Heavy metal: estilo nasceu da química do Sabbath e não do Cream ou Led, diz Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: Guitar World
Postado em 02 de abril de 2020
O guitarrista Tony Iommi revelou, em entrevista à Guitar World, qual a sua visão a respeito da criação do heavy metal enquanto estilo. O músico acredita que o som pesado de sua banda, o Black Sabbath, vista como pioneira do gênero, nasceu puramente da química dos integrantes e não como uma "evolução natural" do que grupos como Cream ou Led Zeppelin estavam fazendo.
Black Sabbath - Mais Novidades
Iommi falou sobre o assunto após o entrevistador perguntar: "Quando o metal surgiu, para o qual você e sua guitarra SG foram fundamentais, foi uma evolução natural de bandas como Cream e Led Zeppelin ou foi a química entre vocês quatro?". Iommi respondeu: "Foi, absolutamente, a química".
Em seguida, o músico explicou que nunca imaginava que se juntaria com o vocalista Ozzy Osbourne e o baixista Geezer Butler, embora já tocasse com o baterista Bill Ward em uma banda de blues anteriormente. "Geezer tinha uma banda que tocava no mesmo lugar que a gente e ficava usando ácido e escalando paredes. Nem imaginávamos que tocaríamos com ele um dia. Eu estudava com Ozzy e nem sabia que ele era cantor", contou.
Tony Iommi destacou que quando os quatro músicos se juntaram, ficou até difícil de definir um estilo próprio inicialmente. "Começamos tocando esses blues de 12 compassos e no primeiro show, eu nem sabia o que eles iriam vestir. Geezer chegou com um vestido longo hippie. Usei minha jaqueta de couro. Ozzy chegou com uma camiseta e um cachecol no pescoço. Eu pensava: 'caramba, somos um bando bem estranho'. Mas isso deu certo", disse.
A decisão por seguir para uma sonoridade mais obscura veio naturalmente, já que Geezer e Tony gostavam de filmes de terror e coisas do tipo. "Curtíamos o sobrenatural e pensávamos que seria legal trazer o sentimento de medo e emoção de um filme de terror para a música. Tentávamos criar algo na música que desse a luz e a sombra. Algo que assustasse, como a música 'Black Sabbath' acabou fazendo", afirmou.
O músico ainda contou que a fama de "bruxos" acabou pegando. "Por algum tempo, as pessoas sequer conversavam com a gente, porque achavam que iríamos transformá-las em peixes ou algo do tipo. A reputação foi se construindo", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal


Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A música do Black Sabbath que tem o melhor riff de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
O guitarrista preferido de James Hetfield; "ele me inspirou a querer tocar pesado"
Por que Keith Richards odeia David Bowie, Bob Dylan, Prince, Metallica e Black Sabbath


