Música Pesada: Os patinhos feios da coleção
Por Michel Sales
Postado em 19 de julho de 2020
Não é tarefa das mais fáceis destacar o melhor disco de cada grupo, mas imaginemos então quais bandas de Heavy Metal e Classic Rock contrariaram a estimativa dos fãs com lançamentos duvidosos? Essa é uma pergunta também severa de responder, já que o mérito ou demérito cabe somente ao ouvinte, mas é notório observarmos dentre as infindáveis listas de críticos do assunto - ou mesmo da bocarra dos fãs - que determinada banda e certo disco acabou descaracterizando a sequencia sagrada de petardos de outros tempos.
Como exemplo, eu poderia citar o St. Anger, do Metallica, dentre o pior álbum da discoteca dos caras, justificar minhas linhas como todo mundo já fez na época e o fazem até hoje, etc., mas o interessante desta discussão é causar no leitor uma grande duvida, de maneira que ele busque escutar o disco e tirar suas conclusões, do que somente alguém desdenhar no computador os lançamentos supostamente equivocados, referindo juízo como se fosse uma reza para ser decorada e replicada no universo musical.
Pensar dessa forma é a maneira mais sensata para um bom apreciador de música, no que ele certifique sua exclamação na certeza se realmente o St. Anger é mesmo o patinho feio do Metallica - ou se o Forbbiden ou Born Again também são monstruosos na discografia do Black Sabbath - ou ainda o Virtual XI do Iron Maiden, etc.
Ou seja, se referente assunto vira e mexe a opinião do público, esse tema também deve importar para o músico que lucra com o lançamento de seu disco, pois seguramente ele não vai querer seu trabalho refutado no espaço e no breu além das galáxias. Dessa forma, a banda que lançou uma grande cagada no mercado frente a opinião da maioria, não mais vai querer entupir o vaso da rejeição, mesmo que ainda seja rentável a expressão ‘fale bem ou fale mal, mas falem de mim’.
Neste multiverso musical em que pisamos cada disco tem sua história e representa reflexões diversas para o ouvinte. Bandas como o Pink Floyd, Led Zeppelin, Van Halen, Megadeth e Kreator lançaram os ‘escrachados’ The Final Cut, In Through The Out Door, Diver Down, Risk e Endorama, respectivamente. Estes discos marcaram época e se tornaram icônicos nas discografias e no boca a boca.
Porém, raramente a gente presencia uma lista de ‘patinhos feios’ - cujos discos não se parecem em nada com os outros, ou melhor, só nos contornos, e mesmo assim de longe. Então, numa lista inusitada destas um camarada ‘escaralhou’ o álbum Tyr, décimo quinto clássico de estúdio do Black Sabbath. O petardo foi lançado em 1990 remetendo a mitologia nórdica. Na formação constavam Tony Martin (V), Cozy Powell (D), Neil Murray (B) e Geoff Nicholls (K). Tyr é um disco que soa sombrio, voraz, melódico e épico na dose certa sob a ‘riferama’ memorável de Tony Iommi (G), um álbum que por muitos fãs é considerado medonho na discografia do Black Sabbath e que eu jamais havia notado uma vírgula errada em qualquer frase sobre esse clássico. Por essas e outras eu acabei fritando os miolos sobre o quanto a opinião de um critico serve para afastar o ouvinte de determinado disco - que para ele poderia ser um surpreendente trabalho.
Sem mais delongas, se você ainda não ouviu os álbuns citados acima, ouça, reflita e tire suas conclusões. Tyr seria um álbum que ilustraria sua lista dentre os piores discos de todos os tempos?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


Uma especial mineração colecionista...
Luciano Sorrentino: Colecionador de material do Kiss
Osama Bin Laden: O que havia na sua coleção de cassetes?


