Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer diz que nunca foi, de fato, um guitarrista
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 06 de fevereiro de 2020
O guitarrista Josh Klinghoffer falou sobre a sua passagem pelo Red Hot Chili Peppers, iniciada em 2009 e encerrada no último mês de dezembro para o retorno de John Frusciante, em longa entrevista à Rolling Stone. Em um dos momentos mais notáveis de seu depoimento, o músico opinou a respeito das comparações com John Frusciante, seu antecessor (e sucessor).
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Klinghoffer pontuou que nem todos os fãs compreendiam a situação de sua entrada para o Chili Peppers. "Quando me juntei à banda, eu mal estava tocando guitarra. Não tenho redes sociais, mas sei que a internet adora me comparar com John e falar sobre o quanto eu não me comparava a ele", afirmou.
Em seguida, ele reforçou que não é exatamente um guitarrista. "Eu sempre pensava: 'vocês não entendem'. Eu mal estava tocando guitarra. Poder entrar e fazer tudo isso foi a maior conquista, na minha visão, porque eu nunca fui um guitarrista. Era engraçado o fato de que me ofendiam e me comparavam com John o tempo todo", afirmou o músico, que também toca baixo, bateria e é cantor, tendo gravado com nomes do porte de PJ Harvey, Beck, Gnarls Barkley e o próprio John Frusciante, em carreira solo.
O jornalista, então, perguntou se as comparações são injustas. "Eu não diria injustas", respondeu Josh. "É compreensível, mas se eles entendessem o que eu trouxe para a banda em diferentes níveis além da parte musical...", completou.
O guitarrista acrescentou alguns pontos: "O fato de eu poder entrar para o Chili Peppers e fazer todo mundo sentir que nada havia mudado, pois eu estava por ali antes (como músico de turnês). Também pude ter uma linguagem musical, não a mesma de John, mas comecei a criar uma e era amigo de todos".
Por fim, Klinghoffer destacou: "Eles são uma banda há muito tempo, existiam conflitos pessoais e muitas emoções. Fui capaz de aliviar isso, permitindo que a banda seguisse em frente".
A demissão
Na mesma entrevista, Josh Klinghoffer detalhou como foi o aviso de que seria demitido. "Estavam todos sentados no jardim e Flea parecia sombrio quando entrei. Ele foi direto e disse: 'decidimos chamar John de volta'. Fiquei em silêncio por um segundo e respondi: 'não estou surpreso - gostaria de ter feito mais para que isso se tornasse algo impossível, mas estou feliz por vocês'. Fiquei feliz por John e amo aqueles caras. Nunca me vi como merecendo estar ali no lugar dele", afirmou.
Ele ainda comentou que não gosta muito dos dois álbuns que gravou com a banda, "I'm With You" e "The Getaway", e que queria resgatar uma sonoridade dos tempos de "The Uplift Mofo Party Plan", produzido ainda com Hillel Slovak em 1987. "Sempre quis a sonoridade crua e enérgica do Chili Peppers. Parte de mim queria uma sonoridade como a de 1986, talvez com duas ou três baladas no disco, mas eu sempre estava tentando fazer com que a banda soasse como na turnê de 'The Uplift Mofo Party Plan' (1987). É o meu grande arrependimento, pois parece que os discos que fizemos durante minha passagem são apenas de minha responsabilidade... não sei, de fato, o quanto eu tive a ver com tudo isso", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Brian Jones escondia dos Stones que ganhava mais dinheiro e espancava fãs?
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir

Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer revela com detalhes como foi demitido
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Flea: "Já pensei em deixar o RHCP um milhão de vezes"


