O que Geezer Butler, do Black Sabbath, não suportava em Ozzy que o fez adorar Dio
Por Igor Miranda
Fonte: Bass Magazine
Postado em 10 de março de 2021
O baixista Geezer Butler relembrou, em entrevista à Bass Magazine, do período em que o Black Sabbath passou pela primeira grande mudança em sua formação. O vocalista Ozzy Osbourne foi demitido da banda em 1979, dando lugar a Ronnie James Dio.
Butler sempre foi notável não apenas pelas linhas de baixo marcantes, como, também, pela habilidade ao escrever letras para as músicas do Sabbath. Ele conta, porém, que já não aguentava mais ter a função de letrista no fim da década de 70 - e Ozzy se recusava a compor os versos que ele próprio iria cantar.
Black Sabbath - Mais Novidades
Com a chegada de Ronnie James Dio, que também compunha letras, tudo mudou, já que o cantor assumiu essa função. Vale lembrar que Dio passou a assinar as letras porque Geezer Butler se afastou da banda, devido a problemas pessoais, durante o período de criação de "Heaven and Hell", primeiro álbum com Dio no vocal.
"Aquilo (a chegada de Dio) me liberou totalmente para eu me concentrar no baixo. Quando chegamos a 'Never Say Die!' (álbum de 1978, último antes de Ozzy Osbourne ser demitido), eu estava odiando fazer as letras. Não aguentava mais. E Ozzy simplesmente se recusava a fazer qualquer letra naquele ponto", recordou Geezer, inicialmente.
O baixista complementou: "Foi um grande alívio ter Ronnie chegando, sendo um bom letrista e tudo o mais".
Em outro momento do bate-papo, Geezer Butler destacou que "Heaven and Hell" teve um processo de gravação de baixo bem direto. Em "Mob Rules", álbum lançado em seguida no ano de 1981, o baixista "inventou moda", o que atrasou seu trabalho.
"Lembro que 'Mob Rules' levou bem mais tempo para o baixo ser feito. Eu usei um equipamento menor em 'Heaven and Hell', mas no 'Mob Rules', por algum motivo, decidi levar metade do meu equipamento de palco, acabava estragando os microfones. Gastei 10 dias para chegar a um timbre e, no fim das contas, tive que usar equipamento menor de novo", afirmou.
O músico recordou, ainda, que todas as faixas de "Heaven and Hell" foram gravadas sem o baixo, já que ele estava afastado da formação. "Uma vez que resolvi esses problemas, eu voltei, mas todos os outros instrumentos já estavam gravados. O baixo foi gravado separadamente, então, acabou soando diferente. Em 'Mob Rules', é a banda toda gravando", disse.
Butler exaltou o trabalho do tecladista Geoff Nicholls, que assumiu o baixo em sua ausência e ainda criou a icônica linha do instrumento que guia a música "Heaven and Hell". "Geoff trouxe aquilo. Achei que se encaixava perfeitamente, então mantive, só mudei o refrão e a ponte, mas a linha de baixo do verso é de Geoff Nicholls", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
O único segredo de Keith Richards para a longevidade no rock, segundo o próprio
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Molly Hatchet anuncia "Lost Horizon", primeiro álbum de estúdio em uma década e meia
Roger Daltrey revela que o The Who voltou a ensaiar com Zak Starkey na bateria
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal

Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Pilares: O início do Heavy Metal em 1969
Tony Iommi explica a diferença entre Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio


