Yngwie Malmsteen: por que ele só toca em guitarras Fender e dispensou até a Gibson
Por Igor Miranda
Postado em 07 de outubro de 2021
Desde que despontou para o estrelato, Yngwie Malmsteen sempre usou guitarras da fabricante Fender, modelo Stratocaster. O músico chegou a ser abordado por várias outras empresas para utilizar seus instrumentos - incluindo a Gibson, tão lendária quanto a Fender -, mas ele nunca aceitou.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
Por quê? Em entrevista à Guitar World, Malmsteen explicou que, desde muito jovem, sempre foi apaixonado pelas guitarras Fender Stratocaster, mas como o modelo era - e ainda é - caro para se adquirir, ele se contentava com modelos que copiavam a original.
"A primeira guitarra que quis ter foi uma Fender Stratocaster. Até onde me lembro, eu sequer considerava outra. Mas eu não tinha dinheiro para comprar uma, então, eu tive cópias quando era garoto", afirmou.
Aos 12 anos, Yngwie se ofereceu para fazer um trabalho para a própria mãe em troca de uma Fender Stratocaster. "Quando eu tinha uns 12 anos, minha mãe queria mudar a pintura da casa. Perguntei a ela quanto os pintores iriam cobrar e ela disse: 'dois mil'. Falei: 'mande os pintores para o inferno, você pode me pagar no lugar deles'. Então, consegui o dinheiro para comprar uma Strato", disse.
Por volta dos 20 anos de idade, o guitarrista sueco já morava nos Estados Unidos e começava a se tornar um dos nomes mais famosos da nova geração do instrumento. Foi aí que outras fabricantes começaram a abordá-lo, mas ele nunca abriu mão da Fender.
"Quando fiquei conhecido, toda empresa do mundo, incluindo a Gibson, disse: 'qualquer guitarra que você quiser, faremos para você'. Eu dizia: 'não, obrigado, prefiro pagar por uma Fender Stratocaster'", declarou.
A paixão de Yngwie Malmsteen pelos produtos Fender também está relacionada a uma política adotada pela empresa. "Naquela época, a Fender nunca dava uma guitarra de graça para ninguém. Não davam nem mesmo para Jeff Beck e Eric Clapton. Era tipo: 'você terá de comprar'. Então, fui o primeiro cara a conseguir uma guitarra de graça da Fender e também fui o primeiro a conseguir desenvolver um modelo signature com eles. Fiquei muito honrado com isso. Então, minha teimosia valeu a pena", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Após anunciar turnê de despedida do Journey, tecladista muda de ideia
O surpreendente público que sustenta o mercado de bateria no Brasil, segundo executivo
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden

O convite de lenda que Yngwie Malmsteen recusou e hoje acha que deveria ter aceitado
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Kiko Loureiro: a música que ele mais sofreu para aprender a tocar na guitarra
Fotos de Infância: Yngwie Malmsteen


