Ninguém ligava para o Black Sabbath até reality de Ozzy, diz guitarrista do The Cult
Por Igor Miranda
Postado em 21 de junho de 2021
Embora tenha sido pioneiro no heavy metal, o Black Sabbath nunca recebeu o devido reconhecimento comercial. A banda nunca chegou a ser um fenômeno de vendas e só passou a fazer shows como headliner em estádios depois das reuniões com Ozzy Osbourne, nas décadas de 1990 e 2010.
Black Sabbath - Mais Novidades
O guitarrista do The Cult, Billy Duffy, citou o caso do Sabbath ao compará-lo com sua banda. Em entrevista ao podcast Appetite for Distortion, transcrita pelo Ultimate Guitar, Duffy disse que seu grupo não recebe reconhecimento da crítica especializada e, praticamente, nunca recebeu um prêmio.
O assunto veio à tona depois que o entrevistador perguntou ao guitarrista sobre a ausência do The Cult no Rock and Roll Hall of Fame. Duffy destacou que não costuma pensar nisso, já que sua banda não é lembrada pelos "especialistas".
"Não penso nisso. O The Cult nunca ganhou um prêmio sequer em sua carreira. Sempre fomos uma banda 'outsider', underground. [...] Ganhamos um prêmio de single do ano da American College Radio em 1985, por 'She Sells Sanctuary', eu e Ian (Astbury, vocalista) ganhamos um beijo na bochecha de Yoko Ono. E foi o único prêmio que vencemos em mais de 30 anos, até onde sei", afirmou.
O músico preferiu definir o The Cult como uma banda "influente" e lembrou que nunca recebeu uma indicação ao Grammy. "Mas isso é porque nossos álbuns mais clássicos foram lançados todos por um selo independente britânico. Mesmo quando os álbuns saíram pela Warner na América e Polygram no Canadá, sempre estivemos com essa gravadora indie britânica chamada Beggars Banquet, que é incrível", declarou.
Na visão de Billy, "muitos desses prêmios têm a ver com quem você, seu empresário ou sua gravadora conhecem". "Há certo nepotismo e outros 'ismos' aí. E não sou amargo com relação a isso. Dou risada. Não significa nada", disse.
Em seguida, ele citou um caso ocorrido no Brasil que mostra a real importância do The Cult, em sua visão. "O que importa para mim é que alguém passou cinco semanas pintando um mural do The Cult na lateral de sua cafeteria em São Paulo. É o que importa: as pessoas aparecem e nos veem mesmo sem esse reconhecimento de prêmios", afirmou.
Por fim, é traçado um paralelo entre o The Cult e o Black Sabbath. De acordo com o guitarrista, a lendária banda de heavy metal só passou a ser lembrada por parte do público depois que o vocalista Ozzy Osbourne tornou-se uma personalidade da TV, com a estreia do reality show "The Osbournes".
"Pense no Black Sabbath. Todos amavam Black Sabbath, mas antes de Ozzy Osbourne ter feito um reality show na TV ('The Osbournes'), os deuses dourados eram o Led Zeppelin. O Black Sabbath era apenas um bando de caras feios de Birmingham, que basicamente inventaram o heavy metal. Porém, Ozzy tornou-se uma estrela de TV", refletiu.
A entrevista com Billy Duffy pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido

2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião contundente de Vernon Reid sobre "War Pigs", clássico do Black Sabbath
O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
A história de "Changes", uma das músicas mais tristes da história do Heavy Metal
A canção do Black Sabbath que deixou marcas profundas em Brian Johnson, do AC/DC


