Pantera: "enfiaram algo na bunda do vocal", disse Yngwie Malmsteen ao ouvi-los em 1994
Por Igor Miranda
Postado em 24 de agosto de 2021
Yngwie Malmsteen nunca teve papas na língua. Mesmo em 1994, quando foi convidado para fazer comentários sobre o Pantera e várias outras bandas, o guitarrista não filtrou sua opinião e falou "na lata" o que achava desses artistas.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
No ano em questão, o guitarrista participou de uma espécie de "audição às cegas" promovida pela Guitar World. Um jornalista apresentou ao guitarrista mais de 10 músicas de diferentes bandas, sem dizer de quem eram aquelas faixas.
A ideia era obter as opiniões mais sinceras possíveis do artista sueco. Em alguns casos, ele surpreendeu ao elogiar: revelou adorar o Metallica, por exemplo. Já em situações como a do Pantera, tratou de deixar claro, em seu estilo verborrágico, que não curtiu o que havia acabado de ouvir.
A música que fez Yngwie Malmsteen repudiar o Pantera foi "I'm Broken", um dos singles do álbum "Far Beyond Driven", lançado naquele ano de 1994. O guitarrista destinou comentários em especial às performances do vocalista Phil Anselmo e do guitarrista Dimebag Darrell.
De início, parecia que, apesar das ressalvas, Malmsteen iria curtir o som da banda. "Não sei quem é, mas gosto do riff de guitarra. Também gosto do groove no segundo refrão, mas não gosto das guitarras tipo serra elétrica. Prefiro uma guitarra distorcida que não soa realmente distorcida se você não tocar mais do que duas notas", disse.
Porém, quando ele começou a falar sobre os vocais de Phil Anselmo, o descontentamento ficou evidente. "No que diz respeito ao vocal, não consegui encontrar palavras suficientes para descrever meu desgosto. Na verdade, isso não é cantar. Parece que alguém está enfiando algo na bunda do vocalista ou algo está saindo da bunda e da boca dele no ao mesmo tempo. É uma desculpa estúpida para ser alguém que está na frente de um pedestal de microfone", afirmou.
O entrevistador perguntou o que Yngwie havia achado do solo de guitarra. A resposta também foi ácida. "Um motivo triste para ser um guitarrista nos anos 1990. Começou soando como Chuck Berry, mas aí entraram alguns bends terríveis, terríveis. Muito desagradável. Esse foi um dos piores solos que já ouvi. Mas os riffs no início e no fim da música são muito bons", pontuou.
A íntegra da antiga entrevista de Yngwie Malmsteen à Guitar World pode ser lida, em inglês, no site da revista. Naquela situação, ele também avaliou às cegas trabalhos de Metallica, Dream Theater, Joe Satriani, Jeff Beck, Pearl Jam e Tom Petty, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More

Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião que ele tinha sobre o Metallica na década de 1990
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
10 melhores covers de músicas do Black Sabbath e Ozzy Osbourne segundo o Metal Injection
"Algo precisa ser feito, mas eu não sei o quê", diz Yngwie Malmsteen
Para Yngwie Malmsteen, ninguém daria a mínima para os Beatles se eles surgissem hoje
Yngwie Malmsteen: Joe Lynn Turner responde a declaração infeliz


