Roger Waters detona David Gilmour por não deixá-lo usar redes do Pink Floyd
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter / Prog
Postado em 19 de maio de 2020
Os conflitos entre Roger Waters e David Gilmour, antigos colegas de Pink Floyd, parecem estar longe do fim. Waters, que deixou a banda em 1985, divulgou um vídeo nesta terça-feira (19) para criticar Gilmour, responsável por liderar o grupo a partir de então, por um suposto banimento do site e das redes sociais oficiais do Floyd.
A situação teve início após Roger Waters publicar, anteriormente, um vídeo tocando a música "Mother". O músico, então, se questionou: por que ele não pode compartilhar nenhum tipo de conteúdo, nem mesmo essa filmagem, nos canais oficias do Pink Floyd?
"Um milhão e meio de pessoas assistiram à nossa nova versão de 'Mother', o que é adorável, aquece meu coração. Mas isso traz a pergunta: por que esse vídeo não está disponível no site que diz ser a página oficial do Pink Floyd? A resposta é que nada meu está no site - David Gilmour me baniu do site", afirmou Waters, inicialmente, conforme transcrição da Prog.
O vocalista e baixista, que também foi o principal compositor do Pink Floyd durante sua passagem pela banda, contou que, há um ano, reuniu os integrantes ainda vivos - David Gilmour e o baterista Nick Mason - em um hotel para propor "todos os tipos de medidas para superar esse terrível impasse". "Lamento dizer, mas isso não rendeu frutos", disse.
Roger destacou que chegou a pedir para que pudesse utilizar o site e as redes do Pink Floyd para promover seus projetos. "As 30 milhões de pessoas inscritas nas páginas do Pink Floyd fizeram isso por conta do trabalho que nós cinco criamos: Syd (Barrett, vocalista e guitarrista nos anos 1960), eu, Rick (Wright, tecladista), Nick e David ao longo de vários anos. Parece justo que todos tenhamos acesso igual a todos vocês e possamos compartilhar nossos projetos", afirmou.
A proposta também foi negada. Segundo Waters, o responsável por dizer "não" seria David Gilmour. "David acha que é o dono, pois eu saí em 1985. Acha que ele é o Pink Floyd e eu sou irrelevante, por isso, deveria ficar calado", disse.
Waters aponta que, enquanto não pode compartilhar nada nas redes do Pink Floyd, Gilmour divulga até mesmo projetos da esposa dele, Polly Samson, na página - como as recentes lives que os dois estão realizando em família para promover o novo livro dela, "A Theatre for Dreamers". "Meus amigos me perguntam: 'por que nós temos que assistir Polly Samson todo ano, todo mês, com os Von Trapps lendo trechos de seus romances para nos fazer dormir?'. É uma boa pergunta", afirmou.
O músico cita que projetos relacionados ao Pink Floyd, como suas recentes turnês tocando músicas da banda ou o filme "Us + Them", que recapitula a tour mais recente, sequer foram mencionados pelos canais oficiais. "Devemos nos manifestar contra isso. Ou, então, que mudem o nome da banda para Spinal Tap", disse.
Veja:
Reclamação já havia sido feita em 2019
Em outubro de 2019, durante entrevista à Rolling Stone, Roger Waters havia comentado que tentou o "plano de paz", em especial, com David Gilmour. Na ocasião, ele não citou o nome de Nick Mason.
Waters disse que se reaproximou porque queria anunciar seu novo filme-concerto, "Us + Them", no site oficial do Pink Floyd. Porém, não foi possível, pois David Gilmour o "censurou". "Gostaria que ele me deixasse anunciar o filme no site do Pink Floyd. Não é permitido. Ele censurou e eu não tenho permissão para divulgar nada ali", disse.
Em seguida, o repórter perguntou a Waters qual foi a última vez que ele conversou com Gilmour. "Nos falamos em junho (de 2019). Tivemos uma grande reunião, onde cheguei com um grande plano de paz, que não deu em nada, infelizmente", afirmou.
O jornalista disse que sentia muito por escutar aquilo e ouviu de Roger: "Sei que você sente, aposto que todos os fãs de Pink Floyd lamentam. Todos esperavam que pudéssemos fazer as pazes e tudo ficaria incrível em um mundo acolhedor e maravilhoso. Não seria tão assim para mim, porque saí do Pink Floyd em 1985 por uma razão: seguir com meu trabalho".
Roger Waters e David Gilmour fizeram história no Pink Floyd, entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1980. Porém, desde a saída de Waters da banda, em 1985, não preservam boa relação - embora tenham se reunido no palco em duas ocasiões, para os shows no Live 8 e em uma performance solo do baixista, em 2011.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Neto de Ozzy Osbourne morde seu primeiro morcego
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser

Saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985 foi libertadora, diz David Gilmour
David Gilmour: Assista à 2ª live familiar com mais músicas de Leonard Cohen
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
O álbum do Pink Floyd que sempre deixou um gosto de arrependimento em David Gilmour
Como foi criada a bela capa de "Youthanasia", clássico do Megadeth
As três músicas do Pink Floyd que são cantadas por pessoas que não fazem parte da banda


