Alpist: Banda paulista lança EP de estreia, "Saudade"
Por Luis Fernando Ribeiro e Leandro Abrantes
Postado em 22 de setembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em um tempo onde o poder transformador da arte se faz absolutamente imprescindível e muitíssimo bem vindo, a expressão de sentimentos íntimos e sinceros através da música encontra morada naqueles que se permitem tocar por aquela verdade e se torna um alento para a alma e os ouvidos parcos de aconchego.
Com este propósito louvável, cinco jovens da cidade de Caieiras, região metropolitana de São Paulo, uniram-se em torno de um ideal em criar sua música sem limitar a manifestação de sua arte às amarras de um único gênero musical ou de suas características pré-definidas ou já exaustivamente exploradas por outros artistas, mesclando com ousadia a MPB, a Soul Music e o Folk ao Rock Clássico, ao Indie Rock e ao Rock Psicodélico. O resultado poderia soar completamente datado ou desprovido de identidade, mas na mão desses talentosos músicos, funcionou como se todos esses elementos tivessem sido criados para trabalharem juntos, resultando em algo entre o Soft Rock e a Nova MPB, com algumas influências que poderão ser observadas em bandas como Terno Rei e Scalene, passando por Pink Floyd e chegando até em artistas como Tom Jobim, Toquinho e Vinicius de Moraes.
Lançado no dia 27 de Agosto de 2021, o EP de estreia da Alpist, "Saudade", expressa um misto de emoções e sentimentos, a dor da saudade, a busca constante e nociva do amor, o caos da perda, mas também a beleza da paixão e como tudo isso está conectado e impresso no cotidiano de todos nós.
O EP conta com cinco faixas, das quais "Temos que partir" e "Solicitude" já haviam sido lançadas anteriormente como singles, além das inéditas "Bilhete", "Soneto" e "Sufrágio". "Temos que partir" recebeu um belíssimo videoclipe lançado no mesmo dia do EP, disponível através do canal da banda no YouTube.
Sobre o lançamento de "Saudade", o vocalista da banda, Miquelino, comentou:
"Saudade narra a história do amor e da perda. É mais sobre viver intensamente toda a dor, a experiência do amar e deixar ir; em suas faixas conta tudo que queríamos dizer e aceitar o fim. As composições vieram da introspeção, do vazio de um quarto em contraste com o coração ferido. No final da experiência, "baseada em amores reais" ; tudo que resta é o aprendizado, saber como isso está impresso no cotidiano de cada um de nós".
Formada em 2019, a banda conta em sua formação com Miquelino (voz e violão), Giovanni Menegatti (baixo), Caiq Miquéias (synth, voz e guitarra), Lucas Lirussi (Guitarra) e Rafael Peixoto (bateria). A produção de "Saudade" é de Pedro Canaan, do selo e estúdio Kalindi Music, de São Paulo, que soube capturar com extrema sensibilidade toda essa gama de sentimentos impressos na sonoridade da banda. O videoclipe de "Temos que partir" teve direção, edição e roteiro de Dennis Silva, produção de Pedro Canaan e Kalindi Music e assistência de produção de Bruna Silva, com interpretação de Caiq Miquéias.
Miquelino também destacou:
"Com o primeiro trabalho lançado, a banda encerra um ciclo. Agora temos planos para uma nova fase, talvez um pouco mais madura. As letras do Capítulo II de Saudade ainda carregam o sentimento original que fez nascer todo o projeto, mas agora com uma vibe mais dançante, leve, como deve ser um novo começo".
O EP "Saudade" já está disponível em todas as principais plataformas de Streaming e pode ser conferido abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps