Tom Morello: por que ele foi o Van Halen dos anos 90, segundo a Guitar World
Por Igor Miranda
Postado em 14 de dezembro de 2020
O guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave) foi comparado ao eterno Eddie Van Halen em uma lista publicada pelo site da Guitar World, uma das revistas mais famosas sobre o instrumento em todo o mundo. Os dois encabeçam uma lista de 40 guitarristas que mudaram o mundo desde o ano de 1980 - ou seja, nos últimos 40 anos.
O top 40 foi obtido pela revista com base em votação popular, com alguns acréscimos e todos os comentários a cargo dos editores. Eddie Van Halen ficou em primeiro lugar na listagem, com Tom Morello em segundo e Stevie Ray Vaughan fechando o pódio, na terceira posição.
A descrição publicada junto do nome de Tom Morello surpreende ao compará-lo com Eddie Van Halen e Jimmy Page (Led Zeppelin). "Nos anos 70, Jimmy Page foi o guitarrista mais influente do hard rock. Nos anos 80, Eddie Van Halen foi o dono do estilo mais imitado. E nos anos 90, foi Tom Morello, do Rage Against the Machine, que reescreveu o livro da guitarra", diz o texto.
O comentário editorial prossegue, falando do Rage Against the Machine: "Eles saíram de Los Angeles no início dos anos 90. O apropriadamente chamado Rage Against the Machine combinou a raiva do gueto do hip hop e a fúria da testosterona do metal com um teor político com sentido para defender os oprimidos e combater os abusos de privilégio e poder".
Em meio ao conceito "novo e empolgante", segundo a revista, o Rage Against the Machine destacava o trabalho de guitarras de Tom Morello, "um jovem marxista que estudou em Harvard". "Dos barulhos de bombas explodindo ao ritmo irregular de metralhadoras - Morello produzia com sua guitarra sons aparentemente impossíveis de se obter, tornando-se uma força inovadora e radical do metal", conclui a publicação.
Com relação a Eddie Van Halen, a Guitar World comenta: "Como Jimi Hendrix uma década antes, o Van Halen fez com que os guitarristas olhassem para seus instrumentos de uma maneira totalmente nova e, sem dúvida, nenhum guitarrista teve um impacto universal desde então. 'Eruption' mudou tudo: com menos de dois minutos, nunca foi um hit e parecia uma introdução instrumental a 'You Really Got Me', primeiro single da banda. Mas era óbvio a qualquer um que ouvisse aquela obra que o mundo da guitarra rock havia mudado".
A revista reflete que antes de Eddie Van Halen, os "guitar heroes" do rock eram notáveis por dominarem o blues e colocarem "timbres vocais ricos" em seus instrumentos. Havia músicos como Jimi Hendrix e Jeff Beck, adorados por dominarem a técnica do feedback. Outros, como John McLaughlin e Al Di Meola, eram exaltados pela velocidade em que emitiam notas.
"Com 'Eruption', Eddie Van Halen impôs novos padrões em ambas as frentes. Ele não só tocava com velocidade e clareza, como, também, dominava o feedback, a alavanca tremolo e os harmônicos de modo que sua guitarra soava tão fluida como um sintetizador. E quando ele usou sua técnica de tapping, você ouvia queixos caírem de espanto. Ninguém fez algo assim na guitarra antes. Ninguém imaginava que aquilo poderia ser feito", completou o texto.
A lista com os 40 guitarristas que mudaram o mundo desde 1980 - ou seja, nos últimos 40 anos - pode ser conferida, na íntegra, no site da Guitar World. O texto está em inglês.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O disco clássico do Megadeth que David Ellefson não ouvia muito - mas passou a admirar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs

Tom Morello responde sobre ser socialista e assinar com uma grande gravadora


