Nirvana: a curiosa ideia de Kurt Cobain para a capa de "Nevermind"
Por Igor Miranda
Fonte: Milanote
Postado em 12 de novembro de 2018
O artista Robert Fisher revelou, em entrevista ao Milanote, que o líder do Nirvana, Kurt Cobain, tinha uma ideia bem curiosa para a capa do álbum "Nevermind", de 1991. Segundo Fisher, Cobain gostaria de retratar um parto debaixo d'água em vez de mostrar o icônico bebê sob as mesmas circunstâncias.
"Kurt queria um bebê nascendo debaixo d'água. Naquela época pré-internet, você tinha que ir a uma livraria e tentar encontrar fotos em livros infantis. Foi o que fiz, mas não tinha jeito. Não consegui achar fotos boas e eram todas 'gráficas' demais para serem usadas", contou o artista.
Com a ideia original descartada, a banda considerou ter apenas o bebê, sem parto, na capa de "Nevermind". Todavia, era necessário ter algo sendo exibido além da criança.
"Kurt deu a ideia de colocar um anzol para deixar mais ameaçador. Passamos uma tarde pensando em todas as coisas engraçadas que poderíamos colocar no anzol, como um pedaço de carne crua, um CD ou algo que simbolizasse música. Fomos almoçar e pensamos em coisas como um burrito, um cachorro... levaram horas. Não lembro quem deu a ideia de uma nota de dólar, mas todos gostaram e foi isso", disse.
Segundo Robert Fisher, foram feitas entre 40 e 50 fotos de diferentes bebês no mesmo contexto. "Havia apenas uma que era perfeita. A posição, o olhar do bebê, a forma em que os braços estavam abertos como se estivesse alcançando alguma coisa. Foi a que escolhi. Antes dos computadores, havia caras em salas escuras ganhando muito dinheiro para fazer o que se faz no Photoshop. A foto foi escaneada e marcamos onde entrariam o dólar e as bolhas, além de pedir para tirar o chão. A foto só voltava cinco dias depois", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps