Eric Clapton, o guitarrista impossível de gravar, no relato de Jimmy Page
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2023
Quem acompanha as redes sociais de Jimmy Page sabe que elas reproduzem comentários feitos pelo guitarrista ao longo dos anos de eventos que fazem aniversário naquele determinado dia, e em um destes posts, feito no dia 22 de setembro, Page relembrou uma data longínqua quando ele, aos 21 anos de idade, era músico de estúdio e trabalhava nos bastidores.
Eric Clapton - Mais Novidades
"Neste dia em 1965, John Mayall lançou o single 'Witch Doctor / Telephone Blues' pela Immediate Records, onde eu trabalhava como produtor", conta Page no post. "Foi gravado nos Estúdios Pye com o músico de jazz Hughie Flint na bateria, John McVie no baixo, John Mayall nos teclados e vocais, e Eric Clapton na guitarra. Foi gravado em junho de 1965".
Prossegue Page: "Quando 'Witch Doctor' estava prestes a ganhar overdubs, Eric teve a ideia de colocar um pouco de feedback por cima. Eu estava com ele no estúdio enquanto ele montava a coisa, depois voltei para a sala de controle e disse ao engenheiro de som para gravar aquele overdub".
Mas algo não estava dando certo. "Cerca de dois terços do caminho, o engenheiro abaixou os faders e disse: 'Este guitarrista é impossível de gravar'. Acredito que sua ética técnica foi comprometida pelo sinal que fazia os medidores batarem no vermelho. Sugeri que ele seguisse com o seu trabalho e deixasse a decisão por minha conta!"
E deu certo, conforme conta Jimmy: "O solo de Eric em 'Telephone Blues' ficou simplesmente soberbo. Eu gostaria de ter visto Ainsley Dunbar na bateria no estúdio para 'Witch Doctor'. Também produzi 'Sitting On Top of the World', mostrando as ambições do Top 20 do blues de John Mayall, e 'Double Crossing Time', um título certamente irônico, pois quando voltei a ouvir falar deles estavam nas mãos muito capacitadas de Mike Vernon, um famoso produtor de blues. Aquilo foi uma boa decisão: Eric deixou o The Yardbirds porque eles tinham ambições de entrar no Top 20!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Guns N' Roses lança duas novas canções
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar


A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A banda que Eric Clapton invejava tanto que ficou aliviado quando acabou


