Renato Henriques são donos de verdadeiras relíquias do universo da música.
Marco começou sua história com o gênero na década de 70, quando não tinha dinheiro para comprar LP's e ficava vidrado no rádio. Fã de Beatles, primeira banda que tocou seu coração, passou de 5 a 6 anos ouvindo apenas esse grupo. Quando entrou na década de 80, teve o primeiro contato com o rock nacional e virou fã de Rita Lee, Raul Seixas e O Terço. Sua maior coleção é de discos de vinil. "Às vezes, eu deixava de comer para comprar discos! Sim, eu fazia isso", revela o jornalista.
A coleção é composta por mais de 4 mil discos e sempre que viaja dá um jeito de trazer mais um título para a estante. E isso não é tudo. Somando fitas cassetes CD's, Marco possui um acervo avaliado em mais de 15 mil obras. Das raridades garimpadas em sebos mundo afora, Marco se orgulha de um dos vinis dos Beatles. Mas não pense que esse fez sucesso. Não, não. É um vinil da audição da banda no começo da carreira, muito antes de estourarem, feito na gravadora Decca, onde eles foram reprovados. Acredite.
Denthrash coleciona cartazes, revistas, vinis e ingressos de shows que assistiu
Denthrash costuma dizer que sempre fez parte do heavy metal, assim como o heavy metal sempre fez parte dele. Fã declarado de Iron Maiden, Kiss, Slayer, entre outras bandas da cena, o produtor de shows, coleciona cartazes, revistas, vinis, e ingressos de shows que já teve a oportunidade de assistir.
Uma das primeira apresentações que assistiu foi da banda brasileira de metal Sepultura, em 1988. Até hoje, ele guarda o cartaz do show, entre outras peças originais. Uma das relíquias de Denthrash é um cartaz em perfeito estado da primeira edição do Rock in Rio, realizada no ano de 1985. Outro item muito raro do heavy metal nacional é a revista "Metal", considerada a primeira do gênero no Brasil do ano de 1984. O colecionador possui quase todas as edições.
Renato Henriques é dono de 22 contrabaixos
Renato Henriques é como o casal rockabilly, vive numa época "fora da sua" e adotou isso como estilo de vida. A admiração pelo rock'n'roll surgiu ao descobrir a coleção de discos dos anos 60 e 70 pertencentes ao pai, e dentre todos os instrumentos, foi o grave do contrabaixo que chamou a atenção de Renato.
A partir de então, o professor passou a colecionar o instrumento, e hoje é dono de 22 contrabaixos. O modelo que mais gosta é uma réplica da marca Rickenbacker, já fora de linha, utilizada por Paul McCartney, que foi batizada pelo colecionador de "Renatobacker".
Renato também coleciona amplificadores valvulados, brinquedos antigos, carrinhos no estilo lowrider (carros com a suspensão modificada), entre outros objetos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
A curiosa opinião de Axl Rose sobre o fim do Led Zeppelin em 1980
O megahit do Sepultura que conta com membro do Skank na gravação e poucos sabem
O megahit do rock nacional que foi massacrado devido erro de português no refrão

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



