Bebê de "Nevermind" se chateia por não ter ficado rico com capa de disco do Nirvana
Por Igor Miranda
Postado em 27 de maio de 2021
À primeira vista, o nome de Spencer Elden pode não ser reconhecido pelos fãs de rock. Porém, basta mostrar sua foto mais conhecida que muitos saberão de quem se trata: ele, que hoje tem 30 anos de idade, foi o bebê que posou para a capa de "Nevermind", lendário álbum lançado pelo Nirvana em 1991.
Com mais de 30 milhões de cópias vendidas, "Nevermind" é um dos discos de maior sucesso da música como um todo. Foi o responsável por alçar o Nirvana ao estrelato e reformatar o rock como um todo, apresentando o grunge e um novo jeito de se fazer som alternativo.
Décadas se passaram e todos os envolvidos com "Nevermind" ficaram ricos com aquele álbum. A exceção é Spencer Elden, que reclamou disso em entrevista à Time Magazine, em 2016, resgatada recentemente pelo El País.
"Todos que participaram do álbum têm toneladas e toneladas de dinheiro. Eu me sinto como se fosse o último do grunge. Moro na casa da minha mãe e dirijo um Honda Civic. É difícil não ficar bravo quando você sabe da quantidade de dinheiro que estava em jogo", afirmou.
Em outra entrevista, ao The Guardian, em 2015, o rapaz comentou que o cachê que seus pais receberam pelo trabalho foi de 200 dólares. "Meus pais sabiam quem era o Nirvana, mas não estavam muito interessados na cena grunge. Meu pai, Rick [que trabalhava em Hollywood como artista de efeitos especiais], na época cursava uma escola de arte e seus amigos sempre lhe pediam ajuda em seus projetos. Foi assim que seu amigo Kirk lhe disse: ‘você quer ganhar algum dinheiro hoje e jogar seu filho na piscina?’. Meus pais me levaram lá, parece que sopraram na minha cara para estimular meu reflexo de imersão [que faz o bebê fechar a glote na água], fui colocado na água, tiraram fotos minhas e me tiraram de lá. Isso foi tudo. Receberam US$ 200 (cerca de R$ 1.070) e depois foram comer tacos", disse.
O texto do El País relembra que, também em 2016, Elden cogitou processar a gravadora do Nirvana, Geffen, em busca de uma recompensa financeira maior pela histórica fotografia. Todavia, ele desistiu dessa ideia porque poderia ser uma "batalha perdida" contra a gigante da indústria fonográfica.
Para conferir outras declarações de Spencer Elden sobre a capa de "Nevermind", do Nirvana, acesse o El País.
Nirvana: O processo movido pelo bebê na capa de "Nevermind"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Bebê da capa de "Nevermind" processa Nirvana por "pornografia infantil"
Quando o Nirvana descobriu que havia conseguido um lugar muito bom ao sol
Alice Cooper canta versão de "Smells Like Teen Spirit", clássico do Nirvana; confira vídeo
As 10 melhores músicas do Nirvana de todos os tempos, segundo André Barcinski
O disco que Kurt Cobain esperava que fosse enterrar o grunge de vez
O que Nirvana e o hip-hop têm a ver com o peso do Lamb of God, segundo Mark Morton


