Valhalla: assista documentário sobre a história da revista
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 13 de julho de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
"A Valhalla sempre foi muito fiel aos leitores e aos fãs do Metal". Essas são as palavras de Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, a respeito da revista Valhalla, uma das principais publicações impressas especializadas em rock e heavy metal editadas no Brasil de 1996 a 2007.
A história da publicação é tema de um curta-metragem dirigido por Lucas Gervilla e Marta Schneider que foi lançado em Junho com quatro exibições nos cinemas de Sorocaba/SP. Intitulado "VMM - Valhalla Metal Magazine", o curta reúne entrevistas com pessoas que fizeram parte da equipe da revista, como o fundador e editor Eliton Tomasi, o fotógrafo Flávio Hopp, o colunista Amyr Cantusio Jr, além de personalidades do rock nacional, como o já citado Rafael Bittencourt, o proprietário da Die Hard Records, Fausto Mucin, entre outros.
Com produção executiva de Vinicius Vieira Tomasi, o projeto foi beneficiado com recursos da "LINC" - Lei de Incentivo a Cultura - da cidade de Sorocaba, onde a revista foi fundada e sempre manteve sua redação.
Além das exibições no cinema, o documentário "VMM - Valhalla Metal Magazine" teve 1500 cópias físicas em DVD distribuídas gratuitamente e agora está disponível online.
Fundada em Julho de 1996 ainda no formato fanzine, a Valhalla teve um total de 42 edições publicadas ao longo de 11 anos de atividades. Nesse período, chegou a fazer parte do rol de publicações da editora HMP, também responsável por outras revistas de destaque do mercado editorial voltado a música como a Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera e Percussão, etc, e nos dois últimos anos de atividades, passou a ser lançada no Brasil como a versão nacional da revista alemã Rock Hard, sendo então chamada Rock Hard-Valhalla.
Para o diretor Lucas Gervilla, que também chegou a ser colaborador da Valhalla, trabalhar neste documentário foi um desafio.
"O formato cinema documentário é sempre um desafio, pois cada filme apresenta suas particularidades. No caso do VMM o desafio foi contar em 15 minutos uma história de mais de uma década e que envolveu um número enorme de pessoas, inclusive eu. Ser colaborador da Valhalla foi meu primeiro trabalho dentro da área de comunicação, isso faz com que eu tenha um carinho especial pela revista. Hoje, mais de dez anos depois, poder fazer um filme sobre a revista é muito gratificante. Também foi muito legal ouvir as pessoas entrevistadas falarem sobre suas experiências e lembranças da Valhalla".
Ainda de acordo com o diretor, a ideia do filme foi não ter uma pauta pronta, mas permitir que os entrevistados falassem livremente sobre suas memórias da revista.
"A partir desses bate-papos fomos pensando em como construir uma narrativa que contemplasse esses 11 anos de Valhalla. O resultado foi bastante satisfatório. O público pode esperar um filme que resgata o espírito do faça-você-mesmo que a Valhalla sempre teve. Esperamos que isso traga boas lembranças aos antigos leitores e instigue as pessoas que não chegaram a conhecer a Valhalla a procurarem por uma crítica especializada e sem papas na língua".
Sobre a importância da Valhalla para o mercado editorial musical brasileiro, o ex-diretor da Editora HMP, Márcio Masulino Alves, em entrevista para o documentário, resumiu bem: "A Valhalla foi uma revista que marcou época e está fazendo muita falta. Por mais que hoje você tenha muita informação, a fonte e a qualidade nem sempre são confiáveis."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bill Hudson: "Meu problema não é com a banda Angra, nunca foi..."
A banda que mais se odiou na história e ganhou popularidade após longo hiato
Astros do rock: o patrimônio líquido de cada um


A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Bruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours
Metallica: os segredos de "Enter Sandman"
Quem vendeu mais discos no Brasil, Metallica ou Iron Maiden?
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia o Guns N' Roses?



