Heavy metal: estilo nasceu da química do Sabbath e não do Cream ou Led, diz Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: Guitar World
Postado em 02 de abril de 2020
O guitarrista Tony Iommi revelou, em entrevista à Guitar World, qual a sua visão a respeito da criação do heavy metal enquanto estilo. O músico acredita que o som pesado de sua banda, o Black Sabbath, vista como pioneira do gênero, nasceu puramente da química dos integrantes e não como uma "evolução natural" do que grupos como Cream ou Led Zeppelin estavam fazendo.
Black Sabbath - Mais Novidades
Iommi falou sobre o assunto após o entrevistador perguntar: "Quando o metal surgiu, para o qual você e sua guitarra SG foram fundamentais, foi uma evolução natural de bandas como Cream e Led Zeppelin ou foi a química entre vocês quatro?". Iommi respondeu: "Foi, absolutamente, a química".
Em seguida, o músico explicou que nunca imaginava que se juntaria com o vocalista Ozzy Osbourne e o baixista Geezer Butler, embora já tocasse com o baterista Bill Ward em uma banda de blues anteriormente. "Geezer tinha uma banda que tocava no mesmo lugar que a gente e ficava usando ácido e escalando paredes. Nem imaginávamos que tocaríamos com ele um dia. Eu estudava com Ozzy e nem sabia que ele era cantor", contou.
Tony Iommi destacou que quando os quatro músicos se juntaram, ficou até difícil de definir um estilo próprio inicialmente. "Começamos tocando esses blues de 12 compassos e no primeiro show, eu nem sabia o que eles iriam vestir. Geezer chegou com um vestido longo hippie. Usei minha jaqueta de couro. Ozzy chegou com uma camiseta e um cachecol no pescoço. Eu pensava: 'caramba, somos um bando bem estranho'. Mas isso deu certo", disse.
A decisão por seguir para uma sonoridade mais obscura veio naturalmente, já que Geezer e Tony gostavam de filmes de terror e coisas do tipo. "Curtíamos o sobrenatural e pensávamos que seria legal trazer o sentimento de medo e emoção de um filme de terror para a música. Tentávamos criar algo na música que desse a luz e a sombra. Algo que assustasse, como a música 'Black Sabbath' acabou fazendo", afirmou.
O músico ainda contou que a fama de "bruxos" acabou pegando. "Por algum tempo, as pessoas sequer conversavam com a gente, porque achavam que iríamos transformá-las em peixes ou algo do tipo. A reputação foi se construindo", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Biff Byford afirma que novo disco do Saxon será lançado em janeiro de 2027
Tarja Turunen aposenta de vez o salto alto nos shows
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Os 5 álbuns que marcaram Márcio Jameson, do Holocausto e loja Aplace
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Brann Dailor afirma que novo disco de estúdio do Mastodon está finalizado
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
A pergunta bizarra que médico fez para Ozzy Osbourne em hospício
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Ronnie James Dio: a real opinião dele sobre Ozzy Osbourne, resumida em entrevistas
De 1970 a 2025: uma música de cada ano gravada por bandas de heavy metal


