O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Por Bruce William
Postado em 19 de novembro de 2025
Quando se fala em riff do Guns N' Roses, a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente é "Sweet Child O' Mine". A abertura daquele solo melódico virou cartão de visitas da banda e de Slash para o grande público. Mas, quando o próprio guitarrista foi convidado a escolher qual riff deixa ele mais orgulhoso, a resposta tomou outro caminho.
Em novembro de 2009, o MusicRadar conversou com Slash especificamente sobre riffs. Logo de cara, ele tentou definir o que era, para ele, um "riff matador": "um riff matador... Algo que seja memorável, algo profundo, algo que obviamente tenha a seleção certa de notas para fazer com que soe fodasticamente atrativo, eu acho. Tem que ter um ótimo som e tem que ter um bom ataque. Há vários elementos diferentes mas eu acho que a coisa mais importante é algo que seja realmente cativante e algo que fica em você."
Guns N' Roses - Mais Novidades

Quando o assunto passou para os riffs favoritos de outros artistas, Slash não teve dúvida em olhar para o Led Zeppelin. Ele comentou que a banda de Jimmy Page é, na visão dele, quem mais acumulou ideias fortes de guitarra: "Led Zeppelin tem provavelmente o maior acervo de riffs matadores, mais do que qualquer outra banda, sabe. Eu estava pensando em 'Whole Lotta Love'. Eu me lembro quando aquele disco saiu - foda, eu era uma criancinha. Mas você sabe 'Black Dog' é outro. O Zeppelin tem provavelmente o maior acervo de riffs matadores, mais do que qualquer outra banda, sabe. Eu poderia continuar... tem tantos grandes riffs, que é difícil escolher qual é o número um."
Na sequência, veio a pergunta que mexe com o ego de qualquer guitarrista: qual riff próprio deixa mais orgulhoso. Em vez de apontar direto para o maior hit, ele começou lembrando de outras faixas do "Appetite for Destruction": "'Paradise City', eu sempre achei que era ótimo. 'Rocket Queen' era algo pelo qual eu sempre tive muito carinho. E 'Welcome To The Jungle' é ótimo." Só depois disso ele mencionou "Sweet Child O' Mine", mas já preparando a comparação que fecharia a resposta.
Slash não desmereceu o riff que o consagrou, mas deixou claro que a preferência pessoal é outra: "Todos parecem gostar de 'Sweet Child O' Mine' e é um riff muito legal, mas provavelmente opto por 'Welcome To The Jungle' e não 'Sweet Child O' Mine'." Vindo de quem criou os dois, a frase joga um pouco de luz sobre como ele enxerga o próprio repertório: "Sweet Child" pode ter virado o hino obrigatório, mas é o riff de "Welcome To The Jungle" - aquele que abre o "Appetite for Destruction" com tudo - que, na cabeça do guitarrista, representa melhor a ideia de "riff matador" que ele tenta perseguir desde o começo da carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritos
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
A dupla de rappers que Slash disse que sempre vinha com algo interessante
A opinião de Zakk Wylde quando viu Guns N' Roses pela primeira vez
A lenda do hard rock que não odeia o grunge e até sente orgulho do movimento


