O que Geezer Butler, do Black Sabbath, não suportava em Ozzy que o fez adorar Dio
Por Igor Miranda
Fonte: Bass Magazine
Postado em 10 de março de 2021
O baixista Geezer Butler relembrou, em entrevista à Bass Magazine, do período em que o Black Sabbath passou pela primeira grande mudança em sua formação. O vocalista Ozzy Osbourne foi demitido da banda em 1979, dando lugar a Ronnie James Dio.
Butler sempre foi notável não apenas pelas linhas de baixo marcantes, como, também, pela habilidade ao escrever letras para as músicas do Sabbath. Ele conta, porém, que já não aguentava mais ter a função de letrista no fim da década de 70 - e Ozzy se recusava a compor os versos que ele próprio iria cantar.
Black Sabbath - Mais Novidades
Com a chegada de Ronnie James Dio, que também compunha letras, tudo mudou, já que o cantor assumiu essa função. Vale lembrar que Dio passou a assinar as letras porque Geezer Butler se afastou da banda, devido a problemas pessoais, durante o período de criação de "Heaven and Hell", primeiro álbum com Dio no vocal.
"Aquilo (a chegada de Dio) me liberou totalmente para eu me concentrar no baixo. Quando chegamos a 'Never Say Die!' (álbum de 1978, último antes de Ozzy Osbourne ser demitido), eu estava odiando fazer as letras. Não aguentava mais. E Ozzy simplesmente se recusava a fazer qualquer letra naquele ponto", recordou Geezer, inicialmente.
O baixista complementou: "Foi um grande alívio ter Ronnie chegando, sendo um bom letrista e tudo o mais".
Em outro momento do bate-papo, Geezer Butler destacou que "Heaven and Hell" teve um processo de gravação de baixo bem direto. Em "Mob Rules", álbum lançado em seguida no ano de 1981, o baixista "inventou moda", o que atrasou seu trabalho.
"Lembro que 'Mob Rules' levou bem mais tempo para o baixo ser feito. Eu usei um equipamento menor em 'Heaven and Hell', mas no 'Mob Rules', por algum motivo, decidi levar metade do meu equipamento de palco, acabava estragando os microfones. Gastei 10 dias para chegar a um timbre e, no fim das contas, tive que usar equipamento menor de novo", afirmou.
O músico recordou, ainda, que todas as faixas de "Heaven and Hell" foram gravadas sem o baixo, já que ele estava afastado da formação. "Uma vez que resolvi esses problemas, eu voltei, mas todos os outros instrumentos já estavam gravados. O baixo foi gravado separadamente, então, acabou soando diferente. Em 'Mob Rules', é a banda toda gravando", disse.
Butler exaltou o trabalho do tecladista Geoff Nicholls, que assumiu o baixo em sua ausência e ainda criou a icônica linha do instrumento que guia a música "Heaven and Hell". "Geoff trouxe aquilo. Achei que se encaixava perfeitamente, então mantive, só mudei o refrão e a ponte, mas a linha de baixo do verso é de Geoff Nicholls", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
Masterplan lança "Metalmorphosis", seu novo disco de estúdio
O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"


A música do Black Sabbath que ganhou um novo significado para Geezer Butler
A banda esquecida que teve Tony Iommi na guitarra e seria a primeira solo de Ozzy Osbourne
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
Para Rob Halford, cantar com o Black Sabbath foi como realizar um sonho
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
Cinco músicas "lado b" do Black Sabbath que todos deveriam ouvir ao menos uma vez
Os 10 maiores guitarristas de heavy metal de todos os tempos, segundo a Guitar World


