Los Angeles: doc mostra transformação na capital mundial fonográfica
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 21 de abril de 2016
Nos anos 80, Lulu Santos cantava sobre o sonho de ir à Califórnia, viver a vida sobre as ondas e ser artista de cinema. O estado mais rico da federação norte-americana fascina desde a corrida do ouro, em meados do século XIX. Depois, ofuscou o mundo com as lantejoulas e diamantes de Hollywood.
Em termos musicais, porém, quem comandava gostos era Londres e Nova York, pelo menos até a segunda metade dos anos 1960. Parcialmente inspirados pelos Beatles, um grupo de artistas mudaria esse cenário e transformaria LA no centro mundial da canção. Essa é a história contada pelo documentário inglês Hotel California: LA from The Byrds to the Eagles (2007).
Ignorando os Beach Boys, o programa afirma que a partir do rock com pegada folk dos Byrds, a cidade passaria a ser viveiro de grandes artistas que primeiro tinham um tom mais politizado, mas com os desastres de 1969 – assassinato de Bob Kennedy, Sharon Tate e Martin Luther King – assumiram postura mais individualista e confessional, como Carole King, Joni Mitchell e James Taylor, mas sempre mantendo a acusticidade e a proximidade com as raízes folk, country e bluegrasss da cultura norte-americana.
Hotel California: LA from The Byrds to the Eagles adota o tom típico de relatos do gênero: conta a história em termos de gênese heroica e idealista, passando pela fase da aceitação e apogeu, desembocando na decadência e ruína. Esse último estágio é representado pelo country rock desavergonhadamente comercial e calculado pra vender da banda Eagles, para a qual o disco de platina foi inventado, tamanhas as vendas de seus álbuns.
Além do aspecto de conhecer/relembrar o trabalho de artistas hoje meio esquecidos como James Taylor, o programa serve para contextualizar melhor a revolta punk no lado americano do Atlântico (embora o oceano que banhe a Califórnia seja o Pacífico). Causava revolta o acústico, supostamente politizado e rural Crosby, Stills, Nash and Young fazer turnê mundial com aviões e helicópteros particulares?
Sem querer, o documentário também revela a cruel dicotomia racial que cindia a sociedade norte-americana. Não vemos sequer um artista negro na retomada da Americana. Por mais importante que tenha sido esse movimento, era de classe-média caucasiana.
Hotel California: LA from The Byrds to the Eagles está no Youtube, sem legendas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
"Esta é a banda dele"; Keith Richards revela quem era o verdadeiro líder dos Rolling Stones
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo
A homenagem do Red Hot Chili Peppers ao Guns N' Roses que causou problemas com Axl Rose

Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Mustaine, do Megadeth, "perdeu a credibilidade" e voltou a se drogar por conta de "Risk"
Confira resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Veja foto rara de formação original do Metallica
Zakk Wylde: "Black Sabbath com o Dio não é Black Sabbath"



