Pequeno Céu: fusion gratuito de Belo Horizonte

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Roberto Rillo Bíscaro
Enviar correções  |  Ver Acessos

Pequeno Céu é um combo instrumental mineiro formado por Manuel Horta (guitarra e metalofone), Renato Moura (percussões), Ciro Trevisan (bateria e trompete), Matheus Rocha (baixo, guitarra, metalofone, escaleta e flauta) e Bernardo Bauer (guitarra, violão e baixo).

Black Sabbath: mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill WardSlash: guitarrista escolhe seus riffs favoritos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seu perfil no Facebook, a banda assim se apresenta:

Um encontro entre afluentes musicais.

"Sargaço" é um nome comum dado a diversos tipos de algas marinhas encontradas em regiões tropicais. No litoral do Brasil, por exemplo, existem várias espécies de sargaço que tendem a formar colônias no encontro entre as águas do mar com os rios que nele deságuam. Tomando esse fenômeno em sua natureza poética como referência de um encontro entre diferentes perspectivas e aclimatamentos musicais, a banda Pequeno Céu deu nome ao seu segundo disco, Sargaço, lançado em dezembro de 2014. Disco que encerra um longo período de cinco anos desde o lançamento do disco homônimo, Pequeno Céu (2009), inteiramente produzido e gravado pelo guitarrista Manuel Horta.

O disco de um homem só, produzido por Manuel, cujos tons ensolarados e definidos pelo próprio músico como "samba duro", uma mistura entre a música popular brasileira e o math-rock, em Sargaço, dão espaço ao encontro entre sete músicos e uma aposta na profusão de gêneros e na liberdade musical. Da junção entre Horta e os novos adeptos do samba duro, em 2011, o Pequeno Céu se construiu como uma banda e buscou novas sonoridades e inspirações. A vontade de reviver as antigas canções de Pequeno Céu originou uma nova forma de encarar a música resultando no segundo disco. Uma obra livre que ganha corpo através de uma transfiguração do post-rock instrumental, tomado pela percussividade do afrobeat, a sincopagem do jazz e do math-rock, ou das referências ao samba e ao universo da música popular brasileira.

Atualmente, o Pequeno Céu é formado por Manuel Horta (guitarra e metalofone), Renato Moura (percussões), Ciro Trevisan (bateria e trompete), Matheus Rocha (baixo, guitarra, metalofone, escaleta e flauta), Bernardo Bauer (guitarra, violão e baixo). Dessa forma, o grupo encontra seu som em ondas que vão além da imanente brasilidade, para se aventurar em outros territórios musicais, compondo uma cartografia sonora sem limites ou especificidades, nesse que nunca quis ser um projeto conceitual, mas somente a presença de intuições diletantes em forma de música.

https://www.facebook.com/pg/bandapequenoceu

Em abril, os mineiros lançaram seu terceiro LP, Praia Vermelha, que, como os outros dois, está de graça no Bandcamp:

https://pequenoceu.bandcamp.com/




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Pequeno Céu"


Black Sabbath: mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill WardBlack Sabbath
Mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill Ward

Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritosSlash
Guitarrista escolhe seus riffs favoritos


Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.

Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336