Led Zeppelin: muita gente deu pitaco e ferrou banda após reunião
Por Bruce William
Fonte: Blabbermouth
Postado em 06 de agosto de 2015
Em um novo episódio da série de entrevistas com Jimmy Page feita pelo Metal XS, o lendário guitarrista do Led Zeppelin fala sobre os ensaios que aconteceram depois da reunião da banda em 2007, onde, como todos sabem, Page, juntamente com o baixista John Paul Jones e o baterista Jason Bonham, estavam se preparando para uma turnê ao vivo, mas como Robert Plant decidiu sair, o trio começou a pensar em material para uma nova banda; confira a seguir um trecho e ao final o vídeo com a entrevista completa (em inglês).
Nas palavras de Page: "Existe uma química agregada ao Led Zeppelin, ou aos membros do Led Zeppelin. Vou colocar da seguinte forma, no show do 02 Arena, a única coisa que tocamos foram músicas do Led, coisas antigas - era o que tocávamos enquanto afinávamos o setlist. Mas nos demos muito, muito bem. Fizemos apenas um show. Éramos Jason, eu e John Paul Jones - tocamos realmente muito bem juntos, então fazia sentido tentar ver o que sairia daquela energia em algo inédito, pois até então não tínhamos tocado nada novo, então era hora de tentar. Mas, naturalmente, não era legal para outras pessoas, pois insistiam em tentar outros vocalistas. E do meu ponto de vista, o mais importante é se concentrar no que você é bom, não em suas fraquezas. No nosso caso ninguém cantava, apenas tocava. Então vamos nos concentrar em fazer música juntos, lapidar estas canções até ter uma boa quantidade, e então veremos o que vai acontecer. Mas daí começamos a testar vocalistas diferentes, assumimos compromissos e tudo se tornou um pesadelo".
Embora tanto Steven Tyler (Aerosmith) e Myles Kennedy (Alter Bridge, Slash) tenham tornado público que andaram trabalhando com os membros do Led, parece claro agora que a maior parte do trabalho foi feito antes de algum vocalista entrar na jogada. Page explica ao Classic Rock: "Jason, eu e John Paul Jones não tínhamos dúvidas; Robert tinha seu projeto com Alison Krauss para promover. Então parecia que o certo era começar a tocar novo material. Achei que deveríamos nos concentrar na música, mas existia uma certa movimentação para trazer vocalistas e fazer isto e aquilo, e isto acabou mudando muito cedo o enfoque do que fazíamos. Não diria que havia pressão, mas muitos palpites sobre este ou aquele vocalista. Para mim tratava-se apenas de vamos ver o que podemos fazer de fato. E não creio que tivemos chance de chegar a este objetivo. Naturalmente tocaríamos material do Led Zeppelin, mas em primeiro lugar queríamos tocar coisa nova realmente muito boa".
John Paul Jones acrescentou que, assim que se tornou claro que Robert Plant não se juntaria aos ensaios com o novo material, não seria meramente um Led Zeppelin com um novo vocalista. "De jeito nenhum, houve um tremendo mal-entendido. Eu disse 'naturalmente, se cairmos na estrada tocaremos algumas coisas do Zeppelin. Não há nenhum problema com isto. Na verdade ensaiamos 'Carouselambra' (do "In Through The Out Door"), que nunca tínhamos tocado ao vivo antes, e tínhamos bastante material novo finalizado. Mas Jimmy e eu não entramos num acordo em relação aos vocalistas... eu gostei bastante de Myles Kennedy. Ele atingia as notas, mas sua voz é completamente da voz de Robert, o que estava bom pra mim, pois seria uma banda totalmente diferente. Mas não funcionou legal com ele e seguimos adiante".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
As ordens de Malcolm Young para quem ia subir ao palco com o AC/DC
A banda rival do Genesis que Phil Collins diz apenas ter copiado o pessoal do jazz
O dia em que Robert Plant chorou assistindo Jimmy Page tocando com outra banda


O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
O disco do Led Zeppelin gravado em clima estressante que se tornou o preferido de Dave Mustaine
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
O integrante do Led Zeppelin que se sentiu inseguro na primeira turnê feita pela banda
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page achou que todos entenderiam, mas que nada!
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música
A banda que Paul Stanley viu ao vivo e mudou sua vida: "obra de Deus"



