Metallica: "No Remorse" - a música mais "avançada" do "Kill'em All"? (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 29 de agosto de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Neste vídeo do canal METAL MUSIKAST, temos comentários sobre as histórias e curiosidades que estão por trás de "No remorse", música composta por James Hetfield e Lars Ulrich, que está no clássico disco de estreia da banda, "Kill'em All".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
"No remorse" é uma música que apresenta alguns elementos que a destacam no "track list" do álbum. Ela possui cinco linhas diferentes de guitarras, marcante variação de andamentos e uma letra muito interessante com uma crítica à banalização da guerra.
Dois dos riffs de guitarra que estão em "No remorse" já tinham sido compostos quando o vocalista/guitarrista fazia parte das bandas de colégio na adolescência, como as bandas "Phantom Lord" e "Leather Charm".
James Hetfield utilizou a técnica da palhetada abafada ("palm-muting"), por meio da qual o guitarrista apoia a palma da mão sobre as cordas, próximo à ponte do instrumento, conferindo maior peso à música.
Esta forma de tocar já havia sido utilizada por bandas como Black Sabbath, na música Paranoid, e por outras bandas clássicas, como Judas Priest, porém, James Hetfield a utilizou de forma muito precisa e agressiva em Kill'em All, dando uma das características do novo estilo musical que surgia na área da Baía de São Francisco (EUA) naquela época: o thrash metal.
As influências mais marcantes em "No remorse" vem de bandas como Motorhead, Diamond Head e Jaguar.
Curiosamente, há grande semelhança entre o riff que é tocado durante o refrão da "No remorse" e o riff da música "Out of Luck", que está no álbum "Power Games", do Jaguar. Embora este álbum tenha sido lançado na mesma época que o "Kill'em All", a música do Jaguar já era tocada em seus shows e já figurava em bootlegs. Ela está no álbum ao vivo Holland '82.
A letra de "No remorse" traz uma visão ácida e crítica à banalização da guerra e o narrador se vê em meio a um campo de batalha, no fogo cruzado, cercado por tiros e explosões, mas, mesmo assim, precisa manter o foco em seu objetivo: eliminar o inimigo.
Mais uma vez, o Metallica mostra que o seu leque de musicalidade já começava a ser mais amplo do que a maioria das bandas do cenário thrash metal
Em 1984, o Mortorhead lançou uma coletânea chamada "No Remorse".
A banda Diamond Head gravou esta música para a versão regravada de seu álbum clássico, "Lightning to the nations".
"No remorse" é a oitava faixa do álbum clássico do Metallica, "Kill'em All",
O vídeo é o oitavo de uma série chamada EXPLICANDO METALLICA, que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras já lançadas pela banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps