O que Geezer Butler, do Black Sabbath, não suportava em Ozzy que o fez adorar Dio
Por Igor Miranda
Fonte: Bass Magazine
Postado em 10 de março de 2021
O baixista Geezer Butler relembrou, em entrevista à Bass Magazine, do período em que o Black Sabbath passou pela primeira grande mudança em sua formação. O vocalista Ozzy Osbourne foi demitido da banda em 1979, dando lugar a Ronnie James Dio.
Butler sempre foi notável não apenas pelas linhas de baixo marcantes, como, também, pela habilidade ao escrever letras para as músicas do Sabbath. Ele conta, porém, que já não aguentava mais ter a função de letrista no fim da década de 70 - e Ozzy se recusava a compor os versos que ele próprio iria cantar.
Black Sabbath - Mais Novidades
Com a chegada de Ronnie James Dio, que também compunha letras, tudo mudou, já que o cantor assumiu essa função. Vale lembrar que Dio passou a assinar as letras porque Geezer Butler se afastou da banda, devido a problemas pessoais, durante o período de criação de "Heaven and Hell", primeiro álbum com Dio no vocal.
"Aquilo (a chegada de Dio) me liberou totalmente para eu me concentrar no baixo. Quando chegamos a 'Never Say Die!' (álbum de 1978, último antes de Ozzy Osbourne ser demitido), eu estava odiando fazer as letras. Não aguentava mais. E Ozzy simplesmente se recusava a fazer qualquer letra naquele ponto", recordou Geezer, inicialmente.
O baixista complementou: "Foi um grande alívio ter Ronnie chegando, sendo um bom letrista e tudo o mais".
Em outro momento do bate-papo, Geezer Butler destacou que "Heaven and Hell" teve um processo de gravação de baixo bem direto. Em "Mob Rules", álbum lançado em seguida no ano de 1981, o baixista "inventou moda", o que atrasou seu trabalho.
"Lembro que 'Mob Rules' levou bem mais tempo para o baixo ser feito. Eu usei um equipamento menor em 'Heaven and Hell', mas no 'Mob Rules', por algum motivo, decidi levar metade do meu equipamento de palco, acabava estragando os microfones. Gastei 10 dias para chegar a um timbre e, no fim das contas, tive que usar equipamento menor de novo", afirmou.
O músico recordou, ainda, que todas as faixas de "Heaven and Hell" foram gravadas sem o baixo, já que ele estava afastado da formação. "Uma vez que resolvi esses problemas, eu voltei, mas todos os outros instrumentos já estavam gravados. O baixo foi gravado separadamente, então, acabou soando diferente. Em 'Mob Rules', é a banda toda gravando", disse.
Butler exaltou o trabalho do tecladista Geoff Nicholls, que assumiu o baixo em sua ausência e ainda criou a icônica linha do instrumento que guia a música "Heaven and Hell". "Geoff trouxe aquilo. Achei que se encaixava perfeitamente, então mantive, só mudei o refrão e a ponte, mas a linha de baixo do verso é de Geoff Nicholls", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Jeff Walker diz que sua única técnica vocal é beber uísque antes do show


Os 10 maiores discos de despedida da história do metal, segundo a Louder
O período de 12 meses em que todos que passaram por Sabbath e Deep Purple lançaram álbuns
Ozzy Osbourne e Sagitário: por que ele sobreviveu a tudo no heavy metal
Por que o Black Sabbath decidiu fazer música assustadora, segundo Ozzy Osbourne
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As 15 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
A banda que fez o Black Sabbath com Dio afinar e cancelar o show; "estão com medo da gente"


