Roger Waters detona David Gilmour por não deixá-lo usar redes do Pink Floyd
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter / Prog
Postado em 19 de maio de 2020
Os conflitos entre Roger Waters e David Gilmour, antigos colegas de Pink Floyd, parecem estar longe do fim. Waters, que deixou a banda em 1985, divulgou um vídeo nesta terça-feira (19) para criticar Gilmour, responsável por liderar o grupo a partir de então, por um suposto banimento do site e das redes sociais oficiais do Floyd.
A situação teve início após Roger Waters publicar, anteriormente, um vídeo tocando a música "Mother". O músico, então, se questionou: por que ele não pode compartilhar nenhum tipo de conteúdo, nem mesmo essa filmagem, nos canais oficias do Pink Floyd?
"Um milhão e meio de pessoas assistiram à nossa nova versão de 'Mother', o que é adorável, aquece meu coração. Mas isso traz a pergunta: por que esse vídeo não está disponível no site que diz ser a página oficial do Pink Floyd? A resposta é que nada meu está no site - David Gilmour me baniu do site", afirmou Waters, inicialmente, conforme transcrição da Prog.
O vocalista e baixista, que também foi o principal compositor do Pink Floyd durante sua passagem pela banda, contou que, há um ano, reuniu os integrantes ainda vivos - David Gilmour e o baterista Nick Mason - em um hotel para propor "todos os tipos de medidas para superar esse terrível impasse". "Lamento dizer, mas isso não rendeu frutos", disse.
Roger destacou que chegou a pedir para que pudesse utilizar o site e as redes do Pink Floyd para promover seus projetos. "As 30 milhões de pessoas inscritas nas páginas do Pink Floyd fizeram isso por conta do trabalho que nós cinco criamos: Syd (Barrett, vocalista e guitarrista nos anos 1960), eu, Rick (Wright, tecladista), Nick e David ao longo de vários anos. Parece justo que todos tenhamos acesso igual a todos vocês e possamos compartilhar nossos projetos", afirmou.
A proposta também foi negada. Segundo Waters, o responsável por dizer "não" seria David Gilmour. "David acha que é o dono, pois eu saí em 1985. Acha que ele é o Pink Floyd e eu sou irrelevante, por isso, deveria ficar calado", disse.
Waters aponta que, enquanto não pode compartilhar nada nas redes do Pink Floyd, Gilmour divulga até mesmo projetos da esposa dele, Polly Samson, na página - como as recentes lives que os dois estão realizando em família para promover o novo livro dela, "A Theatre for Dreamers". "Meus amigos me perguntam: 'por que nós temos que assistir Polly Samson todo ano, todo mês, com os Von Trapps lendo trechos de seus romances para nos fazer dormir?'. É uma boa pergunta", afirmou.
O músico cita que projetos relacionados ao Pink Floyd, como suas recentes turnês tocando músicas da banda ou o filme "Us + Them", que recapitula a tour mais recente, sequer foram mencionados pelos canais oficiais. "Devemos nos manifestar contra isso. Ou, então, que mudem o nome da banda para Spinal Tap", disse.
Veja:
Reclamação já havia sido feita em 2019
Em outubro de 2019, durante entrevista à Rolling Stone, Roger Waters havia comentado que tentou o "plano de paz", em especial, com David Gilmour. Na ocasião, ele não citou o nome de Nick Mason.
Waters disse que se reaproximou porque queria anunciar seu novo filme-concerto, "Us + Them", no site oficial do Pink Floyd. Porém, não foi possível, pois David Gilmour o "censurou". "Gostaria que ele me deixasse anunciar o filme no site do Pink Floyd. Não é permitido. Ele censurou e eu não tenho permissão para divulgar nada ali", disse.
Em seguida, o repórter perguntou a Waters qual foi a última vez que ele conversou com Gilmour. "Nos falamos em junho (de 2019). Tivemos uma grande reunião, onde cheguei com um grande plano de paz, que não deu em nada, infelizmente", afirmou.
O jornalista disse que sentia muito por escutar aquilo e ouviu de Roger: "Sei que você sente, aposto que todos os fãs de Pink Floyd lamentam. Todos esperavam que pudéssemos fazer as pazes e tudo ficaria incrível em um mundo acolhedor e maravilhoso. Não seria tão assim para mim, porque saí do Pink Floyd em 1985 por uma razão: seguir com meu trabalho".
Roger Waters e David Gilmour fizeram história no Pink Floyd, entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1980. Porém, desde a saída de Waters da banda, em 1985, não preservam boa relação - embora tenham se reunido no palco em duas ocasiões, para os shows no Live 8 e em uma performance solo do baixista, em 2011.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
O disco que Ian Hill considera o melhor do Judas Priest (não é "Painkiller")
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Três hits muito diferentes do catálogo das bandas que os gravaram
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
A música em que Ozzy Osbourne se vingou do pastor que o chamava de Anticristo
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
O álbum de metal brasileiro que a Loudwire diz que você precisa ter em vinil
O artista de rock com 3 bilhões no Spotify que David Gilmour disse ter péssimo gosto musical
O álbum do Rush que fez banda perder fãs: "Não foi uma decisão inteligente de nossa parte"
Cliff Burton e a banda que ele gostava muito, "por incrível que pareça"

Saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985 foi libertadora, diz David Gilmour
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Rock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os tempos
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden



