Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião que ele tinha sobre o Metallica na década de 1990
Por Igor Miranda
Postado em 27 de julho de 2021
O Metallica tornou-se uma das bandas mais populares do mundo, no início da década de 90, com seu aclamado "Black Album". Até mesmo o genioso guitarrista Yngwie Malmsteen admirava a banda naqueles tempos, compartilhando algumas opiniões curiosas sobre eles em uma antiga entrevista à Guitar World, realizada em 1994.
As declarações de Malmsteen sobre o Metallica foram compartilhadas durante uma espécie de "audição às cegas" promovida pela Guitar World. Naquela ocasião, um jornalista apresentou ao guitarrista mais de 10 músicas de diferentes bandas - mas sem dizer de quem eram aquelas faixas. A ideia era obter as opiniões mais sinceras possíveis do artista sueco, que sempre foi conhecido justamente por não ter papas na língua.
Durante a audição às cegas, Yngwie Malmsteen foi apresentado a uma versão ao vivo da música "Master of Puppets", do Metallica. A faixa foi lançada originalmente em 1986, no álbum de mesmo título, mas ele conferiu a gravação presente em "Live Shit: Binge & Purge", disco ao vivo divulgado em 1993.
"Esse é o Metallica - adoro isso! Esta é talvez a segunda vez que ouço essa música e a primeira vez que ouço a versão ao vivo. O baterista e tecladista que faziam parte da minha banda gostavam muito do Metallica e tocavam essa música para mim na época em que eu estava gravando 'Odyssey' (1988). Eu gostava na época e gosto agora", afirmou, inicialmente.
Na visão compartilhada por Malmsteen naquele momento da década de 1990, "de todas as bandas que tocam esse tipo de música, o Metallica é a melhor". "James (Hetfield) canta melhor do que todos os outros vocalistas do estilo e Lars (Ulrich) é um ótimo baterista. Sinto-me conectado de alguma forma a eles. Acho que eles ouviram algumas das minhas primeiras demos, que soavam mais ou menos assim. Não estou dizendo que os influenciei, mas talvez eu os tenha influenciado", disse.
Como nem tudo são flores, o Metallica decepcionava em um ponto específico, de acordo com Yngwie. "No geral, a banda tem um ótimo som. Mas acho que o guitarrista solo (Kirk Hammett) não é muito bom. Ele toca rápido e é muito bom nisso, mas sua escolha de notas e senso para tocar no tom correto são muito ruins. Não acho que ele toca com musicalidade, ou toca afinado. Em vez de 'erguer' a música, seu solo parece ser um anticlímax", pontuou.
A íntegra da antiga entrevista de Yngwie Malmsteen à Guitar World pode ser lida, em inglês, no site da revista. Naquela situação, ele também avaliou às cegas trabalhos de Dream Theater, Joe Satriani, Jeff Beck, Pantera, Pearl Jam e Tom Petty, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Novo baterista do Foo Fighters, Ilan Rubin conta como conseguiu a vaga
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Bumblefoot revela encarar a si mesmo como um músico aposentado
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões


A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
Alissa White-Gluz cita Metallica e Chris Cornell entre os cinco álbuns que mais a impactaram
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
David Ellefson ouvia "Master of Puppets" "escondido" de Dave Mustaine
Metallica doa US$ 125 mil para esforços de ajuda às vítimas das enchentes no Havaí
O disco que define o metal, na opinião de Cristina Scabbia, do Lacuna Coil
Fotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead
West Ham: o time do coração de Steve Harris


