Bruce Dickinson explica por que Iron Maiden trata fãs como fãs, não como clientes
Por Igor Miranda
Postado em 16 de julho de 2021
O Iron Maiden sabe, desde o início, que boas canções não são o suficiente para garantir uma carreira de sucesso na música. É preciso ter um trabalho acima da média também em outras frentes, especialmente aquelas que envolvem as vendas de seus produtos, como discos e shows.
O vocalista Bruce Dickinson revelou um pouco desse pensamento compartilhado pelo Maiden em uma recente palestra virtual, parte do projeto TEDx Talks. Logo no início de sua declaração, o cantor revelou por que sua banda prefere enxergar seu público como fãs em vez de meros clientes.
Ao mostrar uma foto de um show do Iron Maiden, em que aparece diante de milhares de pessoas, Dickinson comentou, conforme transcrito e traduzido pelo Whiplash.Net: "Aqui está uma foto minha, olhe para mim ali. É uma foto minha de costas, em frente a, não sei, milhares de fãs do Iron Maiden. Bem, espero que sejam fãs. Porque eles poderiam ser clientes, mas não gostamos de clientes no Iron Maiden".
Em seguida, o vocalista explica que ter "clientes" não gera fidelidade, algo diferente da relação com o fã, que pode acompanhar a banda - ou até outros tipos de negócios - por um bom tempo. "Por que não gostamos de clientes? Bem, não gostamos de clientes porque eles podem ir embora. Gostamos de fãs, pois temos uma relação com eles, pois somos seres humanos", disse.
A próxima reflexão tem a ver com o fato de que muitos fãs aceitam estar em condições pouco confortáveis para assistir a um show de seus ídolos. Bruce também destacou que todos os momentos de destaque da existência humana estão ligados à vida em sociedade.
"Meu Deus! Qual foi a última vez em que você esteve em um campo lamacento, ficando com frio e molhado, esfregando ombros com todos esses incríveis seres humanos? E fazendo todas essas coisas incríveis juntos? Estamos sendo negados a fazer isso, recentemente, mas isso é uma distorção - ao longo da história, seres humanos pertencem uns aos outros. Precisamos estar juntos agora, mais do que nunca, pois ficamos distantes uns dos outros por muito tempo", declarou.
Por fim, a voz do Iron Maiden destacou: "Sempre que pensamos em um futuro para nós, é estando juntos. Fazemos coisas incríveis como seres humanos quando trabalhamos juntos, como um time, como em um show. Espero poder estar em frente a toda essa gente de novo muito em breve. Esse é o meu futuro e, também, o meu passado".
A íntegra da palestra de Bruce Dickinson pode ser assistida, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps