Nirvana: em processo atualizado, bebê de Nevermind busca provar pornografia infantil
Por Igor Miranda
Postado em 22 de novembro de 2021
Foi protocolada na Justiça de Los Angeles uma nova versão do processo movido por Spencer Elden contra o Nirvana e várias outras partes. O bebê de capa do álbum "Nevermind" (1991) reforçou sua acusação de que sua imagem teria sido produzida com objetivos de sexualização, o que comprovaria sua alegação de pornografia infantil.
Conforme apontado pela revista Rolling Stone, Elden alega na ação que foi vestido como Hugh Hefner, falecido fundador da revista erótica "Playboy", para a sessão fotográfica para a capa de "Nevermind", conduzida por Kirk Weddle. Segundo ele, as imagens foram feitas, mas acabaram não aproveitadas - ele, que tinha 4 meses de vida na ocasião, está completamente nu na foto do disco.
Além de repetir que Weddle "buscava desencadear uma resposta sexual visceral do espectador" ao "enfatizar os órgãos genitais" de Elden, a ação diz, sem informar outros detalhes, que o fotógrafo "logo depois produziu imagens de Spencer vestido como Hugh Hefner".
Trechos de diários pessoais do falecido líder do Nirvana, Kurt Cobain, também foram utilizados na versão atualizada do processo. As passagens escritas foram lançadas oficialmente como livro em 2002.
"Diários sem data escritos por Cobain esboçam a capa do álbum de uma maneira sexual, com sêmen por toda parte. Em vários casos, os diários descrevem a visão distorcida de Cobain para a capa do álbum 'Nevermind', junto com suas lutas emocionais: 'gosto de fazer incisões na barriga de bebês e depois f*der a incisão até que a criança morra'", diz a ação, citando os textos de Kurt.
Houve, ainda, mudança na lista de acusados. O baterista Chad Channing, que saiu do Nirvana um ano antes do lançamento de "Nevermind", não é mais réu, assim como Heather Parry e Guy Oseary, citados como gerentes do espólio de Kurt Cobain, e a gravadora Warner Music. Já a musicista Courtney Love, viúva de Cobain, foi incluída como réu por ser executora do espólio do artista.
O pedido de indenização segue o mesmo: US$ 150 mil de cada réu por causar "sofrimento emocional extremo e permanente" a Spencer Elden. Ele justifica que a ação está sendo movida porque nem ele, nem seus pais assinaram qualquer documento que autorizasse o uso da imagem daquela forma. O pai do rapaz, que hoje tem 30 anos, era amigo de Kirk Weddle e disse em entrevistas que recebeu US$ 200 pelo ensaio fotográfico.
Ainda não foi divulgada nenhuma data para julgamento do caso. Nenhuma parte envolvida se manifestou oficialmente.
Nirvana: O processo movido pelo bebê na capa de "Nevermind"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Geddy Lee revela época em que Rush usava "muita cocaína" para "manter a energia"
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras
Humberto Gessinger usava recurso teatral para ofender outras bandas como forma de elogio

Bebê da capa de "Nevermind" processa Nirvana por "pornografia infantil"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
Nirvana: a frase que mudou a história da música
Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"



