Asia Minor: Os proggers franco-turcos estão de volta
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 04 de julho de 2021
Asia Minor é uma banda franco-turca de rock progressivo liderada por dois músicos turcos que se estabeleceram em Paris, como estudantes, nos anos 70: Setrak Bakirel (voz e guitarra) e Eril Tekeli (flauta e guitarra).
Suas primeiras músicas revelaram influências como "In the Court of the Crimson King", de King Crimson, "Stand Up", de Jethro Tull, Camel, Focus e os primeiros álbuns de Jade Warrior. Seu prog está profundamente misturado com ritmos e atmosferas da música tradicional turca.
"Crossing the Line" (1979) e "Between Flesh and Divine" (1980) são geralmente considerados alguns dos melhores sucessos internacionais do gênero. Temas lindos, fortes e originais, se entrelaçam com arranjos sutis, realçados por um canto nostálgico e comovente. As partes nervosas e arejadas da flauta sublinham as notas roucas e líricas da guitarra. Uma música melancólica e às vezes furiosa, com letras cantadas principalmente em inglês - e ocasionalmente em turco.
Estimulada pelo apoio inabalável de fãs ao redor do mundo, a banda decidiu se reunir novamente em 2013, dando shows ao vivo e compondo músicas que seriam apresentadas em seu terceiro álbum.
Mantendo a mistura entre as influências ocidentais e orientais, este novo trabalho prova que, mesmo depois de tantos anos, a Ásia Menor permanece fiel ao seu estilo e nada de sua criatividade, resistência e originalidade foram perdidas. Além dos dois membros originais, a formação atual inclui Evelyne Kandel, no baixo, Micha Rousseau, nos teclados, e Julien Tekeyan na bateria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps