Nirvana: em processo atualizado, bebê de Nevermind busca provar pornografia infantil
Por Igor Miranda
Postado em 22 de novembro de 2021
Foi protocolada na Justiça de Los Angeles uma nova versão do processo movido por Spencer Elden contra o Nirvana e várias outras partes. O bebê de capa do álbum "Nevermind" (1991) reforçou sua acusação de que sua imagem teria sido produzida com objetivos de sexualização, o que comprovaria sua alegação de pornografia infantil.
Conforme apontado pela revista Rolling Stone, Elden alega na ação que foi vestido como Hugh Hefner, falecido fundador da revista erótica "Playboy", para a sessão fotográfica para a capa de "Nevermind", conduzida por Kirk Weddle. Segundo ele, as imagens foram feitas, mas acabaram não aproveitadas - ele, que tinha 4 meses de vida na ocasião, está completamente nu na foto do disco.
Além de repetir que Weddle "buscava desencadear uma resposta sexual visceral do espectador" ao "enfatizar os órgãos genitais" de Elden, a ação diz, sem informar outros detalhes, que o fotógrafo "logo depois produziu imagens de Spencer vestido como Hugh Hefner".
Trechos de diários pessoais do falecido líder do Nirvana, Kurt Cobain, também foram utilizados na versão atualizada do processo. As passagens escritas foram lançadas oficialmente como livro em 2002.
"Diários sem data escritos por Cobain esboçam a capa do álbum de uma maneira sexual, com sêmen por toda parte. Em vários casos, os diários descrevem a visão distorcida de Cobain para a capa do álbum 'Nevermind', junto com suas lutas emocionais: 'gosto de fazer incisões na barriga de bebês e depois f*der a incisão até que a criança morra'", diz a ação, citando os textos de Kurt.
Houve, ainda, mudança na lista de acusados. O baterista Chad Channing, que saiu do Nirvana um ano antes do lançamento de "Nevermind", não é mais réu, assim como Heather Parry e Guy Oseary, citados como gerentes do espólio de Kurt Cobain, e a gravadora Warner Music. Já a musicista Courtney Love, viúva de Cobain, foi incluída como réu por ser executora do espólio do artista.
O pedido de indenização segue o mesmo: US$ 150 mil de cada réu por causar "sofrimento emocional extremo e permanente" a Spencer Elden. Ele justifica que a ação está sendo movida porque nem ele, nem seus pais assinaram qualquer documento que autorizasse o uso da imagem daquela forma. O pai do rapaz, que hoje tem 30 anos, era amigo de Kirk Weddle e disse em entrevistas que recebeu US$ 200 pelo ensaio fotográfico.
Ainda não foi divulgada nenhuma data para julgamento do caso. Nenhuma parte envolvida se manifestou oficialmente.
Nirvana: O processo movido pelo bebê na capa de "Nevermind"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
A canção do "Ten" que o Pearl Jam sofreu para gravar; "Fizemos a música entre 50 e 70 vezes"
O Rockstar extremamente famoso que nunca gostou do Led Zeppelin
A resposta de David Gilmour quando perguntado se tinha ciúmes de Roger Waters

Bebê da capa de "Nevermind" processa Nirvana por "pornografia infantil"
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
Nirvana: o grito de Kurt a plenos pulmões em "Where Did You Sleep Last Night"
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana



