Roger Waters detona David Gilmour por não deixá-lo usar redes do Pink Floyd
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter / Prog
Postado em 19 de maio de 2020
Os conflitos entre Roger Waters e David Gilmour, antigos colegas de Pink Floyd, parecem estar longe do fim. Waters, que deixou a banda em 1985, divulgou um vídeo nesta terça-feira (19) para criticar Gilmour, responsável por liderar o grupo a partir de então, por um suposto banimento do site e das redes sociais oficiais do Floyd.
A situação teve início após Roger Waters publicar, anteriormente, um vídeo tocando a música "Mother". O músico, então, se questionou: por que ele não pode compartilhar nenhum tipo de conteúdo, nem mesmo essa filmagem, nos canais oficias do Pink Floyd?
"Um milhão e meio de pessoas assistiram à nossa nova versão de 'Mother', o que é adorável, aquece meu coração. Mas isso traz a pergunta: por que esse vídeo não está disponível no site que diz ser a página oficial do Pink Floyd? A resposta é que nada meu está no site - David Gilmour me baniu do site", afirmou Waters, inicialmente, conforme transcrição da Prog.
O vocalista e baixista, que também foi o principal compositor do Pink Floyd durante sua passagem pela banda, contou que, há um ano, reuniu os integrantes ainda vivos - David Gilmour e o baterista Nick Mason - em um hotel para propor "todos os tipos de medidas para superar esse terrível impasse". "Lamento dizer, mas isso não rendeu frutos", disse.
Roger destacou que chegou a pedir para que pudesse utilizar o site e as redes do Pink Floyd para promover seus projetos. "As 30 milhões de pessoas inscritas nas páginas do Pink Floyd fizeram isso por conta do trabalho que nós cinco criamos: Syd (Barrett, vocalista e guitarrista nos anos 1960), eu, Rick (Wright, tecladista), Nick e David ao longo de vários anos. Parece justo que todos tenhamos acesso igual a todos vocês e possamos compartilhar nossos projetos", afirmou.
A proposta também foi negada. Segundo Waters, o responsável por dizer "não" seria David Gilmour. "David acha que é o dono, pois eu saí em 1985. Acha que ele é o Pink Floyd e eu sou irrelevante, por isso, deveria ficar calado", disse.
Waters aponta que, enquanto não pode compartilhar nada nas redes do Pink Floyd, Gilmour divulga até mesmo projetos da esposa dele, Polly Samson, na página - como as recentes lives que os dois estão realizando em família para promover o novo livro dela, "A Theatre for Dreamers". "Meus amigos me perguntam: 'por que nós temos que assistir Polly Samson todo ano, todo mês, com os Von Trapps lendo trechos de seus romances para nos fazer dormir?'. É uma boa pergunta", afirmou.
O músico cita que projetos relacionados ao Pink Floyd, como suas recentes turnês tocando músicas da banda ou o filme "Us + Them", que recapitula a tour mais recente, sequer foram mencionados pelos canais oficiais. "Devemos nos manifestar contra isso. Ou, então, que mudem o nome da banda para Spinal Tap", disse.
Veja:
Reclamação já havia sido feita em 2019
Em outubro de 2019, durante entrevista à Rolling Stone, Roger Waters havia comentado que tentou o "plano de paz", em especial, com David Gilmour. Na ocasião, ele não citou o nome de Nick Mason.
Waters disse que se reaproximou porque queria anunciar seu novo filme-concerto, "Us + Them", no site oficial do Pink Floyd. Porém, não foi possível, pois David Gilmour o "censurou". "Gostaria que ele me deixasse anunciar o filme no site do Pink Floyd. Não é permitido. Ele censurou e eu não tenho permissão para divulgar nada ali", disse.
Em seguida, o repórter perguntou a Waters qual foi a última vez que ele conversou com Gilmour. "Nos falamos em junho (de 2019). Tivemos uma grande reunião, onde cheguei com um grande plano de paz, que não deu em nada, infelizmente", afirmou.
O jornalista disse que sentia muito por escutar aquilo e ouviu de Roger: "Sei que você sente, aposto que todos os fãs de Pink Floyd lamentam. Todos esperavam que pudéssemos fazer as pazes e tudo ficaria incrível em um mundo acolhedor e maravilhoso. Não seria tão assim para mim, porque saí do Pink Floyd em 1985 por uma razão: seguir com meu trabalho".
Roger Waters e David Gilmour fizeram história no Pink Floyd, entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1980. Porém, desde a saída de Waters da banda, em 1985, não preservam boa relação - embora tenham se reunido no palco em duas ocasiões, para os shows no Live 8 e em uma performance solo do baixista, em 2011.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Citando "João 2: 16", Ghost lança videoclipe para a música "Umbra"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo

Saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985 foi libertadora, diz David Gilmour
David Gilmour: Assista à 2ª live familiar com mais músicas de Leonard Cohen
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
3 clássicos do rock cuja parte falada rouba a cena, segundo a American Songwriter
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
A opinião de Noel Gallagher sobre o Pink Floyd: "Morreria feliz se escrevesse essa"
A opinião de Roger Waters sobre o Radiohead em seu auge criativo


