Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer diz que nunca foi, de fato, um guitarrista
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 06 de fevereiro de 2020
O guitarrista Josh Klinghoffer falou sobre a sua passagem pelo Red Hot Chili Peppers, iniciada em 2009 e encerrada no último mês de dezembro para o retorno de John Frusciante, em longa entrevista à Rolling Stone. Em um dos momentos mais notáveis de seu depoimento, o músico opinou a respeito das comparações com John Frusciante, seu antecessor (e sucessor).
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Klinghoffer pontuou que nem todos os fãs compreendiam a situação de sua entrada para o Chili Peppers. "Quando me juntei à banda, eu mal estava tocando guitarra. Não tenho redes sociais, mas sei que a internet adora me comparar com John e falar sobre o quanto eu não me comparava a ele", afirmou.
Em seguida, ele reforçou que não é exatamente um guitarrista. "Eu sempre pensava: 'vocês não entendem'. Eu mal estava tocando guitarra. Poder entrar e fazer tudo isso foi a maior conquista, na minha visão, porque eu nunca fui um guitarrista. Era engraçado o fato de que me ofendiam e me comparavam com John o tempo todo", afirmou o músico, que também toca baixo, bateria e é cantor, tendo gravado com nomes do porte de PJ Harvey, Beck, Gnarls Barkley e o próprio John Frusciante, em carreira solo.
O jornalista, então, perguntou se as comparações são injustas. "Eu não diria injustas", respondeu Josh. "É compreensível, mas se eles entendessem o que eu trouxe para a banda em diferentes níveis além da parte musical...", completou.
O guitarrista acrescentou alguns pontos: "O fato de eu poder entrar para o Chili Peppers e fazer todo mundo sentir que nada havia mudado, pois eu estava por ali antes (como músico de turnês). Também pude ter uma linguagem musical, não a mesma de John, mas comecei a criar uma e era amigo de todos".
Por fim, Klinghoffer destacou: "Eles são uma banda há muito tempo, existiam conflitos pessoais e muitas emoções. Fui capaz de aliviar isso, permitindo que a banda seguisse em frente".
A demissão
Na mesma entrevista, Josh Klinghoffer detalhou como foi o aviso de que seria demitido. "Estavam todos sentados no jardim e Flea parecia sombrio quando entrei. Ele foi direto e disse: 'decidimos chamar John de volta'. Fiquei em silêncio por um segundo e respondi: 'não estou surpreso - gostaria de ter feito mais para que isso se tornasse algo impossível, mas estou feliz por vocês'. Fiquei feliz por John e amo aqueles caras. Nunca me vi como merecendo estar ali no lugar dele", afirmou.
Ele ainda comentou que não gosta muito dos dois álbuns que gravou com a banda, "I'm With You" e "The Getaway", e que queria resgatar uma sonoridade dos tempos de "The Uplift Mofo Party Plan", produzido ainda com Hillel Slovak em 1987. "Sempre quis a sonoridade crua e enérgica do Chili Peppers. Parte de mim queria uma sonoridade como a de 1986, talvez com duas ou três baladas no disco, mas eu sempre estava tentando fazer com que a banda soasse como na turnê de 'The Uplift Mofo Party Plan' (1987). É o meu grande arrependimento, pois parece que os discos que fizemos durante minha passagem são apenas de minha responsabilidade... não sei, de fato, o quanto eu tive a ver com tudo isso", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
Metaleiros fazem Mosh na baleia da Faria Lima ao som de Gojira
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Sepultura lança "The Cloud of Unknowing", último EP de sua carreira
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer revela com detalhes como foi demitido
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Netflix resgata peça-chave do Red Hot Chili Peppers em documentário elogiado por Barcinski
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Red Hot Chili Peppers está prestes a emplacar sétima música no Clube do Bilhão do Spotify
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Flea afirma que seu companheiro Anthony Kiedis não se considera um músico


