Tom Araya, do Slayer, usa vídeo manipulado para debochar de Joe Biden nas redes
Por Igor Miranda
Postado em 02 de setembro de 2020
Tom Araya, vocalista e baixista do Slayer, divulgou um vídeo em suas redes sociais onde o candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, Joe Biden, parece estar dormindo em uma entrevista na TV. Porém, a filmagem publicada por Araya foi manipulada, pois não se tratava de Biden na situação original.
O site Blabbermouth destacou que a entrevista, na verdade, trazia o cantor e ator Harry Belafonte e é datada do início da década passada. Em nova versão que passou a circular nas redes, Joe Biden aparece no lugar de Belafonte supostamente cochilando ao vivo na televisão.
Ao divulgar o vídeo, Tom Araya publicou a seguinte legenda: "Presidente dos Estados Unidos, mesmo!??". Diversos internautas apontaram que o vídeo era falso, então, o músico do já aposentado Slayer atualizou a postagem para declarar: "Edit - a 'fake police' (algo como 'polícia do conteúdo falso') está na área! Não passa nada por vocês".
Confira o vídeo original.
Nos últimos tempos, Araya tem chamado atenção do público nas redes com alguns comentários controversos sobre política. Em outubro de 2018, por exemplo, ele postou uma crítica a liberais (o equivalente a ser de "esquerda" nos Estados Unidos), comparando o que seriam suas atitudes com as de conservadores (o que seria a "direita" americana) diante dos mesmos fatos.
A publicação dizia, por exemplo, que "se um conservador não gosta de armas, ele não compra uma", enquanto que, "se um liberal não gosta de armas, ele quer que todas as armas sejam proibidas". Outro argumento apresentado é: "Se um conservador não gosta de um apresentador de TV, ele troca de canal. Liberais ordenam que aqueles que não são do agrado deles sejam banidos".
Em resposta, diversos internautas destacaram que os argumentos da publicação não apresentam, de fato, os valores de conservadores e liberais, já que os posicionamentos políticos são cada vez mais complexos e não poderiam se resumir a apenas duas atitudes para o mesmo fato. Outros, no entanto, concordaram com a publicação de Tom Araya.
A esposa de Tom, Sandra Araya, também se envolveu em controvérsia nas redes recentemente. Em junho deste ano, o site MetalSucks apontou que ela estava publicando memes e mensagens expressando racismo e oposição ao movimento Black Lives Matter, além de teorias da conspiração de que a pandemia do coronavírus seria uma farsa e que a ex-secretária de Estado Hillary Clinton estaria por trás de uma rede de tráfico sexual infantil.
Ao noticiar as postagens de Sandra na época, o redator Bruce William, no Whiplash.Net, publicou: "Não devemos nos surpreender com o fato de as opiniões políticas de Sandra recaírem do lado direito do espectro - seu marido costumava usar a linguagem da direita no passado, chamando por apelidos nada afetuosos políticos liberais, apoiando a posse de armas e até mesmo políticas anti-gay do vice-presidente Mike Pence. Sem contar quando Araya alegou, em 2017, que havia uma conspiração liberal para divulgar online uma foto obviamente fake do Slayer com Donald Trump".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps