O que Geezer Butler, do Black Sabbath, não suportava em Ozzy que o fez adorar Dio
Por Igor Miranda
Fonte: Bass Magazine
Postado em 10 de março de 2021
O baixista Geezer Butler relembrou, em entrevista à Bass Magazine, do período em que o Black Sabbath passou pela primeira grande mudança em sua formação. O vocalista Ozzy Osbourne foi demitido da banda em 1979, dando lugar a Ronnie James Dio.
Butler sempre foi notável não apenas pelas linhas de baixo marcantes, como, também, pela habilidade ao escrever letras para as músicas do Sabbath. Ele conta, porém, que já não aguentava mais ter a função de letrista no fim da década de 70 - e Ozzy se recusava a compor os versos que ele próprio iria cantar.
Black Sabbath - Mais Novidades
Com a chegada de Ronnie James Dio, que também compunha letras, tudo mudou, já que o cantor assumiu essa função. Vale lembrar que Dio passou a assinar as letras porque Geezer Butler se afastou da banda, devido a problemas pessoais, durante o período de criação de "Heaven and Hell", primeiro álbum com Dio no vocal.
"Aquilo (a chegada de Dio) me liberou totalmente para eu me concentrar no baixo. Quando chegamos a 'Never Say Die!' (álbum de 1978, último antes de Ozzy Osbourne ser demitido), eu estava odiando fazer as letras. Não aguentava mais. E Ozzy simplesmente se recusava a fazer qualquer letra naquele ponto", recordou Geezer, inicialmente.
O baixista complementou: "Foi um grande alívio ter Ronnie chegando, sendo um bom letrista e tudo o mais".
Em outro momento do bate-papo, Geezer Butler destacou que "Heaven and Hell" teve um processo de gravação de baixo bem direto. Em "Mob Rules", álbum lançado em seguida no ano de 1981, o baixista "inventou moda", o que atrasou seu trabalho.
"Lembro que 'Mob Rules' levou bem mais tempo para o baixo ser feito. Eu usei um equipamento menor em 'Heaven and Hell', mas no 'Mob Rules', por algum motivo, decidi levar metade do meu equipamento de palco, acabava estragando os microfones. Gastei 10 dias para chegar a um timbre e, no fim das contas, tive que usar equipamento menor de novo", afirmou.
O músico recordou, ainda, que todas as faixas de "Heaven and Hell" foram gravadas sem o baixo, já que ele estava afastado da formação. "Uma vez que resolvi esses problemas, eu voltei, mas todos os outros instrumentos já estavam gravados. O baixo foi gravado separadamente, então, acabou soando diferente. Em 'Mob Rules', é a banda toda gravando", disse.
Butler exaltou o trabalho do tecladista Geoff Nicholls, que assumiu o baixo em sua ausência e ainda criou a icônica linha do instrumento que guia a música "Heaven and Hell". "Geoff trouxe aquilo. Achei que se encaixava perfeitamente, então mantive, só mudei o refrão e a ponte, mas a linha de baixo do verso é de Geoff Nicholls", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
"Lemmy gostava de estar no controle e amava a vida", diz Zakk Wylde
O álbum dos Beatles que todos amam e John Lennon elogiou, mas depois ficou com um pé atrás
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"

O que o Black Sabbath representa para Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O baixista que fez Geezer Butler entender o que queria fazer no Black Sabbath
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Qual a importância do Black Sabbath para a música pesada, segundo Rob Halford
O momento mais surreal que Zakk Wylde vivenciou no dia do último show do Black Sabbath
Como o Black Sabbath influencia o Judas Priest, de acordo com Rob Halford
Qual foi a sensação de Rob Halford ao ouvir o Black Sabbath pela primeira vez
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
A lenda do rock que não subiu ao palco na despedida do Sabbath e mandou recado pro Yungblud
Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, qual a mais importante? Ian Gillan responde


