Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer diz que nunca foi, de fato, um guitarrista
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 06 de fevereiro de 2020
O guitarrista Josh Klinghoffer falou sobre a sua passagem pelo Red Hot Chili Peppers, iniciada em 2009 e encerrada no último mês de dezembro para o retorno de John Frusciante, em longa entrevista à Rolling Stone. Em um dos momentos mais notáveis de seu depoimento, o músico opinou a respeito das comparações com John Frusciante, seu antecessor (e sucessor).
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Klinghoffer pontuou que nem todos os fãs compreendiam a situação de sua entrada para o Chili Peppers. "Quando me juntei à banda, eu mal estava tocando guitarra. Não tenho redes sociais, mas sei que a internet adora me comparar com John e falar sobre o quanto eu não me comparava a ele", afirmou.
Em seguida, ele reforçou que não é exatamente um guitarrista. "Eu sempre pensava: 'vocês não entendem'. Eu mal estava tocando guitarra. Poder entrar e fazer tudo isso foi a maior conquista, na minha visão, porque eu nunca fui um guitarrista. Era engraçado o fato de que me ofendiam e me comparavam com John o tempo todo", afirmou o músico, que também toca baixo, bateria e é cantor, tendo gravado com nomes do porte de PJ Harvey, Beck, Gnarls Barkley e o próprio John Frusciante, em carreira solo.
O jornalista, então, perguntou se as comparações são injustas. "Eu não diria injustas", respondeu Josh. "É compreensível, mas se eles entendessem o que eu trouxe para a banda em diferentes níveis além da parte musical...", completou.
O guitarrista acrescentou alguns pontos: "O fato de eu poder entrar para o Chili Peppers e fazer todo mundo sentir que nada havia mudado, pois eu estava por ali antes (como músico de turnês). Também pude ter uma linguagem musical, não a mesma de John, mas comecei a criar uma e era amigo de todos".
Por fim, Klinghoffer destacou: "Eles são uma banda há muito tempo, existiam conflitos pessoais e muitas emoções. Fui capaz de aliviar isso, permitindo que a banda seguisse em frente".
A demissão
Na mesma entrevista, Josh Klinghoffer detalhou como foi o aviso de que seria demitido. "Estavam todos sentados no jardim e Flea parecia sombrio quando entrei. Ele foi direto e disse: 'decidimos chamar John de volta'. Fiquei em silêncio por um segundo e respondi: 'não estou surpreso - gostaria de ter feito mais para que isso se tornasse algo impossível, mas estou feliz por vocês'. Fiquei feliz por John e amo aqueles caras. Nunca me vi como merecendo estar ali no lugar dele", afirmou.
Ele ainda comentou que não gosta muito dos dois álbuns que gravou com a banda, "I'm With You" e "The Getaway", e que queria resgatar uma sonoridade dos tempos de "The Uplift Mofo Party Plan", produzido ainda com Hillel Slovak em 1987. "Sempre quis a sonoridade crua e enérgica do Chili Peppers. Parte de mim queria uma sonoridade como a de 1986, talvez com duas ou três baladas no disco, mas eu sempre estava tentando fazer com que a banda soasse como na turnê de 'The Uplift Mofo Party Plan' (1987). É o meu grande arrependimento, pois parece que os discos que fizemos durante minha passagem são apenas de minha responsabilidade... não sei, de fato, o quanto eu tive a ver com tudo isso", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti

Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer revela com detalhes como foi demitido
Flea revela - e mostra - as linhas de baixo do RHCP mais difíceis de tocar
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Sammy Hagar: Eddie Van Halen é uma piada perto de Satriani?
LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos


