Black Sabbath: Ron Keel acredita que teria sido um bom vocalista para a banda
Por Igor Miranda
Fonte: The Metal Voice / Blabbermouth
Postado em 12 de maio de 2020
O vocalista Ron Keel relembrou de quando quase entrou para o Black Sabbath, no ano de 1984, ao conceder recente entrevista ao The Metal Voice transcrita pelo Blabbermouth. O cantor chegou a ser considerado pela banda para substituir Ian Gillan, mas acabou não sendo efetivado.
Black Sabbath - Mais Novidades
Keel destacou que foi "incrível" ter a experiência de lidar com o Black Sabbath. "Eu estava no estúdio gravando demos para a banda Keel quando Spencer Proffer (produtor), que era 'o cara' em Hollywood na época, foi contratado para produzir um novo álbum do Black Sabbath após a saída de Ian Gillan. Spencer me indicou para assumir os vocais do Sabbath e gravamos demos de algumas músicas para Tony (Iommi, guitarrista) e Geezer (Butler, baixista)", afirmou, inicialmente.
O cantor revelou que passou alguns dias com Iommi e Butler, além de chegar a assinar um contrato para se juntar ao Black Sabbath. Porém, ele sentiu que algo não estava certo com a banda naquele período. "Por alguma razão, Spencer Proffer estava querendo transformar o Black Sabbath em uma banda de hair metal dos anos 80, empurrando músicas na pegada da MTV. Isso não é o Sabbath. Eles são os fundadores do heavy metal. Você não transforma o Sabbath no Ratt ou Mötley Crüe", disse.
Ron Keel não acha que sua entrada representaria uma mudança nesse sentido. "Acho que eu teria me encaixado bem. Você pode conferir isso ouvindo as músicas em que eu canto no recente projeto de versões Emerald Sabbath, com membros do Black Sabbath. Tive sorte de poder cantar três músicas: 'Hole in the Sky', da fase Ozzy; 'Trashed', da fase Ian Gillan; e 'Heaven and Hell', clássico com Dio. Minha história com o Black Sabbath nunca vai acabar, pois falo disso em toda entrevista e canto essas músicas com caras como Vinny Appice (baterista), que fez parte da história da banda", afirmou.
Ron Keel diz sentir gratidão pelo fato de o Keel, sua banda, ter sobrevivido ao período em que ele quase entrou para o Black Sabbath. "Eu disse a eles que era a chance da minha vida. Os caras entenderam. Achamos que o show em 7 de abril de 1984 seria nosso primeiro e último. Só que o acordo foi para o ralo. Spencer Proffer foi demitido após o Black Sabbath decidir fazer o que sempre faz e eu estava no meio do tiroteio, pois foi Spencer que me indicou", comentou.
Confira a entrevista na íntegra (em inglês, sem legendas):
Em sua autobiografia, Tony Iommi comenta que Ron Keel era um bom vocalista e conseguiu construir uma carreira após seus dias no Black Sabbath. "Porém, não era o que estávamos procurando na época", disse.
Antes de sua curtíssima passagem pelo Sabbath, Ron Keel gravou o álbum "Steeler" (1983) com a banda Steeler, que tinha Yngwie Malmsteen na guitarra. Depois do Sabbath, no fim de 1984, lançou o primeiro álbum do Keel, "Lay Down the Law". Outros quatro discos foram lançados até o fim da década de 80, além de "Keel VI: Back in Action" (1998) e "Streets of Rock & Roll" (2010). Ele integrou, ainda, projetos como o IronHorse antes de trabalhar em uma carreira solo em definitivo - o registro mais recente, "Fight Like a Band", é de 2019.
Já o Black Sabbath quase deixou de existir após a tentativa com Ron Keel e também com o vocalista David Donato, demitido após uma curiosa entrevista. Tony Iommi decidiu que lançaria um álbum solo em meados de 1985, já que Geezer Butler havia deixado a banda. Porém, o trabalho acabou sendo divulgado como parte da discografia do Sabbath: "Seventh Star" (1986), com Glenn Hughes no vocal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
Após quase meio século, filmagem do Black Sabbath com Dave Walker ressurge
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
O baterista que fez Bill Ward sonhar em "chegar lá", e que ele conheceu depois de muitos anos
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
O guitarrista que deixou Tony Iommi impressionado: "Eu nunca tinha ouvido nada parecido"


