Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião que ele tinha sobre o Metallica na década de 1990
Por Igor Miranda
Postado em 27 de julho de 2021
O Metallica tornou-se uma das bandas mais populares do mundo, no início da década de 90, com seu aclamado "Black Album". Até mesmo o genioso guitarrista Yngwie Malmsteen admirava a banda naqueles tempos, compartilhando algumas opiniões curiosas sobre eles em uma antiga entrevista à Guitar World, realizada em 1994.
As declarações de Malmsteen sobre o Metallica foram compartilhadas durante uma espécie de "audição às cegas" promovida pela Guitar World. Naquela ocasião, um jornalista apresentou ao guitarrista mais de 10 músicas de diferentes bandas - mas sem dizer de quem eram aquelas faixas. A ideia era obter as opiniões mais sinceras possíveis do artista sueco, que sempre foi conhecido justamente por não ter papas na língua.
Durante a audição às cegas, Yngwie Malmsteen foi apresentado a uma versão ao vivo da música "Master of Puppets", do Metallica. A faixa foi lançada originalmente em 1986, no álbum de mesmo título, mas ele conferiu a gravação presente em "Live Shit: Binge & Purge", disco ao vivo divulgado em 1993.
"Esse é o Metallica - adoro isso! Esta é talvez a segunda vez que ouço essa música e a primeira vez que ouço a versão ao vivo. O baterista e tecladista que faziam parte da minha banda gostavam muito do Metallica e tocavam essa música para mim na época em que eu estava gravando 'Odyssey' (1988). Eu gostava na época e gosto agora", afirmou, inicialmente.
Na visão compartilhada por Malmsteen naquele momento da década de 1990, "de todas as bandas que tocam esse tipo de música, o Metallica é a melhor". "James (Hetfield) canta melhor do que todos os outros vocalistas do estilo e Lars (Ulrich) é um ótimo baterista. Sinto-me conectado de alguma forma a eles. Acho que eles ouviram algumas das minhas primeiras demos, que soavam mais ou menos assim. Não estou dizendo que os influenciei, mas talvez eu os tenha influenciado", disse.
Como nem tudo são flores, o Metallica decepcionava em um ponto específico, de acordo com Yngwie. "No geral, a banda tem um ótimo som. Mas acho que o guitarrista solo (Kirk Hammett) não é muito bom. Ele toca rápido e é muito bom nisso, mas sua escolha de notas e senso para tocar no tom correto são muito ruins. Não acho que ele toca com musicalidade, ou toca afinado. Em vez de 'erguer' a música, seu solo parece ser um anticlímax", pontuou.
A íntegra da antiga entrevista de Yngwie Malmsteen à Guitar World pode ser lida, em inglês, no site da revista. Naquela situação, ele também avaliou às cegas trabalhos de Dream Theater, Joe Satriani, Jeff Beck, Pantera, Pearl Jam e Tom Petty, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps