Nirvana: hoje aos 30, bebê de "Nevermind" se chateia por não ter ficado rico com capa
Por Igor Miranda
Postado em 27 de maio de 2021
À primeira vista, o nome de Spencer Elden pode não ser reconhecido pelos fãs de rock. Porém, basta mostrar sua foto mais conhecida que muitos saberão de quem se trata: ele, que hoje tem 30 anos de idade, foi o bebê que posou para a capa de "Nevermind", lendário álbum lançado pelo Nirvana em 1991.


Com mais de 30 milhões de cópias vendidas, "Nevermind" é um dos discos de maior sucesso da música como um todo. Foi o responsável por alçar o Nirvana ao estrelato e reformatar o rock como um todo, apresentando o grunge e um novo jeito de se fazer som alternativo.
Décadas se passaram e todos os envolvidos com "Nevermind" ficaram ricos com aquele álbum. A exceção é Spencer Elden, que reclamou disso em entrevista à Time Magazine, em 2016, resgatada recentemente pelo El País.

"Todos que participaram do álbum têm toneladas e toneladas de dinheiro. Eu me sinto como se fosse o último do grunge. Moro na casa da minha mãe e dirijo um Honda Civic. É difícil não ficar bravo quando você sabe da quantidade de dinheiro que estava em jogo", afirmou.
Em outra entrevista, ao The Guardian, em 2015, o rapaz comentou que o cachê que seus pais receberam pelo trabalho foi de 200 dólares. "Meus pais sabiam quem era o Nirvana, mas não estavam muito interessados na cena grunge. Meu pai, Rick [que trabalhava em Hollywood como artista de efeitos especiais], na época cursava uma escola de arte e seus amigos sempre lhe pediam ajuda em seus projetos. Foi assim que seu amigo Kirk lhe disse: ‘você quer ganhar algum dinheiro hoje e jogar seu filho na piscina?’. Meus pais me levaram lá, parece que sopraram na minha cara para estimular meu reflexo de imersão [que faz o bebê fechar a glote na água], fui colocado na água, tiraram fotos minhas e me tiraram de lá. Isso foi tudo. Receberam US$ 200 (cerca de R$ 1.070) e depois foram comer tacos", disse.

O texto do El País relembra que, também em 2016, Elden cogitou processar a gravadora do Nirvana, Geffen, em busca de uma recompensa financeira maior pela histórica fotografia. Todavia, ele desistiu dessa ideia porque poderia ser uma "batalha perdida" contra a gigante da indústria fonográfica.
Para conferir outras declarações de Spencer Elden sobre a capa de "Nevermind", do Nirvana, acesse o El País.


Nirvana: O processo movido pelo bebê na capa de "Nevermind"
Nirvana: uma ácida resposta da filha de Kurt Cobain ao bebê de Nevermind após processo
Todas as matérias sobre "Nirvana: O processo movido pelo bebê na capa de "Nevermind""Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps