RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Noel Gallagher e o álbum que é tão ruim que deve ser ouvido apenas uma vez e chapado

A música com que Robert Plant conquistou Jimmy Page em seu teste para o Led Zeppelin

Por que a balada "Silent Lucidity" fez sucesso, segundo o vocalista Geoff Tate

O músico que apontou falhas no "Revolver" dos Beatles: "É uma porcaria, de verdade"

Chitãozinho e Xororó sobre feat dos sonhos; "Curto Linkin Park, Motörhead. Seria inusitado"

Diretor explica por que Os Mutantes foram deixados de fora do documentário de Rita Lee

Marty Friedman: "Era como uma música pop, se você puder chamar assim."

A canção do Pink Floyd que Gilmour disse ser "ótima", mas nunca mais quer ouvir

O grande erro do The Doors que fez a banda ficar decadente, segundo Caetano Veloso

A música obscura que Geddy Lee disse ter reinventado o baixo progressivo; "É tão poderosa"

Paul Stanley relembra como foi ouvir Van Halen pela primeira vez: "Mudou o jogo"

Rob Halford está arrasado por não poder participar de último show do Black Sabbath

Metallica provoca tremor do solo durante show nos Estados Unidos

O quesito que era o ponto fraco do Pink Floyd mesmo no auge, segundo David Gilmour

Membro do Black Sabbath tem pesadelo com o show de despedida: "Sonhei que tudo dá errado"


Stamp

Costume Blue: lançado clipe mostrando lado festivo do blues

Por JC ARAUJO
Postado em 31 de maio de 2020

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Um bluseiro americano que escutar ‘Fogo’, nova música da banda paulista Costume Blue a ganhar vídeo, certamente ficará intrigado. Afinal, os elementos do blues estão ali, claríssimos – inclusive com a marca de "raiz" plantada e colhida nos solos do Sul. Mas o ouvido identifica "algo" incomum no gênero afro-americano. Esse "algo" é um molho rítmico contagiante, cultivado e condimentado em solo brasileiro, nordestino. Mas especificamente, vem do baião, gênero que se eternizou em diversas composições de Luiz Gonzaga com Zé Dantas e Humberto Teixeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Fizemos uma espécie de baião de dois com o blues, pois misturamos o baião nordestino com o rockabilly", comenta o vocalista Marcelo Bulhões. De fato o ouvinte identifica um "molho" brasileiro com triângulo e batida de zabumba – na verdade uma alfaia. Cristiano Araujo, baterista e compositor, dispensou o arsenal intrincado do instrumento e se concentrou apenas na caixa. Foi o que deu a direção de "balanço" a essa espécie de blues-forró.

‘Fogo’ traz a marca que singulariza a banda, em que a identidade do grupo reside na capacidade de "customizar" diferentes ritmos e gêneros sem produzir nenhuma colcha de retalhos musical. "Nunca precisamos fazer esforço para essas combinações, para forçar a costura. Já estava tudo ali, fundido", diz Ricardo Marins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tal caminho se argamassou com o álbum Ausência" (2019), o segundo da carreira da banda. Se no álbum as faixas ‘Fogo’, ‘Fuligem’ e ‘Entulho do Tempo’ são como blues nordestinos, em outras, como ‘Febre’ e ‘Contanto que Eu Vá’, a tonalidade é do rock e da canção brasileira. Mas o resultado é um raro senso de unidade.

Enquanto o vocalista Marcelo Bulhões, que também assume em algumas faixas a guitarra, o violão dobro e instrumentos de percussão como alfaia e triângulo, traz consigo o sangue nordestino, mais precisamente alagoano, na veia, Cristiano Araujo é o baterista que não esconde sua paixão pelo heavy metal. Aos dois, somam-se a ousadia de Ricardo Marins (que junto com Marcelo e Cristiano também assina a composição de ‘Fogo’) nos teclados, a pegada soul de raiz de Celso "Blues" Ferreira no baixo e a experiência de Alessandro Sá, produtor musical e responsável pela guitarra solo do álbum "Ausência".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto ao clipe de ‘Fogo’, mais especificamente um lyric video (áudio acompanhado de letra e imagens), recebeu direção de Marcos Américo (Tuca), professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mídia e Tecnologia da Unesp. A opção pelas imagens antigas se fez necessária como alternativa nesses tempos de isolamento social pelo coronavírus. Com talento de alfaiate audiovisual, Tuca costurou imagens antigas dos negros do Sul dos Estados Unidos em momentos festivos, contagiantes.

"De modo geral, o blues é visto como lamentação, mas essa é só uma das vertentes", lembra Cristiano Araujo. Se no blues também há alegria e vibração, a despeito de todo o sofrimento do povo negro, nas imagens do lyric video de ‘Fogo’ é como se esse o povo voltasse à vida para um festa coletiva. Mas agora dançando ao som de zabumba e triângulo nordestino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em tempos de reclusão e intolerância, é uma celebração que ultrapassa limites culturais e fronteiras de tempo e espaço.

O lyric video de ‘Fogo’, do Costume Blue, pode ser assistido no canal oficial da banda no YouTube, em todas as redes sociais/mídias do grupo, ou diretamente abaixo.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS