A reação do público americano ao ouvir "Stairway to Heaven" pela 1ª vez
Por Igor Miranda
Postado em 25 de agosto de 2020
A música "Stairway to Heaven" se tornou um dos maiores clássicos do Led Zeppelin. Todavia, seu formato um pouco fora do convencional para os padrões da época pode ter deixado os músicos receosos ao apresentá-la para o mundo nas primeiras vezes.
Em uma postagem nas redes sociais, o guitarrista Jimmy Page relembrou de quando o Led Zeppelin tocava "Stairway to Heaven" nos shows antes mesmo de sua gravação ser lançada para o público. A faixa integra o quarto álbum da banda, comumente chamado de "Led Zeppelin IV", que saiu em 8 de novembro de 1971. Todavia, desde março daquele ano, a canção era tocada ao vivo.
Na publicação, Page se relembra, especialmente, de um show realizado no The Forum, em Los Angeles, no dia 21 de agosto de 1971. Era a primeira vez que "Stairway to Heaven" seria apresentada para o público dos Estados Unidos, país que compõe o principal mercado fonográfico do mundo. Nos meses anteriores, a faixa foi performada apenas em algumas datas de uma turnê europeia.
"O Led Zeppelin começou sua turnê norte-americana em Vancouver, Canadá, no dia 19 de agosto de 1971, mas iniciou nos Estados Unidos no The Forum de Los Angeles em 21 de agosto - sendo a primeira de duas noites", disse, inicialmente.
Ele completa: "Lembro de sermos ovacionados de pé por uma boa porcentagem da plateia após 'Stairway to Heaven'. Isso foi notável, porque estávamos fazendo turnê com o material de um álbum que só seria lançado após 3 meses".
Além de "Stairway to Heaven", outras três músicas de "Led Zeppelin IV" estavam aparecendo nos repertórios daquela época. São elas: "Rock and Roll", "Black Dog" e "Going to California".
No fim das contas, "Stairway to Heaven" saiu oficialmente em novembro e foi um estouro, mesmo sem ser divulgada no formato de single. A canção fez história ao se tornar a mais tocada das rádios americanas em toda a década de 1970 - o que chama atenção, pois ela era reproduzida completa, com seus 8 minutos de duração, indo contra os formatos radiofônicos que, de certa forma, duram até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista


