Ciência: estudo diz que pop é mais "drogado" que metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 09/11/16. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O rock e o metal não glorifica tanto o uso de drogas quanto as pessoas pensam. É o que revela um estudo acadêmico, feito pelo National Institute On Drug Abuse.

186 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands5000 acessosPhil Anselmo: "sou o melhor frontman do mundo!"

Enquanto o rock e o metal têm sido cada vez mais associados a uso de drogas, a pesquisa concluiu que as letras de músicas pop, hip-hop e de outros gêneros glorificam mais o consumo de tóxicos.

Há referências em letras de artistas pop, como The Weeknd, Lana Del Ray, Sia, Tove Lo e Selena Gomez. Existem, ainda, canções mais explícitas, como a ode ao ecstasy em "We Can't Stop", de Miley Cyrus.

Para o lado do rock e do metal, o Black Sabbath, banda com notáveis menções a drogas, foi o objeto de estudo mais considerado. Os doutores Kevin Conway e Patrick McGrain analisaram as letras de 156 músicas de todos os álbuns do grupo de Tony Iommi.

O resultado impressionou: apenas 13% das músicas do Black Sabbath fazem referência a drogas. E, desta quantidade, 60% dessas menções são negativas.

O estudo conclui: "Ao contrário da noção de que a música de heavy metal glorifica ou encoraja o uso de substâncias, as letras de Black Sabbath, como um todo, tecem um conto preventivo de como o uso persistente de substâncias pode sequestrar o livre arbítrio".

O estudo acadêmico pode ser conferido na íntegra no link abaixo.

http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10826084.2016.11...

Comente: Na sua opinião qual gênero musical mais glorifica as drogas?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

InglaterraInglaterra
Político acusado de ser nazista por causa do Sabbath

186 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands2332 acessosZakk Sabbath: banda de Zakk Wylde lança EP em junho571 acessosArquivo KZG: Gastão Moreira entrevista o Black Sabbath em 1992621 acessosHeavy Lero: Black Sabbath na edição #100, por Gastão e Clemente0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Black SabbathBlack Sabbath
Entre piores letras em votação de rádio britânica

RoadrunnerRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos

Ao vivoAo vivo
Álbuns clássicos que você deveria conhecer

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 10 de novembro de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"

Phil AnselmoPhil Anselmo
"Eu sou o melhor frontman do mundo!"

Lita FordLita Ford
Cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie Sambora

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Avril Lavigne muito antes da fama

5000 acessosBlack Sabbath: a polêmica capa do primeiro álbum5000 acessosMetal sueco: site elege as dez melhores bandas da Suécia5000 acessosCinema: Participações de astros do rock em filmes5000 acessosCradle Of Filth: Dani Filth comenta relação com o Ocultismo5000 acessosVícios: As 10 melhores músicas sobre drogas5000 acessosSlipknot: Corey Taylor dá tapa em lutador da WWE

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online