Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer diz que nunca foi, de fato, um guitarrista
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 06 de fevereiro de 2020
O guitarrista Josh Klinghoffer falou sobre a sua passagem pelo Red Hot Chili Peppers, iniciada em 2009 e encerrada no último mês de dezembro para o retorno de John Frusciante, em longa entrevista à Rolling Stone. Em um dos momentos mais notáveis de seu depoimento, o músico opinou a respeito das comparações com John Frusciante, seu antecessor (e sucessor).
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Klinghoffer pontuou que nem todos os fãs compreendiam a situação de sua entrada para o Chili Peppers. "Quando me juntei à banda, eu mal estava tocando guitarra. Não tenho redes sociais, mas sei que a internet adora me comparar com John e falar sobre o quanto eu não me comparava a ele", afirmou.
Em seguida, ele reforçou que não é exatamente um guitarrista. "Eu sempre pensava: 'vocês não entendem'. Eu mal estava tocando guitarra. Poder entrar e fazer tudo isso foi a maior conquista, na minha visão, porque eu nunca fui um guitarrista. Era engraçado o fato de que me ofendiam e me comparavam com John o tempo todo", afirmou o músico, que também toca baixo, bateria e é cantor, tendo gravado com nomes do porte de PJ Harvey, Beck, Gnarls Barkley e o próprio John Frusciante, em carreira solo.
O jornalista, então, perguntou se as comparações são injustas. "Eu não diria injustas", respondeu Josh. "É compreensível, mas se eles entendessem o que eu trouxe para a banda em diferentes níveis além da parte musical...", completou.
O guitarrista acrescentou alguns pontos: "O fato de eu poder entrar para o Chili Peppers e fazer todo mundo sentir que nada havia mudado, pois eu estava por ali antes (como músico de turnês). Também pude ter uma linguagem musical, não a mesma de John, mas comecei a criar uma e era amigo de todos".
Por fim, Klinghoffer destacou: "Eles são uma banda há muito tempo, existiam conflitos pessoais e muitas emoções. Fui capaz de aliviar isso, permitindo que a banda seguisse em frente".
A demissão
Na mesma entrevista, Josh Klinghoffer detalhou como foi o aviso de que seria demitido. "Estavam todos sentados no jardim e Flea parecia sombrio quando entrei. Ele foi direto e disse: 'decidimos chamar John de volta'. Fiquei em silêncio por um segundo e respondi: 'não estou surpreso - gostaria de ter feito mais para que isso se tornasse algo impossível, mas estou feliz por vocês'. Fiquei feliz por John e amo aqueles caras. Nunca me vi como merecendo estar ali no lugar dele", afirmou.
Ele ainda comentou que não gosta muito dos dois álbuns que gravou com a banda, "I'm With You" e "The Getaway", e que queria resgatar uma sonoridade dos tempos de "The Uplift Mofo Party Plan", produzido ainda com Hillel Slovak em 1987. "Sempre quis a sonoridade crua e enérgica do Chili Peppers. Parte de mim queria uma sonoridade como a de 1986, talvez com duas ou três baladas no disco, mas eu sempre estava tentando fazer com que a banda soasse como na turnê de 'The Uplift Mofo Party Plan' (1987). É o meu grande arrependimento, pois parece que os discos que fizemos durante minha passagem são apenas de minha responsabilidade... não sei, de fato, o quanto eu tive a ver com tudo isso", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer revela com detalhes como foi demitido
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
A opinião de Chad Smith do Red Hot Chili Peppers sobre a banda alemã Rammstein


