A mudança sugerida por Bob Rock que fez o Metallica gostar mais dele
Por Igor Miranda
Fonte: Gibson TV / Ultimate Guitar
Postado em 09 de março de 2020
O produtor Bob Rock relembrou de seu trabalho com o Metallica, especialmente no álbum autointitulado (também conhecido como "Black Album", de 1991), em entrevista ao canal da Gibson no YouTube, com transcrição via Ultimate Guitar. Além do disco em questão, Rock gravou "Load" (1996), "Reload" (1997) e "St. Anger" (2003) com o grupo.
Durante o bate-papo, Bob Rock comentou que ficou impressionado com "Enter Sandman" ao ouvi-la pela primeira vez. Porém, percebeu um detalhe curioso: na pré-produção, todas as músicas apresentadas tinham o mesmo tom, a nota mi (representada pela letra E).
"Perguntei o porquê e James (Hetfield, vocalista e guitarrista), me olhando como se fosse me matar, disse: 'mi é a nota mais grave'. Então, falei: 'Black Sabbath e Mötley Crüe abaixaram em suas afinações para ré (ou D)'. Perguntei se já haviam tentado isso e ele disse que não. Tentaram em 'Sad But True', tocaram uma vez e ficaram impressionados com o resultado", disse.
O aprendizado com relação à afinação veio, curiosamente, do trabalho com o Mötley Crüe em 'Dr. Feelgood" (1989). "Claro que o Sabbath abaixava a afinação, mas eles nunca achavam que poderiam fazer isso. Foi um acidente, só dei a ideia porque trabalhei com o Mötley. Eles começaram a gostar um pouco mais de mim naquele dia, apenas um pouco (risos). Começaram a almoçar comigo. Eles sabiam que queriam mudar as coisas", afirmou.
Assista à entrevista na íntegra (em inglês, sem legendas):
Bob Rock e "...And Justice For All"
Nesta mesma entrevista, Bob Rock se recordou do último álbum gravado pelo Metallica antes da parceria com ele: "...And Justice For All", de 1988. O produtor destacou que o disco em questão não fazia sentido, pois a sonoridade da banda ao vivo era bem mais pesada.
"Fui ver um show em que o The Cult estava abrindo, fiquei para o Metallica e o que vi ali não era o som do 'Justice' - era uma grande banda, com peso e tamanho. O álbum não fazia sentido para mim. Sei que é um disco adorado por muitos, mas estou apenas sendo honesto", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps