Ninguém ligava para o Black Sabbath até reality de Ozzy, diz guitarrista do The Cult
Por Igor Miranda
Postado em 21 de junho de 2021
Embora tenha sido pioneiro no heavy metal, o Black Sabbath nunca recebeu o devido reconhecimento comercial. A banda nunca chegou a ser um fenômeno de vendas e só passou a fazer shows como headliner em estádios depois das reuniões com Ozzy Osbourne, nas décadas de 1990 e 2010.
Black Sabbath - Mais Novidades
O guitarrista do The Cult, Billy Duffy, citou o caso do Sabbath ao compará-lo com sua banda. Em entrevista ao podcast Appetite for Distortion, transcrita pelo Ultimate Guitar, Duffy disse que seu grupo não recebe reconhecimento da crítica especializada e, praticamente, nunca recebeu um prêmio.
O assunto veio à tona depois que o entrevistador perguntou ao guitarrista sobre a ausência do The Cult no Rock and Roll Hall of Fame. Duffy destacou que não costuma pensar nisso, já que sua banda não é lembrada pelos "especialistas".
"Não penso nisso. O The Cult nunca ganhou um prêmio sequer em sua carreira. Sempre fomos uma banda 'outsider', underground. [...] Ganhamos um prêmio de single do ano da American College Radio em 1985, por 'She Sells Sanctuary', eu e Ian (Astbury, vocalista) ganhamos um beijo na bochecha de Yoko Ono. E foi o único prêmio que vencemos em mais de 30 anos, até onde sei", afirmou.
O músico preferiu definir o The Cult como uma banda "influente" e lembrou que nunca recebeu uma indicação ao Grammy. "Mas isso é porque nossos álbuns mais clássicos foram lançados todos por um selo independente britânico. Mesmo quando os álbuns saíram pela Warner na América e Polygram no Canadá, sempre estivemos com essa gravadora indie britânica chamada Beggars Banquet, que é incrível", declarou.
Na visão de Billy, "muitos desses prêmios têm a ver com quem você, seu empresário ou sua gravadora conhecem". "Há certo nepotismo e outros 'ismos' aí. E não sou amargo com relação a isso. Dou risada. Não significa nada", disse.
Em seguida, ele citou um caso ocorrido no Brasil que mostra a real importância do The Cult, em sua visão. "O que importa para mim é que alguém passou cinco semanas pintando um mural do The Cult na lateral de sua cafeteria em São Paulo. É o que importa: as pessoas aparecem e nos veem mesmo sem esse reconhecimento de prêmios", afirmou.
Por fim, é traçado um paralelo entre o The Cult e o Black Sabbath. De acordo com o guitarrista, a lendária banda de heavy metal só passou a ser lembrada por parte do público depois que o vocalista Ozzy Osbourne tornou-se uma personalidade da TV, com a estreia do reality show "The Osbournes".
"Pense no Black Sabbath. Todos amavam Black Sabbath, mas antes de Ozzy Osbourne ter feito um reality show na TV ('The Osbournes'), os deuses dourados eram o Led Zeppelin. O Black Sabbath era apenas um bando de caras feios de Birmingham, que basicamente inventaram o heavy metal. Porém, Ozzy tornou-se uma estrela de TV", refletiu.
A entrevista com Billy Duffy pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
A canção do The Who que Pete Townshend criou para imitar os Rolling Stones
O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica
Marcelo Adnet realmente ajudou a acabar com o rock no Brasil?

A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Lista: a melhor banda de metal de cada país, segundo o Loudwire
Telefone sem fio: o que liga febre dos bebês reborn com "Born Again" do Black Sabbath?


