Eric Clapton, o guitarrista impossível de gravar, no relato de Jimmy Page
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2023
Quem acompanha as redes sociais de Jimmy Page sabe que elas reproduzem comentários feitos pelo guitarrista ao longo dos anos de eventos que fazem aniversário naquele determinado dia, e em um destes posts, feito no dia 22 de setembro, Page relembrou uma data longínqua quando ele, aos 21 anos de idade, era músico de estúdio e trabalhava nos bastidores.
Eric Clapton - Mais Novidades
"Neste dia em 1965, John Mayall lançou o single 'Witch Doctor / Telephone Blues' pela Immediate Records, onde eu trabalhava como produtor", conta Page no post. "Foi gravado nos Estúdios Pye com o músico de jazz Hughie Flint na bateria, John McVie no baixo, John Mayall nos teclados e vocais, e Eric Clapton na guitarra. Foi gravado em junho de 1965".
Prossegue Page: "Quando 'Witch Doctor' estava prestes a ganhar overdubs, Eric teve a ideia de colocar um pouco de feedback por cima. Eu estava com ele no estúdio enquanto ele montava a coisa, depois voltei para a sala de controle e disse ao engenheiro de som para gravar aquele overdub".
Mas algo não estava dando certo. "Cerca de dois terços do caminho, o engenheiro abaixou os faders e disse: 'Este guitarrista é impossível de gravar'. Acredito que sua ética técnica foi comprometida pelo sinal que fazia os medidores batarem no vermelho. Sugeri que ele seguisse com o seu trabalho e deixasse a decisão por minha conta!"
E deu certo, conforme conta Jimmy: "O solo de Eric em 'Telephone Blues' ficou simplesmente soberbo. Eu gostaria de ter visto Ainsley Dunbar na bateria no estúdio para 'Witch Doctor'. Também produzi 'Sitting On Top of the World', mostrando as ambições do Top 20 do blues de John Mayall, e 'Double Crossing Time', um título certamente irônico, pois quando voltei a ouvir falar deles estavam nas mãos muito capacitadas de Mike Vernon, um famoso produtor de blues. Aquilo foi uma boa decisão: Eric deixou o The Yardbirds porque eles tinham ambições de entrar no Top 20!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"

Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
O guitarrista que fez Eric Clapton se sentir inseguro no palco
Jeff Beck revela que Eric Clapton teve ciúmes de seu sucesso com o Yardbirds
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
O ícone do rock dos anos setenta que Eric Clapton tinha medo de encontrar
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes
A banda em que Eric Clapton tocou "pela metade" e depois pediu desculpas
Eric Clapton relembra como conheceu seu melhor amigo George Harrison em show com Yardbirds


