A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de junho de 2026
O retorno do Rush aos palcos, mesmo sem Neil Peart, sempre seria cercado de emoção. Para muitos fãs, ver Geddy Lee e Alex Lifeson tocando novamente já bastaria para transformar a noite em acontecimento histórico. Mas havia também uma pergunta inevitável: como Anika Nilles se sairia assumindo a bateria de um repertório marcado por um dos maiores nomes do instrumento?
Rush - Mais Novidades
Entre os que acompanharam tudo de perto, ainda que pela internet, estava Mike Portnoy. O baterista do Dream Theater nunca escondeu sua devoção ao Rush e sua admiração por Neil Peart, com quem também desenvolveu uma amizade ao longo dos anos. Após a estreia da nova turnê, ele comentou suas impressões em publicação no Instagram (via Loudwire).
Mike Portnoy comentou, em declaração reproduzida pela Loudwire: "Tantos sentimentos e emoções hoje... Eu não estava lá pessoalmente ontem à noite, mas, como tantos de nós ao redor do mundo, fiquei grudado no YouTube a noite toda".
O músico afirmou ter acompanhado a transmissão da RushCon em tempo real durante todo o show. Sobre a apresentação, ele foi direto: "Foi mágico! O setlist foi absolutamente perfeito!". Portnoy ainda observou que a banda teria outras variações de repertório preparadas para os próximos shows.
A avaliação sobre Anika foi bastante positiva. "Anika simplesmente destruiu, da melhor maneira imaginável", disse Portnoy. "Fiquei muito feliz por ela, acertando todos os grandes momentos de Neil com um sorriso enorme no rosto o tempo todo. Ela realmente é a escolha perfeita para isso."
Portnoy também destacou as homenagens a Neil Peart feitas durante o show. Segundo ele, os tributos foram "de muito bom gosto e emocionantes", e o músico admitiu ter chorado em alguns momentos. Para o baterista, a volta de Geddy e Alex deixa claro que a turnê precisava acontecer, tanto como homenagem a Neil quanto como celebração do legado do Rush.
A Loudwire lembrou ainda que Portnoy já havia comentado a escolha de Anika quando a reunião foi anunciada. Questionado sobre não ter sido chamado, ele afirmou à Radio Futuro que até ficou aliviado: "Estou meio feliz que eles nem tenham me perguntado, porque seria pressão demais. Assim é muito melhor. Posso aproveitar como fã."
Rush retorna aos palcos em 2026
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
A lenda do rock que foi mais influenciada por Carlos Santana que por Jimi Hendrix
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
A banda que ficou presa à fórmula após fazer sucesso com balada
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar

Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Rush compartilha mensagem aos fãs após primeiros shows da turnê "Fifty Something"
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
A única música do Rush que Anika Nilles conhecia; "Claro que eu conhecia o Neil"
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
O problema do anúncio da Anika Nilles no Rush, segundo Vernon do Living Colour
Rush deve expandir banda para a próxima turnê
Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee
Mike Portnoy comenta retorno do Rush e dá sua opinião sobre Anika Nilles
Família de Neil Peart manifesta apoio à volta do Rush



