Tom Morello: por que ele foi o Van Halen dos anos 90, segundo a Guitar World
Por Igor Miranda
Postado em 14 de dezembro de 2020
O guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave) foi comparado ao eterno Eddie Van Halen em uma lista publicada pelo site da Guitar World, uma das revistas mais famosas sobre o instrumento em todo o mundo. Os dois encabeçam uma lista de 40 guitarristas que mudaram o mundo desde o ano de 1980 - ou seja, nos últimos 40 anos.
O top 40 foi obtido pela revista com base em votação popular, com alguns acréscimos e todos os comentários a cargo dos editores. Eddie Van Halen ficou em primeiro lugar na listagem, com Tom Morello em segundo e Stevie Ray Vaughan fechando o pódio, na terceira posição.
A descrição publicada junto do nome de Tom Morello surpreende ao compará-lo com Eddie Van Halen e Jimmy Page (Led Zeppelin). "Nos anos 70, Jimmy Page foi o guitarrista mais influente do hard rock. Nos anos 80, Eddie Van Halen foi o dono do estilo mais imitado. E nos anos 90, foi Tom Morello, do Rage Against the Machine, que reescreveu o livro da guitarra", diz o texto.
O comentário editorial prossegue, falando do Rage Against the Machine: "Eles saíram de Los Angeles no início dos anos 90. O apropriadamente chamado Rage Against the Machine combinou a raiva do gueto do hip hop e a fúria da testosterona do metal com um teor político com sentido para defender os oprimidos e combater os abusos de privilégio e poder".
Em meio ao conceito "novo e empolgante", segundo a revista, o Rage Against the Machine destacava o trabalho de guitarras de Tom Morello, "um jovem marxista que estudou em Harvard". "Dos barulhos de bombas explodindo ao ritmo irregular de metralhadoras - Morello produzia com sua guitarra sons aparentemente impossíveis de se obter, tornando-se uma força inovadora e radical do metal", conclui a publicação.
Com relação a Eddie Van Halen, a Guitar World comenta: "Como Jimi Hendrix uma década antes, o Van Halen fez com que os guitarristas olhassem para seus instrumentos de uma maneira totalmente nova e, sem dúvida, nenhum guitarrista teve um impacto universal desde então. 'Eruption' mudou tudo: com menos de dois minutos, nunca foi um hit e parecia uma introdução instrumental a 'You Really Got Me', primeiro single da banda. Mas era óbvio a qualquer um que ouvisse aquela obra que o mundo da guitarra rock havia mudado".
A revista reflete que antes de Eddie Van Halen, os "guitar heroes" do rock eram notáveis por dominarem o blues e colocarem "timbres vocais ricos" em seus instrumentos. Havia músicos como Jimi Hendrix e Jeff Beck, adorados por dominarem a técnica do feedback. Outros, como John McLaughlin e Al Di Meola, eram exaltados pela velocidade em que emitiam notas.
"Com 'Eruption', Eddie Van Halen impôs novos padrões em ambas as frentes. Ele não só tocava com velocidade e clareza, como, também, dominava o feedback, a alavanca tremolo e os harmônicos de modo que sua guitarra soava tão fluida como um sintetizador. E quando ele usou sua técnica de tapping, você ouvia queixos caírem de espanto. Ninguém fez algo assim na guitarra antes. Ninguém imaginava que aquilo poderia ser feito", completou o texto.
A lista com os 40 guitarristas que mudaram o mundo desde 1980 - ou seja, nos últimos 40 anos - pode ser conferida, na íntegra, no site da Guitar World. O texto está em inglês.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer


O impacto que o Sex Pistols causou em Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine


