Yngwie Malmsteen: por que ele só toca em guitarras Fender e dispensou até a Gibson
Por Igor Miranda
Postado em 07 de outubro de 2021
Desde que despontou para o estrelato, Yngwie Malmsteen sempre usou guitarras da fabricante Fender, modelo Stratocaster. O músico chegou a ser abordado por várias outras empresas para utilizar seus instrumentos - incluindo a Gibson, tão lendária quanto a Fender -, mas ele nunca aceitou.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
Por quê? Em entrevista à Guitar World, Malmsteen explicou que, desde muito jovem, sempre foi apaixonado pelas guitarras Fender Stratocaster, mas como o modelo era - e ainda é - caro para se adquirir, ele se contentava com modelos que copiavam a original.
"A primeira guitarra que quis ter foi uma Fender Stratocaster. Até onde me lembro, eu sequer considerava outra. Mas eu não tinha dinheiro para comprar uma, então, eu tive cópias quando era garoto", afirmou.
Aos 12 anos, Yngwie se ofereceu para fazer um trabalho para a própria mãe em troca de uma Fender Stratocaster. "Quando eu tinha uns 12 anos, minha mãe queria mudar a pintura da casa. Perguntei a ela quanto os pintores iriam cobrar e ela disse: 'dois mil'. Falei: 'mande os pintores para o inferno, você pode me pagar no lugar deles'. Então, consegui o dinheiro para comprar uma Strato", disse.
Por volta dos 20 anos de idade, o guitarrista sueco já morava nos Estados Unidos e começava a se tornar um dos nomes mais famosos da nova geração do instrumento. Foi aí que outras fabricantes começaram a abordá-lo, mas ele nunca abriu mão da Fender.
"Quando fiquei conhecido, toda empresa do mundo, incluindo a Gibson, disse: 'qualquer guitarra que você quiser, faremos para você'. Eu dizia: 'não, obrigado, prefiro pagar por uma Fender Stratocaster'", declarou.
A paixão de Yngwie Malmsteen pelos produtos Fender também está relacionada a uma política adotada pela empresa. "Naquela época, a Fender nunca dava uma guitarra de graça para ninguém. Não davam nem mesmo para Jeff Beck e Eric Clapton. Era tipo: 'você terá de comprar'. Então, fui o primeiro cara a conseguir uma guitarra de graça da Fender e também fui o primeiro a conseguir desenvolver um modelo signature com eles. Fiquei muito honrado com isso. Então, minha teimosia valeu a pena", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps