Deep Purple: "Smoke on the Water" foi composta para encher linguiça

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William, Fonte: Fox News
Enviar Correções  

Ian Gillan contou para a Fox News que "Smoke on the Water" foi "composta para encher linguiça" no final das sessões de gravação do álbum "Machine Head", lançado pelo Deep Purple em 1972, e que ninguém esperava que a canção fosse entrar para a história como um dos maiores clássicos da história do rock.

Deep Purple: teaser oficial de Woosh!, próximo álbum da banda

AC/DC: isso sim é uma bela estrada para o inferno

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Foi um processo lento. A música teve um início bem humilde. Sequer estava cogitada para entrar no álbum. Tivemos alguns poucos dias para gravar o disco, e então o engenheiro de som nos disse que tínhamos sete minutos de estúdio sobrando. Daí fizemos rapidinho uma música inspirada no incêndio (do Casino de Montreaux, que a banda presenciou ao vivo) e esquecemos dela. Achamos apenas que seria uma música legal pra encerrar o álbum. Fomos pra estrada como se nada tivesse acontecido. E, a princípio, ela não tocou no rádio por ser muito longa. Mas após lançarem uma versão editada para as rádios, ela se tornou um grande sucesso comercial. Quem naqueles tempos imaginaria que até hoje ainda estaríamos falando sobre esta música, que se tornou uma enorme influência para outros artistas ao longo dos anos, e até hoje nós tocamos ao vivo?"

Veja também:

Deep Purple: sobre o que fala a música Smoke on the Water?Deep Purple
Sobre o que fala a música "Smoke on the Water"?

Em 2019, num vídeo da série chamada "Aposto Que Você Não Sabe", o critico musical Regis Tadeu falou sobre um suposto plágio nessa música. Segundo ele: "Nem a "Smoke on the Water" escapou de ser um plágio, e acreditem, o riff é plagiado de uma música do compositor brasileiro Carlinhos Lyra, uma música chamada "Maria Moita", de 1964(...) o Ritchie Blackmore andou dando umas entrevistas no passado dizendo que ele tinha pego uma ideia, o riff de "Smoke on the Water" ele tinha pego da 'Quinta Sinfonia de Beethovem', só que um trecho com as notas invertidas. Cascata! Ele pegou o riff da música do Carlinhos Lyra, você vai ficar espantado com a semelhança!"

Confira a matéria completa com muito mais detalhes em:

Deep Purple: o riff de Smoke on the Water foi criado por Tom Jobim?Deep Purple
O riff de "Smoke on the Water" foi criado por Tom Jobim?

FONTE: Fox News
https://www.foxnews.com/entertainment/deep-purple-ian-gillan...


Cli336x280 CliIL